Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Reichert, Claudete Bonatto lattes
Orientador(a): Wagner, Adriana lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Departamento: Faculdade de Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/667
Resumo: Essa dissertação estuda, numa abordagem psicossocial, o construto da autonomia na adolescência e os estilos disciplinares adotados pelos pais nesta etapa do ciclo evolutivo. Inicialmente, este trabalho apresenta o PROJETO DE PESQUISA, que foi elaborado no primeiro ano do curso de mestrado e teve como objetivo estudar a autonomia atitudinal, funcional e emocional na adolescência e suas diferentes associações aos estilos educativos autorizante, autoritário, negligente e indulgente adotados pelos pais. A seguir, é apresentado o PRIMEIRO ARTIGO, intitulado CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTONOMIA NA CONTEMPORANEIDADE, que faz um resgate teórico a respeito do constructo autonomia. Apresenta definições, discute e reflete os principais aspectos envolvidos no seu desenvolvimento. Indica que esta é uma temática pouco estudada em nosso meio, que merece maior atenção e investigações para uma melhor compreensão do processo desenvolvimental adolescente. O SEGUNDO ARTIGO, o empírico, intitulado AUTONOMIA NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM OS ESTILOS PARENTAIS, apresenta os resultados advindos da investigação, a partir da percepção do jovem a respeito dos estilos educativos adotados pelos seus pais. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo transversal, visando conhecer as variáveis independentes associadas aos estilos parentais. Participaram deste estudo 168 estudantes de ambos os sexos, de nível socioeconômico alto, com idade entre 14 e 15 anos, residentes num município da Grande Porto Alegre. Para tal, foi elaborado um instrumento composto por três escalas, o qual foi aplicado em escola de ensino fundamental e médio. A partir das análises descritivas foi observado que o estilo negligente é preponderante sobre os demais, seguido pelo estilo autorizante, indulgente e por último autoritário. Os resultados da análise da variância (Anova) demonstram que não existe associação entre estilos educativos adotados pelos pais e a autonomia dos adolescentes, se considerarmos ambos, pai e mãe conjuntamente. Porém, se considerarmos somente a mãe, podemos identificar associação entre autonomia funcional e estilo educativo materno. Neste caso, quando a mãe se mostra autoritária, controladora, os jovens demonstram dificuldade em encontrar formas para realizar suas metas. Estes resultados apontam a diversificada demanda que a família contemporânea tem na educação dos filhos adolescentes em termos do desenvolvimento da sua autonomia.
id P_RS_8ed5416b47f1fab77fa87ef0510c316a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/667
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Wagner, AdrianaCPF:41519444206http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6CPF:29787548004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704966H4Reichert, Claudete Bonatto2015-04-14T13:21:34Z2006-12-152006-11-01REICHERT, Claudete Bonatto. Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/667Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385373.pdf: 420421 bytes, checksum: 4b3713746ea77904e5a50bef784fbb34 (MD5) Previous issue date: 2006-11-01Essa dissertação estuda, numa abordagem psicossocial, o construto da autonomia na adolescência e os estilos disciplinares adotados pelos pais nesta etapa do ciclo evolutivo. Inicialmente, este trabalho apresenta o PROJETO DE PESQUISA, que foi elaborado no primeiro ano do curso de mestrado e teve como objetivo estudar a autonomia atitudinal, funcional e emocional na adolescência e suas diferentes associações aos estilos educativos autorizante, autoritário, negligente e indulgente adotados pelos pais. A seguir, é apresentado o PRIMEIRO ARTIGO, intitulado CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTONOMIA NA CONTEMPORANEIDADE, que faz um resgate teórico a respeito do constructo autonomia. Apresenta definições, discute e reflete os principais aspectos envolvidos no seu desenvolvimento. Indica que esta é uma temática pouco estudada em nosso meio, que merece maior atenção e investigações para uma melhor compreensão do processo desenvolvimental adolescente. O SEGUNDO ARTIGO, o empírico, intitulado AUTONOMIA NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM OS ESTILOS PARENTAIS, apresenta os resultados advindos da investigação, a partir da percepção do jovem a respeito dos estilos educativos adotados pelos seus pais. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo transversal, visando conhecer as variáveis independentes associadas aos estilos parentais. Participaram deste estudo 168 estudantes de ambos os sexos, de nível socioeconômico alto, com idade entre 14 e 15 anos, residentes num município da Grande Porto Alegre. Para tal, foi elaborado um instrumento composto por três escalas, o qual foi aplicado em escola de ensino fundamental e médio. A partir das análises descritivas foi observado que o estilo negligente é preponderante sobre os demais, seguido pelo estilo autorizante, indulgente e por último autoritário. Os resultados da análise da variância (Anova) demonstram que não existe associação entre estilos educativos adotados pelos pais e a autonomia dos adolescentes, se considerarmos ambos, pai e mãe conjuntamente. Porém, se considerarmos somente a mãe, podemos identificar associação entre autonomia funcional e estilo educativo materno. Neste caso, quando a mãe se mostra autoritária, controladora, os jovens demonstram dificuldade em encontrar formas para realizar suas metas. Estes resultados apontam a diversificada demanda que a família contemporânea tem na educação dos filhos adolescentes em termos do desenvolvimento da sua autonomia.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6877/385373.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEPAIS E FILHOSAUTONOMIA (PSICOLOGIA)ADOLESCENTES - EDUCAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAutonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL385373.pdf.jpg385373.pdf.jpgimage/jpeg3646http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/667/3/385373.pdf.jpga7415a472f0f563005a540ae290c06e2MD53TEXT385373.pdf.txt385373.pdf.txttext/plain153828http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/667/2/385373.pdf.txt7dffad1fde449b634001ae6f20d25769MD52ORIGINAL385373.pdfapplication/pdf420421http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/667/1/385373.pdf4b3713746ea77904e5a50bef784fbb34MD51tede/6672015-04-17 17:19:26.877oai:tede2.pucrs.br:tede/667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
title Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
spellingShingle Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
Reichert, Claudete Bonatto
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
PAIS E FILHOS
AUTONOMIA (PSICOLOGIA)
ADOLESCENTES - EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
title_full Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
title_fullStr Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
title_full_unstemmed Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
title_sort Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais
author Reichert, Claudete Bonatto
author_facet Reichert, Claudete Bonatto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner, Adriana
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:41519444206
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29787548004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704966H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Reichert, Claudete Bonatto
contributor_str_mv Wagner, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
PAIS E FILHOS
AUTONOMIA (PSICOLOGIA)
ADOLESCENTES - EDUCAÇÃO
topic PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
PAIS E FILHOS
AUTONOMIA (PSICOLOGIA)
ADOLESCENTES - EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Essa dissertação estuda, numa abordagem psicossocial, o construto da autonomia na adolescência e os estilos disciplinares adotados pelos pais nesta etapa do ciclo evolutivo. Inicialmente, este trabalho apresenta o PROJETO DE PESQUISA, que foi elaborado no primeiro ano do curso de mestrado e teve como objetivo estudar a autonomia atitudinal, funcional e emocional na adolescência e suas diferentes associações aos estilos educativos autorizante, autoritário, negligente e indulgente adotados pelos pais. A seguir, é apresentado o PRIMEIRO ARTIGO, intitulado CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTONOMIA NA CONTEMPORANEIDADE, que faz um resgate teórico a respeito do constructo autonomia. Apresenta definições, discute e reflete os principais aspectos envolvidos no seu desenvolvimento. Indica que esta é uma temática pouco estudada em nosso meio, que merece maior atenção e investigações para uma melhor compreensão do processo desenvolvimental adolescente. O SEGUNDO ARTIGO, o empírico, intitulado AUTONOMIA NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM OS ESTILOS PARENTAIS, apresenta os resultados advindos da investigação, a partir da percepção do jovem a respeito dos estilos educativos adotados pelos seus pais. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo transversal, visando conhecer as variáveis independentes associadas aos estilos parentais. Participaram deste estudo 168 estudantes de ambos os sexos, de nível socioeconômico alto, com idade entre 14 e 15 anos, residentes num município da Grande Porto Alegre. Para tal, foi elaborado um instrumento composto por três escalas, o qual foi aplicado em escola de ensino fundamental e médio. A partir das análises descritivas foi observado que o estilo negligente é preponderante sobre os demais, seguido pelo estilo autorizante, indulgente e por último autoritário. Os resultados da análise da variância (Anova) demonstram que não existe associação entre estilos educativos adotados pelos pais e a autonomia dos adolescentes, se considerarmos ambos, pai e mãe conjuntamente. Porém, se considerarmos somente a mãe, podemos identificar associação entre autonomia funcional e estilo educativo materno. Neste caso, quando a mãe se mostra autoritária, controladora, os jovens demonstram dificuldade em encontrar formas para realizar suas metas. Estes resultados apontam a diversificada demanda que a família contemporânea tem na educação dos filhos adolescentes em termos do desenvolvimento da sua autonomia.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REICHERT, Claudete Bonatto. Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/667
identifier_str_mv REICHERT, Claudete Bonatto. Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/667/3/385373.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/667/2/385373.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/667/1/385373.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a7415a472f0f563005a540ae290c06e2
7dffad1fde449b634001ae6f20d25769
4b3713746ea77904e5a50bef784fbb34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765449896886272