Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Diedrich, Roberta Campani lattes
Orientador(a): Giraffa, Lucia Maria Martins lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3375
Resumo: Este volume apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo com o objetivo de avaliar uma metodologia de trabalho que incentive a pr?tica da pesquisa em sala de aula utilizando as ferramentas de busca dispon?veis na Internet, de forma a organizar o resultado do trabalho por meio de Bibliotecas Virtuais personalizadas. Esta disserta??o tamb?m prop?e uma reflex?o acerca do pl?gio escolar oriundo do mau uso das informa??es dispon?veis na grande rede mundial. O experimento relacionado ? pesquisa foi desenvolvido em situa??o de sala de aula presencial em oito per?odos escolares, de cinquenta minutos cada, com duas turmas de terceiro ano do ensino m?dio da Escola Estadual de Ensino M?dio Felipe Camar?o, localizada no munic?pio de S?o Sebasti?o do Ca?/RS. As Bibliotecas Virtuais criadas pelos alunos, com a supervis?o de sua professora e da pesquisadora, funcionaram como um elemento articulador e organizador das suas pesquisas e serviram, ainda, como um acervo de informa??es complementares reunindo textos, imagens, v?deos, gr?ficos e softwares relacionados ao conte?do em estudo. A abordagem natural?stico-construtiva foi escolhida para orientar a condu??o metodol?gica do trabalho, que foi sistematizado atrav?s de question?rios, observa??es, registro no di?rio de pesquisa e entrevista. Os dados coletados durante o processo de pesquisa foram submetidos ao processo de An?lise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os resultados apontaram o ciberespa?o como extens?o e complementa??o poss?vel das atividades de sala de aula e demonstraram, ainda, que a utiliza??o da Internet pode qualificar a pr?tica da pesquisa escolar, uma vez que exige o repensar das pr?ticas pedag?gicas mais convencionais (associadas apenas ao uso de material impresso) e incentiva o desenvolvimento da autonomia e da criatividade por parte do aluno, este oriundo de uma gera??o altamente imersa no mundo digital. O esclarecimento da necessidade de ter uma postura ?tica com rela??o aos materiais disponibilizados na Internet permitiu aos alunos um melhor entendimento sobre o que ? o pl?gio e suas implica??es. Em tempos de constru??o coletiva de conhecimento incentivada por comunidades de relacionamento virtuais, acervos e enciclop?dias digitais, a escola deve se preocupar em desenvolver cada vez mais no aluno um comportamento de real pesquisador e n?o de um mero plagiador ou coletor de textos organizados na forma copiar-colar, t?o facilitada pelos recursos utilizados como apoio ?s tarefas escolares.
id P_RS_8e23d4330d3ebd4c65a99f4445499232
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3375
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:01182910092http://lattes.cnpq.br/4161270298656687Diedrich, Roberta Campani2015-04-14T14:12:39Z2010-03-082009-10-26DIEDRICH, Roberta Campani. Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet. 2009. 134 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3375Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421350.pdf: 14963972 bytes, checksum: ac6ced9497622546fac9ed0825cf7428 (MD5) Previous issue date: 2009-10-26Este volume apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo com o objetivo de avaliar uma metodologia de trabalho que incentive a pr?tica da pesquisa em sala de aula utilizando as ferramentas de busca dispon?veis na Internet, de forma a organizar o resultado do trabalho por meio de Bibliotecas Virtuais personalizadas. Esta disserta??o tamb?m prop?e uma reflex?o acerca do pl?gio escolar oriundo do mau uso das informa??es dispon?veis na grande rede mundial. O experimento relacionado ? pesquisa foi desenvolvido em situa??o de sala de aula presencial em oito per?odos escolares, de cinquenta minutos cada, com duas turmas de terceiro ano do ensino m?dio da Escola Estadual de Ensino M?dio Felipe Camar?o, localizada no munic?pio de S?o Sebasti?o do Ca?/RS. As Bibliotecas Virtuais criadas pelos alunos, com a supervis?o de sua professora e da pesquisadora, funcionaram como um elemento articulador e organizador das suas pesquisas e serviram, ainda, como um acervo de informa??es complementares reunindo textos, imagens, v?deos, gr?ficos e softwares relacionados ao conte?do em estudo. A abordagem natural?stico-construtiva foi escolhida para orientar a condu??o metodol?gica do trabalho, que foi sistematizado atrav?s de question?rios, observa??es, registro no di?rio de pesquisa e entrevista. Os dados coletados durante o processo de pesquisa foram submetidos ao processo de An?lise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os resultados apontaram o ciberespa?o como extens?o e complementa??o poss?vel das atividades de sala de aula e demonstraram, ainda, que a utiliza??o da Internet pode qualificar a pr?tica da pesquisa escolar, uma vez que exige o repensar das pr?ticas pedag?gicas mais convencionais (associadas apenas ao uso de material impresso) e incentiva o desenvolvimento da autonomia e da criatividade por parte do aluno, este oriundo de uma gera??o altamente imersa no mundo digital. O esclarecimento da necessidade de ter uma postura ?tica com rela??o aos materiais disponibilizados na Internet permitiu aos alunos um melhor entendimento sobre o que ? o pl?gio e suas implica??es. Em tempos de constru??o coletiva de conhecimento incentivada por comunidades de relacionamento virtuais, acervos e enciclop?dias digitais, a escola deve se preocupar em desenvolver cada vez mais no aluno um comportamento de real pesquisador e n?o de um mero plagiador ou coletor de textos organizados na forma copiar-colar, t?o facilitada pelos recursos utilizados como apoio ?s tarefas escolares.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11435/421350.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINO M?DIOPESQUISA EDUCACIONALINTERNET NA EDUCA??OBIBLIOTECAS VIRTUAISPL?GIO (DIREITO)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421350.pdf.jpg421350.pdf.jpgimage/jpeg2685http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3375/3/421350.pdf.jpg68bd0be8f791e500fccc07d0f36fa656MD53TEXT421350.pdf.txt421350.pdf.txttext/plain224384http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3375/2/421350.pdf.txta2d3e78f83c3bbb73ca41710e5cc8475MD52ORIGINAL421350.pdfapplication/pdf14963972http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3375/1/421350.pdfac6ced9497622546fac9ed0825cf7428MD51tede/33752015-04-30 08:15:38.193oai:tede2.pucrs.br:tede/3375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
title Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
spellingShingle Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
Diedrich, Roberta Campani
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
PESQUISA EDUCACIONAL
INTERNET NA EDUCA??O
BIBLIOTECAS VIRTUAIS
PL?GIO (DIREITO)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
title_full Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
title_fullStr Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
title_full_unstemmed Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
title_sort Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet
author Diedrich, Roberta Campani
author_facet Diedrich, Roberta Campani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01182910092
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4161270298656687
dc.contributor.author.fl_str_mv Diedrich, Roberta Campani
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
PESQUISA EDUCACIONAL
INTERNET NA EDUCA??O
BIBLIOTECAS VIRTUAIS
PL?GIO (DIREITO)
topic MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
PESQUISA EDUCACIONAL
INTERNET NA EDUCA??O
BIBLIOTECAS VIRTUAIS
PL?GIO (DIREITO)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este volume apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo com o objetivo de avaliar uma metodologia de trabalho que incentive a pr?tica da pesquisa em sala de aula utilizando as ferramentas de busca dispon?veis na Internet, de forma a organizar o resultado do trabalho por meio de Bibliotecas Virtuais personalizadas. Esta disserta??o tamb?m prop?e uma reflex?o acerca do pl?gio escolar oriundo do mau uso das informa??es dispon?veis na grande rede mundial. O experimento relacionado ? pesquisa foi desenvolvido em situa??o de sala de aula presencial em oito per?odos escolares, de cinquenta minutos cada, com duas turmas de terceiro ano do ensino m?dio da Escola Estadual de Ensino M?dio Felipe Camar?o, localizada no munic?pio de S?o Sebasti?o do Ca?/RS. As Bibliotecas Virtuais criadas pelos alunos, com a supervis?o de sua professora e da pesquisadora, funcionaram como um elemento articulador e organizador das suas pesquisas e serviram, ainda, como um acervo de informa??es complementares reunindo textos, imagens, v?deos, gr?ficos e softwares relacionados ao conte?do em estudo. A abordagem natural?stico-construtiva foi escolhida para orientar a condu??o metodol?gica do trabalho, que foi sistematizado atrav?s de question?rios, observa??es, registro no di?rio de pesquisa e entrevista. Os dados coletados durante o processo de pesquisa foram submetidos ao processo de An?lise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os resultados apontaram o ciberespa?o como extens?o e complementa??o poss?vel das atividades de sala de aula e demonstraram, ainda, que a utiliza??o da Internet pode qualificar a pr?tica da pesquisa escolar, uma vez que exige o repensar das pr?ticas pedag?gicas mais convencionais (associadas apenas ao uso de material impresso) e incentiva o desenvolvimento da autonomia e da criatividade por parte do aluno, este oriundo de uma gera??o altamente imersa no mundo digital. O esclarecimento da necessidade de ter uma postura ?tica com rela??o aos materiais disponibilizados na Internet permitiu aos alunos um melhor entendimento sobre o que ? o pl?gio e suas implica??es. Em tempos de constru??o coletiva de conhecimento incentivada por comunidades de relacionamento virtuais, acervos e enciclop?dias digitais, a escola deve se preocupar em desenvolver cada vez mais no aluno um comportamento de real pesquisador e n?o de um mero plagiador ou coletor de textos organizados na forma copiar-colar, t?o facilitada pelos recursos utilizados como apoio ?s tarefas escolares.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-26
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIEDRICH, Roberta Campani. Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet. 2009. 134 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3375
identifier_str_mv DIEDRICH, Roberta Campani. Pesquisa escolar em tempos de cibercultura : ensinando matem?tica com o aux?lio da internet. 2009. 134 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3375/3/421350.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3375/2/421350.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3375/1/421350.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68bd0be8f791e500fccc07d0f36fa656
a2d3e78f83c3bbb73ca41710e5cc8475
ac6ced9497622546fac9ed0825cf7428
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195421499392