Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582 |
Resumo: | A pesquisa analisa as significa??es, estrat?gias e t?ticas utilizadas pelo acad?mico de Administra??o, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espa?os contempor?neos, em busca da forma??o superior. O acad?mico, neste contexto, ? trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por interm?dio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua forma??o, ? ascens?o social. Neste cen?rio, o problema de pesquisa procura relacionar tr?s tem?ticas centrais: o acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural ? luz de Bourdieu e a dimens?o tempo e de espa?o (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representa??o) e o uso (t?ticas e pr?ticas) do tempo e do espa?o do acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universit?rio. Trata-se de uma pesquisa explorat?ria e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administra??o (noturno). O estudo ? de natureza qualitativa e a an?lise dos dados est? orientada na an?lise de conte?do. Houve a utiliza??o de multim?todos: question?rio, descri??o (a partir de roteiro pr?definido), fotografias (como apoio) e imagens constru?das pelos sujeitos. Entre as quest?es investigadas, destacam-se tempo-espa?o coletivo, tempo-espa?o individual e tempo-espa?o de estudo no cotidiano. Na rela??o com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adapta??o e da experi?ncia subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a a??o sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acad?mico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das caracter?sticas socioecon?micas, dos objetivos, das expectativas e da gest?o do tempo, tr?s estilos de acad?micos: Ligado no Amanh?, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanh? com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas viv?ncias de acad?mico, ? o principal tempo e espa?o coletivo. O tempo-espa?o individual ? buscado e constru?do na organiza??o e criatividade da viv?ncia de cada sujeito. Evidencia-se e prop?e-se um projeto institucional de inser??o na Universidade, para o acad?mico, com dois eixos b?sicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princ?pios) e estrat?gias de aprendizagem. |
id |
P_RS_b4c331ff3a408606f6391650a03f9a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3582 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bastos, Maria Helena C?maraCPF:17326753091CPF:46324895068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732030T9Silva, Maria Gorete Rodrigues da2015-04-14T14:22:48Z2009-03-132009-01-15SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 409990 - Anexo A.pdf: 18808293 bytes, checksum: 1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5 (MD5) Previous issue date: 2009-01-15A pesquisa analisa as significa??es, estrat?gias e t?ticas utilizadas pelo acad?mico de Administra??o, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espa?os contempor?neos, em busca da forma??o superior. O acad?mico, neste contexto, ? trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por interm?dio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua forma??o, ? ascens?o social. Neste cen?rio, o problema de pesquisa procura relacionar tr?s tem?ticas centrais: o acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural ? luz de Bourdieu e a dimens?o tempo e de espa?o (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representa??o) e o uso (t?ticas e pr?ticas) do tempo e do espa?o do acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universit?rio. Trata-se de uma pesquisa explorat?ria e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administra??o (noturno). O estudo ? de natureza qualitativa e a an?lise dos dados est? orientada na an?lise de conte?do. Houve a utiliza??o de multim?todos: question?rio, descri??o (a partir de roteiro pr?definido), fotografias (como apoio) e imagens constru?das pelos sujeitos. Entre as quest?es investigadas, destacam-se tempo-espa?o coletivo, tempo-espa?o individual e tempo-espa?o de estudo no cotidiano. Na rela??o com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adapta??o e da experi?ncia subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a a??o sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acad?mico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das caracter?sticas socioecon?micas, dos objetivos, das expectativas e da gest?o do tempo, tr?s estilos de acad?micos: Ligado no Amanh?, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanh? com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas viv?ncias de acad?mico, ? o principal tempo e espa?o coletivo. O tempo-espa?o individual ? buscado e constru?do na organiza??o e criatividade da viv?ncia de cada sujeito. Evidencia-se e prop?e-se um projeto institucional de inser??o na Universidade, para o acad?mico, com dois eixos b?sicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princ?pios) e estrat?gias de aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13166/409990%20-%20Anexo%20A.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17554/000409990-Texto%2bCompleto%2bParte%2bB-1.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?ENSINO SUPERIORESTUDANTES UNIVERSIT?RIOSAPRENDIZAGEM - ESTRAT?GIASESPA?O E TEMPOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLabirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL409990 - Anexo A.pdf.jpg409990 - Anexo A.pdf.jpgimage/jpeg3515http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/3/409990+-+Anexo+A.pdf.jpg04fa43c13cd5ef21c00c9965af865561MD53000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.jpg000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.jpgimage/jpeg6540http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/6/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.jpg98c781fcded65ede59bfafe09ed57039MD56TEXT409990 - Anexo A.pdf.txt409990 - Anexo A.pdf.txttext/plain293610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/2/409990+-+Anexo+A.pdf.txte457deebd32dfb0fe80adc06e483ad73MD52000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.txt000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.txttext/plain79086http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/5/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.txt1002e9a2a572789466e8a3d7edda93b1MD55ORIGINAL409990 - Anexo A.pdfapplication/pdf18808293http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/1/409990+-+Anexo+A.pdf1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5MD51000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfapplication/pdf13003454http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/4/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf8fedf853dc6c0c930bd334557925321aMD54tede/35822015-04-30 08:15:38.705oai:tede2.pucrs.br:tede/3582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
title |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
spellingShingle |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela Silva, Maria Gorete Rodrigues da ENSINO SUPERIOR ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS ESPA?O E TEMPO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
title_full |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
title_fullStr |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
title_full_unstemmed |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
title_sort |
Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela |
author |
Silva, Maria Gorete Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Maria Gorete Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bastos, Maria Helena C?mara |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:17326753091 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:46324895068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732030T9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Gorete Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Bastos, Maria Helena C?mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO SUPERIOR ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS ESPA?O E TEMPO |
topic |
ENSINO SUPERIOR ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS ESPA?O E TEMPO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa analisa as significa??es, estrat?gias e t?ticas utilizadas pelo acad?mico de Administra??o, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espa?os contempor?neos, em busca da forma??o superior. O acad?mico, neste contexto, ? trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por interm?dio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua forma??o, ? ascens?o social. Neste cen?rio, o problema de pesquisa procura relacionar tr?s tem?ticas centrais: o acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural ? luz de Bourdieu e a dimens?o tempo e de espa?o (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representa??o) e o uso (t?ticas e pr?ticas) do tempo e do espa?o do acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universit?rio. Trata-se de uma pesquisa explorat?ria e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administra??o (noturno). O estudo ? de natureza qualitativa e a an?lise dos dados est? orientada na an?lise de conte?do. Houve a utiliza??o de multim?todos: question?rio, descri??o (a partir de roteiro pr?definido), fotografias (como apoio) e imagens constru?das pelos sujeitos. Entre as quest?es investigadas, destacam-se tempo-espa?o coletivo, tempo-espa?o individual e tempo-espa?o de estudo no cotidiano. Na rela??o com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adapta??o e da experi?ncia subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a a??o sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acad?mico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das caracter?sticas socioecon?micas, dos objetivos, das expectativas e da gest?o do tempo, tr?s estilos de acad?micos: Ligado no Amanh?, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanh? com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas viv?ncias de acad?mico, ? o principal tempo e espa?o coletivo. O tempo-espa?o individual ? buscado e constru?do na organiza??o e criatividade da viv?ncia de cada sujeito. Evidencia-se e prop?e-se um projeto institucional de inser??o na Universidade, para o acad?mico, com dois eixos b?sicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princ?pios) e estrat?gias de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-03-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/3/409990+-+Anexo+A.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/6/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/2/409990+-+Anexo+A.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/5/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/1/409990+-+Anexo+A.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/4/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04fa43c13cd5ef21c00c9965af865561 98c781fcded65ede59bfafe09ed57039 e457deebd32dfb0fe80adc06e483ad73 1002e9a2a572789466e8a3d7edda93b1 1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5 8fedf853dc6c0c930bd334557925321a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196911525888 |