Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Rodrigues, Adair Macedo lattes
Orientador(a): Cury, Helena Noronha lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502
Resumo: O presente trabalho ? uma investiga??o realizada com os licenciandos em Matem?tica da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concep??es de Matem?tica e de Ci?ncia e como estas se refletem na sua pr?tica. Ap?s a introdu??o, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajet?ria profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concep??es dos alunos em rela??o a suas pr?ticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cen?rio e personagens. Na seq??ncia, fundamentamos o trabalho com id?ias de alguns te?ricos que abordam as concep??es de Matem?tica e Ci?ncia, enfocando, ainda, as tend?ncias pedag?gicas do ensino de Matem?tica no Brasil. A pesquisa ? de car?ter qualitativo, com abordagem etnogr?fico-cultural. Como instrumentos de investiga??o, utilizamos a observa??o in loco, os relat?rios de est?gio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Ap?s a an?lise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matem?tica como uma ci?ncia exata, valorizando o m?todo cient?fico e a descoberta. Em uma an?lise global, conclu?mos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro ? formado por aqueles que t?m uma vis?o absolutista da Matem?tica e da Ci?ncia, apresentando uma pr?tica diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas caracter?sticas de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas ? reflex?o, ? a??o e ? constru??o do conhecimento
id P_RS_9ab473fe5b2d8c55fc847beb11e0854c
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3502
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:10178686034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139712T6Rodrigues, Adair Macedo2015-04-14T14:13:12Z2012-03-142005-01-12RODRIGUES, Adair Macedo. Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica. 2005. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330153.pdf: 5713060 bytes, checksum: 09a6b5e6a2263b0940688098c851b01d (MD5) Previous issue date: 2005-01-12O presente trabalho ? uma investiga??o realizada com os licenciandos em Matem?tica da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concep??es de Matem?tica e de Ci?ncia e como estas se refletem na sua pr?tica. Ap?s a introdu??o, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajet?ria profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concep??es dos alunos em rela??o a suas pr?ticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cen?rio e personagens. Na seq??ncia, fundamentamos o trabalho com id?ias de alguns te?ricos que abordam as concep??es de Matem?tica e Ci?ncia, enfocando, ainda, as tend?ncias pedag?gicas do ensino de Matem?tica no Brasil. A pesquisa ? de car?ter qualitativo, com abordagem etnogr?fico-cultural. Como instrumentos de investiga??o, utilizamos a observa??o in loco, os relat?rios de est?gio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Ap?s a an?lise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matem?tica como uma ci?ncia exata, valorizando o m?todo cient?fico e a descoberta. Em uma an?lise global, conclu?mos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro ? formado por aqueles que t?m uma vis?o absolutista da Matem?tica e da Ci?ncia, apresentando uma pr?tica diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas caracter?sticas de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas ? reflex?o, ? a??o e ? constru??o do conhecimentoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12567/330153.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINOPEDAGOGIAPR?TICA DE ENSINOPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL330153.pdf.jpg330153.pdf.jpgimage/jpeg3731http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/3/330153.pdf.jpg346ac0e5caeb0063672963b63c2d7755MD53TEXT330153.pdf.txt330153.pdf.txttext/plain153539http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/2/330153.pdf.txt73cd4e54aab51191b8dffcc943f0e4baMD52ORIGINAL330153.pdfapplication/pdf5713060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/1/330153.pdf09a6b5e6a2263b0940688098c851b01dMD51tede/35022015-04-17 15:59:58.04oai:tede2.pucrs.br:tede/3502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
title Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
spellingShingle Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
Rodrigues, Adair Macedo
MATEM?TICA - ENSINO
PEDAGOGIA
PR?TICA DE ENSINO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
title_full Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
title_fullStr Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
title_full_unstemmed Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
title_sort Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica
author Rodrigues, Adair Macedo
author_facet Rodrigues, Adair Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:9004430527
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:10178686034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139712T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adair Macedo
contributor_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO
PEDAGOGIA
PR?TICA DE ENSINO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
topic MATEM?TICA - ENSINO
PEDAGOGIA
PR?TICA DE ENSINO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho ? uma investiga??o realizada com os licenciandos em Matem?tica da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concep??es de Matem?tica e de Ci?ncia e como estas se refletem na sua pr?tica. Ap?s a introdu??o, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajet?ria profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concep??es dos alunos em rela??o a suas pr?ticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cen?rio e personagens. Na seq??ncia, fundamentamos o trabalho com id?ias de alguns te?ricos que abordam as concep??es de Matem?tica e Ci?ncia, enfocando, ainda, as tend?ncias pedag?gicas do ensino de Matem?tica no Brasil. A pesquisa ? de car?ter qualitativo, com abordagem etnogr?fico-cultural. Como instrumentos de investiga??o, utilizamos a observa??o in loco, os relat?rios de est?gio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Ap?s a an?lise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matem?tica como uma ci?ncia exata, valorizando o m?todo cient?fico e a descoberta. Em uma an?lise global, conclu?mos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro ? formado por aqueles que t?m uma vis?o absolutista da Matem?tica e da Ci?ncia, apresentando uma pr?tica diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas caracter?sticas de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas ? reflex?o, ? a??o e ? constru??o do conhecimento
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-01-12
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Adair Macedo. Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica. 2005. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502
identifier_str_mv RODRIGUES, Adair Macedo. Concep??es de ci?ncia versus pr?tica pedag?gica : um estudo com licenciandos de matem?tica. 2005. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/3/330153.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/2/330153.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3502/1/330153.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 346ac0e5caeb0063672963b63c2d7755
73cd4e54aab51191b8dffcc943f0e4ba
09a6b5e6a2263b0940688098c851b01d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196288671744