Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408 |
Resumo: | Este texto relata a investiga??o sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em forma??o inicial de Qu?mica possam ser preparados para a inclus?o do tema Nanotecnologia no Ensino M?dio. A Nanotecnologia ? considerada uma ?rea multidisciplinar envolvendo diferenciadas ?reas do conhecimento.Mantendo os princ?pios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elabora??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-a??o. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: question?rio inicial e final, anota??es ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A an?lise e interpreta??o dos dados foram efetuadas por meio da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identifica??o dos conhecimentos pr?vios; Import?ncia de trabalhar Nanotecnologia no Ensino M?dio; Import?ncia do tema para a forma??o de professores; Perspectivas na forma??o de professores de Qu?mica: mudan?as nas concep??es sobre Nanotecnologia. A an?lise indica que os professores em forma??o apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferencia??o de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formula??o do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a import?ncia da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetiva??o no processo de ensino-aprendizagem |
id |
P_RS_925ee916214e70f7ac4d5b3d5a0a4de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3408 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:01078785007Bassoto, Gabriela Viana2015-04-14T14:12:47Z2011-10-102011-03-28BASSOTO, Gabriela Viana. Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica. 2011. 130 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433930.pdf: 3328418 bytes, checksum: c42c7429f07598260082eb0fdcb8ba8e (MD5) Previous issue date: 2011-03-28Este texto relata a investiga??o sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em forma??o inicial de Qu?mica possam ser preparados para a inclus?o do tema Nanotecnologia no Ensino M?dio. A Nanotecnologia ? considerada uma ?rea multidisciplinar envolvendo diferenciadas ?reas do conhecimento.Mantendo os princ?pios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elabora??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-a??o. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: question?rio inicial e final, anota??es ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A an?lise e interpreta??o dos dados foram efetuadas por meio da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identifica??o dos conhecimentos pr?vios; Import?ncia de trabalhar Nanotecnologia no Ensino M?dio; Import?ncia do tema para a forma??o de professores; Perspectivas na forma??o de professores de Qu?mica: mudan?as nas concep??es sobre Nanotecnologia. A an?lise indica que os professores em forma??o apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferencia??o de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formula??o do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a import?ncia da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetiva??o no processo de ensino-aprendizagemapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12251/433930.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALNANOTECNOLOGIAAPRENDIZAGEMPESQUISAS EM SALA DE AULAQU?MICA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL433930.pdf.jpg433930.pdf.jpgimage/jpeg2575http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/3/433930.pdf.jpgb25d5352647f54059da896cf836adf07MD53TEXT433930.pdf.txt433930.pdf.txttext/plain203514http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/2/433930.pdf.txt325a0e7d2a9b8a2abcab174562210104MD52ORIGINAL433930.pdfapplication/pdf3328418http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/1/433930.pdfc42c7429f07598260082eb0fdcb8ba8eMD51tede/34082015-04-17 15:59:57.376oai:tede2.pucrs.br:tede/3408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
title |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
spellingShingle |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica Bassoto, Gabriela Viana EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL NANOTECNOLOGIA APRENDIZAGEM PESQUISAS EM SALA DE AULA QU?MICA - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
title_full |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
title_fullStr |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
title_full_unstemmed |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
title_sort |
Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica |
author |
Bassoto, Gabriela Viana |
author_facet |
Bassoto, Gabriela Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:43022189087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01078785007 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassoto, Gabriela Viana |
contributor_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL NANOTECNOLOGIA APRENDIZAGEM PESQUISAS EM SALA DE AULA QU?MICA - ENSINO |
topic |
EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL NANOTECNOLOGIA APRENDIZAGEM PESQUISAS EM SALA DE AULA QU?MICA - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este texto relata a investiga??o sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em forma??o inicial de Qu?mica possam ser preparados para a inclus?o do tema Nanotecnologia no Ensino M?dio. A Nanotecnologia ? considerada uma ?rea multidisciplinar envolvendo diferenciadas ?reas do conhecimento.Mantendo os princ?pios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elabora??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-a??o. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: question?rio inicial e final, anota??es ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A an?lise e interpreta??o dos dados foram efetuadas por meio da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identifica??o dos conhecimentos pr?vios; Import?ncia de trabalhar Nanotecnologia no Ensino M?dio; Import?ncia do tema para a forma??o de professores; Perspectivas na forma??o de professores de Qu?mica: mudan?as nas concep??es sobre Nanotecnologia. A an?lise indica que os professores em forma??o apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferencia??o de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formula??o do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a import?ncia da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetiva??o no processo de ensino-aprendizagem |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BASSOTO, Gabriela Viana. Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica. 2011. 130 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408 |
identifier_str_mv |
BASSOTO, Gabriela Viana. Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica. 2011. 130 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/3/433930.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/2/433930.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/1/433930.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b25d5352647f54059da896cf836adf07 325a0e7d2a9b8a2abcab174562210104 c42c7429f07598260082eb0fdcb8ba8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195543134208 |