Do leitor invis?vel ao hiperleitor : uma teoria a partir de Harry Potter
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Letras
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2000 |
Resumo: | As novas tecnologias de comunica??o e a converg?ncia das m?dias no espa?o da internet v?m transformando as pr?ticas de seus usu?rios cibernautas, consumidores, receptores, leitores de todos os tipos de textos que, munidos de um canal de resposta, agora t?m a possibilidade de responder a eles, criando e interpretando objetos. Essa conflu?ncia no ambiente virtual apaga as fronteiras entre textos e m?dias, arte e entretenimento e informa??o e, ainda, entre as inst?ncias de produ??o e recep??o. O leitor juvenil, h?bil no manejo dessas tecnologias, torna-se o modelo de hiperleitor: aquele que realiza a leitura fragmentada e dispersa do ciberespa?o, a hiperleitura. A escrita de fanfictions ? uma de suas pr?ticas que possibilita entrever as transforma??es do campo da leitura, quando, no computador, ler e escrever se tornam atividades imbricadas. Essa pr?tica, aqui chamada de escrileitura, envolve a utiliza??o de redes de interpreta??o e divulga??o de textos escritos por f?s dos mais variados g?neros e nas mais variadas m?dias, entre eles, a s?rie Harry Potter. A obra de J. K. Rowling tornou-se o hipotexto principal para a escrileitura, pela apresenta??o de um universo altamente lacunar, que convida ? cria??o. Este trabalho une as teorias da Est?tica da Recep??o, da Intermidialidade e da Cr?tica, relacionando as estrat?gias do texto Harry Potter ? converg?ncia de m?dias e ? possibilidade que os meios oferecem ? leitura-escritura como motivos para a transforma??o das pr?ticas desses leitores. Essas mudan?as t?m reconfigurado o sistema liter?rio autores, textos e leitores j? n?o s?o mais os mesmos, quando a hiperm?dia ? a forma de representa??o do mundo. |
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