Avalia??o de uma oficina sobre biomas brasileiros junto ? licenciandos em ci?ncias biol?gicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramenta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santos, Juliana Mariani lattes
Orientador(a): Borges, Regina Maria Rabello lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3359
Resumo: A educa??o brasileira necessita acompanhar as mudan?as sociais, cient?ficas e tecnol?gicas a fim de promover os processos de ensino e aprendizagem com qualidade, formando professores e cidad?os conscientes e atuantes em seu contexto no mundo. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar uma oficina pedag?gica sobre biomas brasileiros em um trabalho integrado com licenciandos de Ci?ncias Biol?gicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramenta de ensino durante um est?gio docente. Buscou-se refletir e discutir sobre aspectos da educa??o em n?vel superior e b?sico, al?m de possibilidades para o ensino e aprendizagem envolvendo metodologias de ensino utilizando-se novas tecnologias e recursos em sala de aula. Depoimentos orais e escritos dos licenciandos, obtidos antes, durante e ao final da oficina, foram transcritos e analisados conforme a metodologia de An?lise Textual Discursiva. Ap?s diversas leituras e organiza??o do material, as unidades textuais foram agrupadas em categorias de an?lise previamente constru?das conforme as quest?es de pesquisa: id?ias pr?vias sobre o tema, desempenho dos licenciandos no contexto da oficina e repercuss?es e contribui??es da proposta na forma??o de professores de Ci?ncias. Os resultados indicam que os licenciandos possu?am conhecimentos pr?vios n?o muito acertados em rela??o a biomas e sensoriamento remoto, mas evidenciaram interesse em quest?es ecol?gicas e ambientais voltadas ? sua pr?tica docente, no sentido de conscientizar seus alunos sobre efeitos de a??es antropoc?ntricas sobre a Terra. Reconheceram as imagens de sat?lite como ferramenta de ensino e aprendizagem e revelaram constru??o de novos conhecimentos. Destacaram, na oficina, a possibilidade de trabalho interdisciplinar e a supera??o de pr?ticas tradicionais de ensino, com ?nfase na aprendizagem significativa dos alunos, instigando a curiosidade por meio de uma pr?tica inovadora e inspiradora, que permite a professores e alunos contextualizar e relacionar conte?dos cient?ficos com conhecimentos j? existentes.
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