Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Santos, Calhandra Pinter de Souza lattes
Orientador(a): Perna, Cristina Becker Lopes lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Faculdade de Letras
País: BR
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999
Resumo: É provável que características pragmáticas da língua inglesa sejam ignoradas no ambiente escolar de ensino de língua inglesa. O desenvolvimento da consciência pragmática em língua inglesa é importante devido ao fato de que isso pode decidir se uma interação comunicativa é bem‐sucedida ou não. Com o objetivo de obter uma interação bem-sucedida no aprendizado de língua, os professores deveriam não só destacar formas linguisticas e regras sintáticas, mas também reconhecer a língua como socioculturalmente enraizada. As ambiguidades das estruturas em língua inglesa, que podem aparecer durante o processo de aquisição da língua, são possíveis de serem resolvidas por inferência e reconhecimento da implicitude de enunciados ambos aspectos pragmáticos que podem ser negligenciados durante o ato de ensinar. Para a aquisição da língua inglesa acontecer, é necessário incorporar características pragmáticas no ensino. Devido ao fato da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995) lidar com comunicação humana, ela é a teoria escolhida para integrar aspectos naturais da cognição humana com o processo inferencial de enunciados, no intuito de promover consciência pragmática da língua inglesa através do ensino de atividades inferenciais
id P_RS_b2fc28ac91f586555aa106333645ef22
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1999
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Perna, Cristina Becker LopesCPF:43287336053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782112J4CPF:00330764043http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718612U3Santos, Calhandra Pinter de Souza2015-04-14T13:38:24Z2011-05-052011-01-04SANTOS, Calhandra Pinter de Souza. Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431124.pdf: 1093612 bytes, checksum: b6d8f141521fa7269aaa004a6941ab60 (MD5) Previous issue date: 2011-01-04É provável que características pragmáticas da língua inglesa sejam ignoradas no ambiente escolar de ensino de língua inglesa. O desenvolvimento da consciência pragmática em língua inglesa é importante devido ao fato de que isso pode decidir se uma interação comunicativa é bem‐sucedida ou não. Com o objetivo de obter uma interação bem-sucedida no aprendizado de língua, os professores deveriam não só destacar formas linguisticas e regras sintáticas, mas também reconhecer a língua como socioculturalmente enraizada. As ambiguidades das estruturas em língua inglesa, que podem aparecer durante o processo de aquisição da língua, são possíveis de serem resolvidas por inferência e reconhecimento da implicitude de enunciados ambos aspectos pragmáticos que podem ser negligenciados durante o ato de ensinar. Para a aquisição da língua inglesa acontecer, é necessário incorporar características pragmáticas no ensino. Devido ao fato da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995) lidar com comunicação humana, ela é a teoria escolhida para integrar aspectos naturais da cognição humana com o processo inferencial de enunciados, no intuito de promover consciência pragmática da língua inglesa através do ensino de atividades inferenciaisapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10462/431124.pdf.jpgengPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICA INGLESAINGLÊS - ENSINOINGLÊS - APRENDIZAGEMAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUATEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA)LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASRaising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431124.pdf.jpg431124.pdf.jpgimage/jpeg3050http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/3/431124.pdf.jpgbfa536ff1c90de9f271d0e1cb52706a0MD53TEXT431124.pdf.txt431124.pdf.txttext/plain292404http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/2/431124.pdf.txt17799385c9d9d22e0e95f6e2cffbf02fMD52ORIGINAL431124.pdfapplication/pdf1093612http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/1/431124.pdfb6d8f141521fa7269aaa004a6941ab60MD51tede/19992015-04-17 16:57:03.82oai:tede2.pucrs.br:tede/1999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.eng.fl_str_mv Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
title Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
spellingShingle Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
Santos, Calhandra Pinter de Souza
LINGUÍSTICA INGLESA
INGLÊS - ENSINO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
TEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA)
LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
title_full Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
title_fullStr Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
title_full_unstemmed Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
title_sort Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
author Santos, Calhandra Pinter de Souza
author_facet Santos, Calhandra Pinter de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perna, Cristina Becker Lopes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43287336053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782112J4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00330764043
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718612U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Calhandra Pinter de Souza
contributor_str_mv Perna, Cristina Becker Lopes
dc.subject.eng.fl_str_mv LINGUÍSTICA INGLESA
INGLÊS - ENSINO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
TEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA)
LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICA
topic LINGUÍSTICA INGLESA
INGLÊS - ENSINO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
TEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA)
LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description É provável que características pragmáticas da língua inglesa sejam ignoradas no ambiente escolar de ensino de língua inglesa. O desenvolvimento da consciência pragmática em língua inglesa é importante devido ao fato de que isso pode decidir se uma interação comunicativa é bem‐sucedida ou não. Com o objetivo de obter uma interação bem-sucedida no aprendizado de língua, os professores deveriam não só destacar formas linguisticas e regras sintáticas, mas também reconhecer a língua como socioculturalmente enraizada. As ambiguidades das estruturas em língua inglesa, que podem aparecer durante o processo de aquisição da língua, são possíveis de serem resolvidas por inferência e reconhecimento da implicitude de enunciados ambos aspectos pragmáticos que podem ser negligenciados durante o ato de ensinar. Para a aquisição da língua inglesa acontecer, é necessário incorporar características pragmáticas no ensino. Devido ao fato da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995) lidar com comunicação humana, ela é a teoria escolhida para integrar aspectos naturais da cognição humana com o processo inferencial de enunciados, no intuito de promover consciência pragmática da língua inglesa através do ensino de atividades inferenciais
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Calhandra Pinter de Souza. Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999
identifier_str_mv SANTOS, Calhandra Pinter de Souza. Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/3/431124.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/2/431124.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/1/431124.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfa536ff1c90de9f271d0e1cb52706a0
17799385c9d9d22e0e95f6e2cffbf02f
b6d8f141521fa7269aaa004a6941ab60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765459990478848