Pol?ticas de educa??o inclusiva: cenas da implementa??o a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Zwetsch, Pamalomid lattes
Orientador(a): Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3680
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ? linha de Fundamentos, Pol?ticas e Pr?ticas da Educa??o Brasileira, discute as pol?ticas p?blicas educacionais tendo como eixo central a educa??o especial na perspectiva da educa??o inclusiva. O foco deste trabalho ? o que dizem os gestores municipais sobre a implementa??o da pol?tica de educa??o inclusiva na realidade de sua rede de ensino. A pesquisa de campo ocorreu no munic?pio de Pelotas/RS, por ser um dos munic?pios p?lo do Programa Educa??o inclusiva: direito ? diversidade, vinculado ? Secretaria de Educa??o Especial, do Minist?rio da Educa??o. Na revis?o de literatura, s?o apresentados debates e estudos acerca das pol?ticas p?blicas, pol?ticas p?blicas educacionais e hist?rico das pol?ticas de educa??o inclusiva, bem como apresenta??o de algumas pesquisas sobre a inclus?o escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil. O estudo de cunho qualitativo teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, realizadas com uma representante da Secretaria Municipal de Educa??o (SME) de Pelotas e seis gestoras de duas escolas municipais. Coletaram-se dados, tamb?m, sobre a inclus?o escolar nos Regimentos e Projetos Pol?tico-Pedag?gicos das escolas e no Plano de Trabalho 2010, do setor respons?vel pela educa??o especial, da SME, fazendo uma an?lise documental dos mesmos. A partir da An?lise de Conte?do das entrevistas com as gestoras, foi constatado que a rede municipal de educa??o de Pelotas est? em processo de implementa??o da pol?tica de educa??o inclusiva. As entrevistadas apontaram mudan?as significativas que t?m ocorrido nas escolas e no munic?pio em fun??o da inclus?o. Entretanto, segundo as gestoras, ainda h? aspectos a serem aprimorados e reestruturados. Citam, principalmente, as redes de apoio e parcerias em rela??o ? inclus?o para que ela se efetive. Salienta-se, tamb?m, a necessidade de mudan?as na estrutura e organiza??o das escolas, que ainda n?o contemplam a diversidade de seus alunos.
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