Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Escola de Humanidades Brasil PUCRS Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497 |
Resumo: | As funções executivas influenciam nossos pensamentos, emoções, atitudes e comportamentos, predizendo o sucesso em muitas áreas da vida: saúde física e mental, socioemocional, intelectual, profissional e financeira. Pesquisas no contexto da Educação Infantil, indicam que por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e da própria rotina essas habilidades podem ser incrementadas possibilitando para a criança um melhor aproveitamento da Educação Infantil e uma transição mais segura para os Anos Iniciais e demais etapas escolares. Nesse estudo, cujo objetivo foi de compreender os conhecimentos dos docentes de Educação Infantil acerca das funções executivas, participaram da pesquisa 68 professores, cujas respostas foram analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se nos resultados a importância das funções executivas na Educação Infantil, questões comportamentais em sala potencialmente influenciadas por funções executivas pouco desenvolvidas, além da necessidade de uma formação adequada para os professores da Educação Infantil |
id |
P_RS_9f27ab465a774bee75c9bf4e108f42a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/11497 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentesEducação InfantilFunções ExecutivasIntervenções PedagógicasEarly Childhood EducationExecutive FunctionsInterventionsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs funções executivas influenciam nossos pensamentos, emoções, atitudes e comportamentos, predizendo o sucesso em muitas áreas da vida: saúde física e mental, socioemocional, intelectual, profissional e financeira. Pesquisas no contexto da Educação Infantil, indicam que por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e da própria rotina essas habilidades podem ser incrementadas possibilitando para a criança um melhor aproveitamento da Educação Infantil e uma transição mais segura para os Anos Iniciais e demais etapas escolares. Nesse estudo, cujo objetivo foi de compreender os conhecimentos dos docentes de Educação Infantil acerca das funções executivas, participaram da pesquisa 68 professores, cujas respostas foram analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se nos resultados a importância das funções executivas na Educação Infantil, questões comportamentais em sala potencialmente influenciadas por funções executivas pouco desenvolvidas, além da necessidade de uma formação adequada para os professores da Educação InfantilExecutive functions influence our thoughts, emotions, attitudes and behaviors, predicting success in many areas of life: physical and mental health, socio-emotional, intellectual, professional and financial. Research in the context of Early Childhood Education indicates that through playful activities, games and routines, these skills can be improved, allowing children to make better use of Early Childhood Education and a safer transition to the Early Years and other school stages. In this study, whose objective was to understand the knowledge of Early Childhood Education teachers about executive functions, 68 teachers participated in the research, whose responses were analyzed using the Content Analysis methodology. The results showed the importance of executive functions in Early Childhood Education, behavioral issues in the classroom potentially influenced by poorly developed executive functions, in addition to the need for adequate training for Early Childhood Education teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulEscola de HumanidadesBrasilPUCRSPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Bettina Steren doshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170Silva, Karla Fernanda Wunder dahttp://lattes.cnpq.br/1596170884621987Santos, Thais Covalski dos2025-01-30T20:51:30Z2024-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2025-01-30T22:00:22Zoai:tede2.pucrs.br:tede/11497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2025-01-30T22:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
title |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
spellingShingle |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes Santos, Thais Covalski dos Educação Infantil Funções Executivas Intervenções Pedagógicas Early Childhood Education Executive Functions Interventions CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
title_full |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
title_fullStr |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
title_full_unstemmed |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
title_sort |
Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes |
author |
Santos, Thais Covalski dos |
author_facet |
Santos, Thais Covalski dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos http://lattes.cnpq.br/3740903204981170 Silva, Karla Fernanda Wunder da http://lattes.cnpq.br/1596170884621987 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Thais Covalski dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Funções Executivas Intervenções Pedagógicas Early Childhood Education Executive Functions Interventions CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Infantil Funções Executivas Intervenções Pedagógicas Early Childhood Education Executive Functions Interventions CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
As funções executivas influenciam nossos pensamentos, emoções, atitudes e comportamentos, predizendo o sucesso em muitas áreas da vida: saúde física e mental, socioemocional, intelectual, profissional e financeira. Pesquisas no contexto da Educação Infantil, indicam que por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e da própria rotina essas habilidades podem ser incrementadas possibilitando para a criança um melhor aproveitamento da Educação Infantil e uma transição mais segura para os Anos Iniciais e demais etapas escolares. Nesse estudo, cujo objetivo foi de compreender os conhecimentos dos docentes de Educação Infantil acerca das funções executivas, participaram da pesquisa 68 professores, cujas respostas foram analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se nos resultados a importância das funções executivas na Educação Infantil, questões comportamentais em sala potencialmente influenciadas por funções executivas pouco desenvolvidas, além da necessidade de uma formação adequada para os professores da Educação Infantil |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-11-26 2025-01-30T20:51:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497 |
url |
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades Brasil PUCRS Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades Brasil PUCRS Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1828319808700022784 |