Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502 |
Resumo: | O presente trabalho ? uma investiga??o realizada com os licenciandos em Matem?tica da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concep??es de Matem?tica e de Ci?ncia e como estas se refletem na sua pr?tica. Ap?s a introdu??o, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajet?ria profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concep??es dos alunos em rela??o a suas pr?ticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cen?rio e personagens. Na seq??ncia, fundamentamos o trabalho com id?ias de alguns te?ricos que abordam as concep??es de Matem?tica e Ci?ncia, enfocando, ainda, as tend?ncias pedag?gicas do ensino de Matem?tica no Brasil. A pesquisa ? de car?ter qualitativo, com abordagem etnogr?fico-cultural. Como instrumentos de investiga??o, utilizamos a observa??o in loco, os relat?rios de est?gio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Ap?s a an?lise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matem?tica como uma ci?ncia exata, valorizando o m?todo cient?fico e a descoberta. Em uma an?lise global, conclu?mos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro ? formado por aqueles que t?m uma vis?o absolutista da Matem?tica e da Ci?ncia, apresentando uma pr?tica diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas caracter?sticas de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas ? reflex?o, ? a??o e ? constru??o do conhecimento |
id |
P_RS_9ab473fe5b2d8c55fc847beb11e0854c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3502 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:10178686034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139712T6Rodrigues, Adair Macedo2015-04-14T14:13:12Z2012-03-142005-01-12RODRIGUES, Adair Macedo. Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica. 2005. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330153.pdf: 5713060 bytes, checksum: 09a6b5e6a2263b0940688098c851b01d (MD5) Previous issue date: 2005-01-12O presente trabalho ? uma investiga??o realizada com os licenciandos em Matem?tica da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concep??es de Matem?tica e de Ci?ncia e como estas se refletem na sua pr?tica. Ap?s a introdu??o, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajet?ria profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concep??es dos alunos em rela??o a suas pr?ticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cen?rio e personagens. Na seq??ncia, fundamentamos o trabalho com id?ias de alguns te?ricos que abordam as concep??es de Matem?tica e Ci?ncia, enfocando, ainda, as tend?ncias pedag?gicas do ensino de Matem?tica no Brasil. A pesquisa ? de car?ter qualitativo, com abordagem etnogr?fico-cultural. Como instrumentos de investiga??o, utilizamos a observa??o in loco, os relat?rios de est?gio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Ap?s a an?lise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matem?tica como uma ci?ncia exata, valorizando o m?todo cient?fico e a descoberta. Em uma an?lise global, conclu?mos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro ? formado por aqueles que t?m uma vis?o absolutista da Matem?tica e da Ci?ncia, apresentando uma pr?tica diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas caracter?sticas de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas ? reflex?o, ? a??o e ? constru??o do conhecimentoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12567/330153.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINOPEDAGOGIAPR?TICA DE ENSINOPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL330153.pdf.jpg330153.pdf.jpgimage/jpeg3731http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/3/330153.pdf.jpg346ac0e5caeb0063672963b63c2d7755MD53TEXT330153.pdf.txt330153.pdf.txttext/plain153539http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/2/330153.pdf.txt73cd4e54aab51191b8dffcc943f0e4baMD52ORIGINAL330153.pdfapplication/pdf5713060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/1/330153.pdf09a6b5e6a2263b0940688098c851b01dMD51tede/35022015-04-17 15:59:58.04oai:tede2.pucrs.br:tede/3502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
title |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
spellingShingle |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica Rodrigues, Adair Macedo MATEM?TICA - ENSINO PEDAGOGIA PR?TICA DE ENSINO PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
title_full |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
title_fullStr |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
title_full_unstemmed |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
title_sort |
Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica |
author |
Rodrigues, Adair Macedo |
author_facet |
Rodrigues, Adair Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:9004430527 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:10178686034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139712T6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Adair Macedo |
contributor_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEM?TICA - ENSINO PEDAGOGIA PR?TICA DE ENSINO PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL |
topic |
MATEM?TICA - ENSINO PEDAGOGIA PR?TICA DE ENSINO PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho ? uma investiga??o realizada com os licenciandos em Matem?tica da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concep??es de Matem?tica e de Ci?ncia e como estas se refletem na sua pr?tica. Ap?s a introdu??o, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajet?ria profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concep??es dos alunos em rela??o a suas pr?ticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cen?rio e personagens. Na seq??ncia, fundamentamos o trabalho com id?ias de alguns te?ricos que abordam as concep??es de Matem?tica e Ci?ncia, enfocando, ainda, as tend?ncias pedag?gicas do ensino de Matem?tica no Brasil. A pesquisa ? de car?ter qualitativo, com abordagem etnogr?fico-cultural. Como instrumentos de investiga??o, utilizamos a observa??o in loco, os relat?rios de est?gio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Ap?s a an?lise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matem?tica como uma ci?ncia exata, valorizando o m?todo cient?fico e a descoberta. Em uma an?lise global, conclu?mos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro ? formado por aqueles que t?m uma vis?o absolutista da Matem?tica e da Ci?ncia, apresentando uma pr?tica diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas caracter?sticas de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas ? reflex?o, ? a??o e ? constru??o do conhecimento |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-01-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Adair Macedo. Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica. 2005. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Adair Macedo. Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica. 2005. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/3/330153.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/2/330153.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/1/330153.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
346ac0e5caeb0063672963b63c2d7755 73cd4e54aab51191b8dffcc943f0e4ba 09a6b5e6a2263b0940688098c851b01d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196288671744 |