Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2547
Resumo: Decorrente das significativas transformações experimentadas pela cidade de Pelotas, nas últimas décadas do século XIX, a habitação popular passou a constituir um dos problemas a exigir atenção. Este trabalho tem como objetivo principal caracterizar, a partir das especificidades do contexto local, as diferentes soluções adotadas para o enfrentamento dessa questão, descrevendo as principais tipologias habitacionais populares e a relação que estas mantiveram com a expansão urbana e a configuração de uma cidade segregada física e socialmente e com diferentes padrões de urbanização. Assim, para cada um dos três principais momentos identificados, que foram os cortiços, a construção de conjuntos de casas de aluguel e a expansão periférica através de loteamentos, buscou-se: apontar os vínculos com a construção de políticas públicas através das diferentes ações do poder público local e sua interface com a moradia; caracterizar o investidor e o tipo de capital empregado em cada momento; considerar o morador e os valores que lhe foram sendo atribuídos.
id P_RS_b95608dbd7147822a7c3d778d0455cc7
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2547
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privadosPELOTAS (RS) - HISTÓRIAPELOTAS (RS) - HISTÓRIA SOCIALURBANISMO - PELOTAS - HISTÓRIAARQUITETURA - PELOTAS - HISTÓRIAPOLÍTICAS PÚBLICASHABITAÇÃO POPULARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADecorrente das significativas transformações experimentadas pela cidade de Pelotas, nas últimas décadas do século XIX, a habitação popular passou a constituir um dos problemas a exigir atenção. Este trabalho tem como objetivo principal caracterizar, a partir das especificidades do contexto local, as diferentes soluções adotadas para o enfrentamento dessa questão, descrevendo as principais tipologias habitacionais populares e a relação que estas mantiveram com a expansão urbana e a configuração de uma cidade segregada física e socialmente e com diferentes padrões de urbanização. Assim, para cada um dos três principais momentos identificados, que foram os cortiços, a construção de conjuntos de casas de aluguel e a expansão periférica através de loteamentos, buscou-se: apontar os vínculos com a construção de políticas públicas através das diferentes ações do poder público local e sua interface com a moradia; caracterizar o investidor e o tipo de capital empregado em cada momento; considerar o morador e os valores que lhe foram sendo atribuídos.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em HistóriaMonteiro, Charleshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de2015-04-14T13:48:31Z2006-11-032006-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURA, Rosa Maria Garcia Rolim de. Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados. 2006. 249 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-18T16:15:57Zoai:tede2.pucrs.br:tede/2547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T16:15:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
title Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
spellingShingle Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de
PELOTAS (RS) - HISTÓRIA
PELOTAS (RS) - HISTÓRIA SOCIAL
URBANISMO - PELOTAS - HISTÓRIA
ARQUITETURA - PELOTAS - HISTÓRIA
POLÍTICAS PÚBLICAS
HABITAÇÃO POPULAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
title_full Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
title_fullStr Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
title_full_unstemmed Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
title_sort Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados
author Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de
author_facet Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Charles
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Rosa Maria Garcia Rolim de
dc.subject.por.fl_str_mv PELOTAS (RS) - HISTÓRIA
PELOTAS (RS) - HISTÓRIA SOCIAL
URBANISMO - PELOTAS - HISTÓRIA
ARQUITETURA - PELOTAS - HISTÓRIA
POLÍTICAS PÚBLICAS
HABITAÇÃO POPULAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic PELOTAS (RS) - HISTÓRIA
PELOTAS (RS) - HISTÓRIA SOCIAL
URBANISMO - PELOTAS - HISTÓRIA
ARQUITETURA - PELOTAS - HISTÓRIA
POLÍTICAS PÚBLICAS
HABITAÇÃO POPULAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Decorrente das significativas transformações experimentadas pela cidade de Pelotas, nas últimas décadas do século XIX, a habitação popular passou a constituir um dos problemas a exigir atenção. Este trabalho tem como objetivo principal caracterizar, a partir das especificidades do contexto local, as diferentes soluções adotadas para o enfrentamento dessa questão, descrevendo as principais tipologias habitacionais populares e a relação que estas mantiveram com a expansão urbana e a configuração de uma cidade segregada física e socialmente e com diferentes padrões de urbanização. Assim, para cada um dos três principais momentos identificados, que foram os cortiços, a construção de conjuntos de casas de aluguel e a expansão periférica através de loteamentos, buscou-se: apontar os vínculos com a construção de políticas públicas através das diferentes ações do poder público local e sua interface com a moradia; caracterizar o investidor e o tipo de capital empregado em cada momento; considerar o morador e os valores que lhe foram sendo atribuídos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-03
2006-10-05
2015-04-14T13:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Rosa Maria Garcia Rolim de. Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados. 2006. 249 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2547
identifier_str_mv MOURA, Rosa Maria Garcia Rolim de. Habitação popular em Pelotas : 1980-1950 : entre políticas públicas e investimentos privados. 2006. 249 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041248060014592