A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Lorena Martins da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Escola de Humanidades
Brasil
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10797
Resumo: Neste trabalho, de natureza teórica e criativa, propõe-se a investigar um processo de escrita poética com ênfase na relação com a imagem, em especial com a fotografia e o autorretrato. Ao explorar as experiências do sujeito empírico com o meio e com outras linguagens, e tendo presente os conceitos de intersemiose e intermidialidade, busca-se pensar sobre questões de autobiografia e ficção que tocam o sujeito lírico, aproximando-o do sujeito do retrato. O trabalho consiste em um ensaio e um livro de poemas.
id P_RS_bbd66a98a3b474ab6c6071dcd9e1d015
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/10797
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling A passageira : sujeitos-corpos em deslocamentoPoesiaSujeito LíricoAutorretratoIntersemioseEscrita CriativaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNeste trabalho, de natureza teórica e criativa, propõe-se a investigar um processo de escrita poética com ênfase na relação com a imagem, em especial com a fotografia e o autorretrato. Ao explorar as experiências do sujeito empírico com o meio e com outras linguagens, e tendo presente os conceitos de intersemiose e intermidialidade, busca-se pensar sobre questões de autobiografia e ficção que tocam o sujeito lírico, aproximando-o do sujeito do retrato. O trabalho consiste em um ensaio e um livro de poemas.In this work, which is both theoretical and creative, we investigate a process of poetic writing and its relationship with images, particularly photography and self-portrait. By exploring the author’s experiences in their environment and with other artistic languages, always bearing in mind the concepts of intersemiosis and intermediality, we seek to examine questions of autobiography and fiction that touch the lyric self, bringing it closer to the self-portraited. The work consists of an essay and a book of poems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulEscola de HumanidadesBrasilPUCRSPrograma de Pós-Graduação em LetrasMartins, Altair Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/3793589025778698Silva, Lorena Martins da Costa2023-06-01T12:24:01Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2024-06-05T15:00:25Zoai:tede2.pucrs.br:tede/10797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2024-06-05T15:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
title A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
spellingShingle A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
Silva, Lorena Martins da Costa
Poesia
Sujeito Lírico
Autorretrato
Intersemiose
Escrita Criativa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
title_full A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
title_fullStr A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
title_full_unstemmed A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
title_sort A passageira : sujeitos-corpos em deslocamento
author Silva, Lorena Martins da Costa
author_facet Silva, Lorena Martins da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Altair Teixeira
http://lattes.cnpq.br/3793589025778698
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lorena Martins da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Sujeito Lírico
Autorretrato
Intersemiose
Escrita Criativa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Poesia
Sujeito Lírico
Autorretrato
Intersemiose
Escrita Criativa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Neste trabalho, de natureza teórica e criativa, propõe-se a investigar um processo de escrita poética com ênfase na relação com a imagem, em especial com a fotografia e o autorretrato. Ao explorar as experiências do sujeito empírico com o meio e com outras linguagens, e tendo presente os conceitos de intersemiose e intermidialidade, busca-se pensar sobre questões de autobiografia e ficção que tocam o sujeito lírico, aproximando-o do sujeito do retrato. O trabalho consiste em um ensaio e um livro de poemas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-01T12:24:01Z
2023-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10797
url https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Escola de Humanidades
Brasil
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Escola de Humanidades
Brasil
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041313238450176