Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Maria Gorete Rodrigues da lattes
Orientador(a): Bastos, Maria Helena C?mara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582
Resumo: A pesquisa analisa as significa??es, estrat?gias e t?ticas utilizadas pelo acad?mico de Administra??o, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espa?os contempor?neos, em busca da forma??o superior. O acad?mico, neste contexto, ? trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por interm?dio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua forma??o, ? ascens?o social. Neste cen?rio, o problema de pesquisa procura relacionar tr?s tem?ticas centrais: o acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural ? luz de Bourdieu e a dimens?o tempo e de espa?o (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representa??o) e o uso (t?ticas e pr?ticas) do tempo e do espa?o do acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universit?rio. Trata-se de uma pesquisa explorat?ria e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administra??o (noturno). O estudo ? de natureza qualitativa e a an?lise dos dados est? orientada na an?lise de conte?do. Houve a utiliza??o de multim?todos: question?rio, descri??o (a partir de roteiro pr?definido), fotografias (como apoio) e imagens constru?das pelos sujeitos. Entre as quest?es investigadas, destacam-se tempo-espa?o coletivo, tempo-espa?o individual e tempo-espa?o de estudo no cotidiano. Na rela??o com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adapta??o e da experi?ncia subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a a??o sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acad?mico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das caracter?sticas socioecon?micas, dos objetivos, das expectativas e da gest?o do tempo, tr?s estilos de acad?micos: Ligado no Amanh?, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanh? com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas viv?ncias de acad?mico, ? o principal tempo e espa?o coletivo. O tempo-espa?o individual ? buscado e constru?do na organiza??o e criatividade da viv?ncia de cada sujeito. Evidencia-se e prop?e-se um projeto institucional de inser??o na Universidade, para o acad?mico, com dois eixos b?sicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princ?pios) e estrat?gias de aprendizagem.
id P_RS_b4c331ff3a408606f6391650a03f9a32
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3582
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Bastos, Maria Helena C?maraCPF:17326753091CPF:46324895068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732030T9Silva, Maria Gorete Rodrigues da2015-04-14T14:22:48Z2009-03-132009-01-15SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 409990 - Anexo A.pdf: 18808293 bytes, checksum: 1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5 (MD5) Previous issue date: 2009-01-15A pesquisa analisa as significa??es, estrat?gias e t?ticas utilizadas pelo acad?mico de Administra??o, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espa?os contempor?neos, em busca da forma??o superior. O acad?mico, neste contexto, ? trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por interm?dio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua forma??o, ? ascens?o social. Neste cen?rio, o problema de pesquisa procura relacionar tr?s tem?ticas centrais: o acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural ? luz de Bourdieu e a dimens?o tempo e de espa?o (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representa??o) e o uso (t?ticas e pr?ticas) do tempo e do espa?o do acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universit?rio. Trata-se de uma pesquisa explorat?ria e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administra??o (noturno). O estudo ? de natureza qualitativa e a an?lise dos dados est? orientada na an?lise de conte?do. Houve a utiliza??o de multim?todos: question?rio, descri??o (a partir de roteiro pr?definido), fotografias (como apoio) e imagens constru?das pelos sujeitos. Entre as quest?es investigadas, destacam-se tempo-espa?o coletivo, tempo-espa?o individual e tempo-espa?o de estudo no cotidiano. Na rela??o com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adapta??o e da experi?ncia subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a a??o sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acad?mico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das caracter?sticas socioecon?micas, dos objetivos, das expectativas e da gest?o do tempo, tr?s estilos de acad?micos: Ligado no Amanh?, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanh? com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas viv?ncias de acad?mico, ? o principal tempo e espa?o coletivo. O tempo-espa?o individual ? buscado e constru?do na organiza??o e criatividade da viv?ncia de cada sujeito. Evidencia-se e prop?e-se um projeto institucional de inser??o na Universidade, para o acad?mico, com dois eixos b?sicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princ?pios) e estrat?gias de aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13166/409990%20-%20Anexo%20A.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17554/000409990-Texto%2bCompleto%2bParte%2bB-1.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?ENSINO SUPERIORESTUDANTES UNIVERSIT?RIOSAPRENDIZAGEM - ESTRAT?GIASESPA?O E TEMPOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLabirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL409990 - Anexo A.pdf.jpg409990 - Anexo A.pdf.jpgimage/jpeg3515http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/3/409990+-+Anexo+A.pdf.jpg04fa43c13cd5ef21c00c9965af865561MD53000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.jpg000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.jpgimage/jpeg6540http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/6/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.jpg98c781fcded65ede59bfafe09ed57039MD56TEXT409990 - Anexo A.pdf.txt409990 - Anexo A.pdf.txttext/plain293610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/2/409990+-+Anexo+A.pdf.txte457deebd32dfb0fe80adc06e483ad73MD52000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.txt000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf.txttext/plain79086http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/5/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.txt1002e9a2a572789466e8a3d7edda93b1MD55ORIGINAL409990 - Anexo A.pdfapplication/pdf18808293http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/1/409990+-+Anexo+A.pdf1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5MD51000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfapplication/pdf13003454http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/4/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf8fedf853dc6c0c930bd334557925321aMD54tede/35822015-04-30 08:15:38.705oai:tede2.pucrs.br:tede/3582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
title Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
spellingShingle Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
Silva, Maria Gorete Rodrigues da
ENSINO SUPERIOR
ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS
APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS
ESPA?O E TEMPO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
title_full Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
title_fullStr Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
title_full_unstemmed Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
title_sort Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela
author Silva, Maria Gorete Rodrigues da
author_facet Silva, Maria Gorete Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Maria Helena C?mara
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:17326753091
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:46324895068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732030T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gorete Rodrigues da
contributor_str_mv Bastos, Maria Helena C?mara
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO SUPERIOR
ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS
APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS
ESPA?O E TEMPO
topic ENSINO SUPERIOR
ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS
APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS
ESPA?O E TEMPO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa analisa as significa??es, estrat?gias e t?ticas utilizadas pelo acad?mico de Administra??o, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espa?os contempor?neos, em busca da forma??o superior. O acad?mico, neste contexto, ? trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por interm?dio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua forma??o, ? ascens?o social. Neste cen?rio, o problema de pesquisa procura relacionar tr?s tem?ticas centrais: o acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural ? luz de Bourdieu e a dimens?o tempo e de espa?o (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representa??o) e o uso (t?ticas e pr?ticas) do tempo e do espa?o do acad?mico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universit?rio. Trata-se de uma pesquisa explorat?ria e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administra??o (noturno). O estudo ? de natureza qualitativa e a an?lise dos dados est? orientada na an?lise de conte?do. Houve a utiliza??o de multim?todos: question?rio, descri??o (a partir de roteiro pr?definido), fotografias (como apoio) e imagens constru?das pelos sujeitos. Entre as quest?es investigadas, destacam-se tempo-espa?o coletivo, tempo-espa?o individual e tempo-espa?o de estudo no cotidiano. Na rela??o com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adapta??o e da experi?ncia subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a a??o sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acad?mico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das caracter?sticas socioecon?micas, dos objetivos, das expectativas e da gest?o do tempo, tr?s estilos de acad?micos: Ligado no Amanh?, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanh? com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas viv?ncias de acad?mico, ? o principal tempo e espa?o coletivo. O tempo-espa?o individual ? buscado e constru?do na organiza??o e criatividade da viv?ncia de cada sujeito. Evidencia-se e prop?e-se um projeto institucional de inser??o na Universidade, para o acad?mico, com dois eixos b?sicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princ?pios) e estrat?gias de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-03-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582
identifier_str_mv SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espa?os e tempos no cotidiano universit?rio : o acad?mico de administra??o Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/3/409990+-+Anexo+A.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/6/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/2/409990+-+Anexo+A.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/5/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/1/409990+-+Anexo+A.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3582/4/000409990-Texto%2BCompleto%2BParte%2BB-1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04fa43c13cd5ef21c00c9965af865561
98c781fcded65ede59bfafe09ed57039
e457deebd32dfb0fe80adc06e483ad73
1002e9a2a572789466e8a3d7edda93b1
1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5
8fedf853dc6c0c930bd334557925321a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196911525888