Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Dellazari, Let?cia lattes
Orientador(a): Borges, Regina Maria Rabello lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3364
Resumo: Este estudo partiu de pesquisas anteriores sobre disruptores end?crinos, subst?ncias presentes em produtos qu?micos industrializados que, mesmo em quantidades m?nimas, s?o capazes de afetar o equil?brio hormonal de diversos animais, inclusive os humanos. Considerando como relevante incluir este tema na educa??o, o presente trabalho apresenta a avalia??o de poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Fisiologia humana e desreguladores hormonais dispersos no ambiente, ? forma??o inicial de professores de Ci?ncias. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de um question?rio inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos quanto a transforma??es em conhecimentos e pr?ticas. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: explorando os conhecimentos iniciais; explorando o aprendizado dos licenciandos; explorando as contribui??es para forma??o inicial de professores de Ci?ncias. Foi constatado que, conforme os depoimentos, poucos alunos tinham conhecimentos pr?vios sobre o tema. A maioria considerou v?lido vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do, devido a implica??es na vida pessoal e profissional. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais e diversificados relacionados ao enfoque Ci?ncia Tecnologia e Sociedade (CTS) e experimentar novas metodologias durante a gradua??o, bem como a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial. Houve destaque ? import?ncia dos professores de Ci?ncias no desenvolvimento de uma consci?ncia mais cr?tica e questionadora sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade, como o uso ?tico da Ci?ncia e da Tecnologia.
id P_RS_9ecb7b6a1178e661c00b5160e015dd77
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3364
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:00422706000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4584359U1Dellazari, Let?cia2015-04-14T14:12:35Z2009-07-172009-03-26DELLAZARI, Let?cia. Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional. 2009. 81 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3364Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 414795.pdf: 1361904 bytes, checksum: 9b4f06bfa433cd8e2ab6f15fcf3a5ece (MD5) Previous issue date: 2009-03-26Este estudo partiu de pesquisas anteriores sobre disruptores end?crinos, subst?ncias presentes em produtos qu?micos industrializados que, mesmo em quantidades m?nimas, s?o capazes de afetar o equil?brio hormonal de diversos animais, inclusive os humanos. Considerando como relevante incluir este tema na educa??o, o presente trabalho apresenta a avalia??o de poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Fisiologia humana e desreguladores hormonais dispersos no ambiente, ? forma??o inicial de professores de Ci?ncias. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de um question?rio inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos quanto a transforma??es em conhecimentos e pr?ticas. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: explorando os conhecimentos iniciais; explorando o aprendizado dos licenciandos; explorando as contribui??es para forma??o inicial de professores de Ci?ncias. Foi constatado que, conforme os depoimentos, poucos alunos tinham conhecimentos pr?vios sobre o tema. A maioria considerou v?lido vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do, devido a implica??es na vida pessoal e profissional. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais e diversificados relacionados ao enfoque Ci?ncia Tecnologia e Sociedade (CTS) e experimentar novas metodologias durante a gradua??o, bem como a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial. Houve destaque ? import?ncia dos professores de Ci?ncias no desenvolvimento de uma consci?ncia mais cr?tica e questionadora sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade, como o uso ?tico da Ci?ncia e da Tecnologia.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9121/414795.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O AMBIENTALPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALFISIOLOGIA HUMANAAPRENDIZAGEMHORM?NIOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL414795.pdf.jpg414795.pdf.jpgimage/jpeg2484http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3364/3/414795.pdf.jpg8155b52173693f58749e56bf891dfa17MD53TEXT414795.pdf.txt414795.pdf.txttext/plain137986http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3364/2/414795.pdf.txtcbbae8af7066afd56d5d39342eaa8850MD52ORIGINAL414795.pdfapplication/pdf1361904http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3364/1/414795.pdf9b4f06bfa433cd8e2ab6f15fcf3a5eceMD51tede/33642015-04-17 15:59:56.798oai:tede2.pucrs.br:tede/3364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
title Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
spellingShingle Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
Dellazari, Let?cia
EDUCA??O AMBIENTAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
FISIOLOGIA HUMANA
APRENDIZAGEM
HORM?NIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
title_full Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
title_fullStr Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
title_full_unstemmed Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
title_sort Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional
author Dellazari, Let?cia
author_facet Dellazari, Let?cia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00422706000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4584359U1
dc.contributor.author.fl_str_mv Dellazari, Let?cia
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O AMBIENTAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
FISIOLOGIA HUMANA
APRENDIZAGEM
HORM?NIOS
topic EDUCA??O AMBIENTAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
FISIOLOGIA HUMANA
APRENDIZAGEM
HORM?NIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo partiu de pesquisas anteriores sobre disruptores end?crinos, subst?ncias presentes em produtos qu?micos industrializados que, mesmo em quantidades m?nimas, s?o capazes de afetar o equil?brio hormonal de diversos animais, inclusive os humanos. Considerando como relevante incluir este tema na educa??o, o presente trabalho apresenta a avalia??o de poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Fisiologia humana e desreguladores hormonais dispersos no ambiente, ? forma??o inicial de professores de Ci?ncias. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de um question?rio inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos quanto a transforma??es em conhecimentos e pr?ticas. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: explorando os conhecimentos iniciais; explorando o aprendizado dos licenciandos; explorando as contribui??es para forma??o inicial de professores de Ci?ncias. Foi constatado que, conforme os depoimentos, poucos alunos tinham conhecimentos pr?vios sobre o tema. A maioria considerou v?lido vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do, devido a implica??es na vida pessoal e profissional. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais e diversificados relacionados ao enfoque Ci?ncia Tecnologia e Sociedade (CTS) e experimentar novas metodologias durante a gradua??o, bem como a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial. Houve destaque ? import?ncia dos professores de Ci?ncias no desenvolvimento de uma consci?ncia mais cr?tica e questionadora sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade, como o uso ?tico da Ci?ncia e da Tecnologia.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DELLAZARI, Let?cia. Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional. 2009. 81 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3364
identifier_str_mv DELLAZARI, Let?cia. Sistema end?crino e desreguladores hormonais dispersos no ambiente : avalia??o de uma proposta educacional. 2009. 81 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3364/3/414795.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3364/2/414795.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3364/1/414795.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8155b52173693f58749e56bf891dfa17
cbbae8af7066afd56d5d39342eaa8850
9b4f06bfa433cd8e2ab6f15fcf3a5ece
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195369070592