Envelhecimento bem-sucedido : uma metodologia de cuidado a pessoas com diabetes Mellitus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Waldman, Beatriz Ferreira lattes
Orientador(a): Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Gerontologia Biom?dica
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2552
Resumo: O estudo inseriu a interlocu??o da ?rea de Educa??o em Sa?de com a de Gerontologia como alvo de nosso olhar e focalizou a quest?o da experi?ncia de vida de idosos com Diabetes Mellitus tipo 2 e seus cuidadores. Teve como objetivo elencar pontos de refer?ncia da Educa??o em Sa?de para uma metodologia de cuidado ao idoso com diabetes em n?vel ambulatorial. Partiu-se da premissa que o idoso com diabetes pode ter um envelhecimento bem-sucedido. Isso n?o significa necessariamente viver por mais anos. Significa, sim, viver o processo de envelhecimento com qualidade e dignidade mesmo diante das limita??es impostas pela doen?a. Nesse sentido, foi fundamental planejar estrat?gias educativas com a participa??o de idosos e seus cuidadores com a finalidade de melhorar o controle da doen?a, a fim de possibilitar ? pessoa idosa realmente viver melhor e, n?o necessariamente, viver mais. Atualmente, a assist?ncia ambulatorial nos servi?os de sa?de ainda se pauta em abordagens individualizadas e prescritivas no tratamento dos idosos, desconsiderando a participa??o potencial de cuidadores familiares. As complica??es tardias do diabetes tipo 2 podem comprometer o processo natural de envelhecimento, repercutindo de forma negativa na qualidade de vida do idoso. Essas podem ser evitadas se o cuidador familiar estiver capacitado para gerenciar no domic?lio as dificuldades inerentes ? situa??o de cronicidade do idoso. A perspectiva de longevidade da popula??o torna esse fato relevante. Na realiza??o da pesquisa tomou-se como referencial te?rico o processo de Educa??o em Sa?de com base na a??o educativa dial?gica, oportunizando as rela??es entre sujeitos. Optou-se pela pesquisa convergente-assistencial, de car?ter qualitativo, observando uma abordagem dial?tica. Foram aplicadas estrat?gias educativas participativas com um grupo de idosos e seus cuidadores cujos resultados desvelaram a dinamicidade do fen?meno diabetes em suas vidas, capturaram as rela??es hist?ricas dos sujeitos, identificaram as contradi??es no contexto do setor sa?de e mostraram a vis?o de totalidade e de realidade concreta entendidas pelos sujeitos. A partir dos encontros do grupo e com base no referencial te?rico constru?do foi poss?vel elencar elementos constitutivos essenciais da Educa??o em Sa?de para uma metodologia de cuidado de idosos com Diabetes Mellitus, visando intervir na realidade.
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