Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristiane Rodrigues de lattes
Orientador(a): Coelho, Suzana Maria lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341
Resumo: Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodol?gica qualitativa, sobre a forma??o em Ci?ncias F?sicas de futuros professores das s?ries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar tra?os do perfil epistemol?gico desses futuros professores, analisando-se, tamb?m, rea??es positivas e obst?culos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elabora??o de uma unidade did?tica sobre a tem?tica Raios, Rel?mpagos e Trov?es. Os resultados apontam obst?culos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodol?gica, na compreens?o, explica??o e repercuss?o dos fen?menos f?sicos estudados na dimens?o real para a virtual. Por outro lado, indicam rea??es positivas como a preocupa??o dos sujeitos com a pr?pria forma??o e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida p?de promover, nos sujeitos, uma tomada de consci?ncia da import?ncia e da necessidade do ensino experimental de F?sica, com o auxilio do computador como recurso pedag?gico, nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflex?es e constru??es, baseadas nas experi?ncias, na alfabetiza??o cient?fica a partir da rela??o teoria e pr?tica, na media??o, no di?logo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educa??o aut?noma e a apropria??o de novas concep??es metodol?gicas de ensino.
id P_RS_bcb902e264cebcf5d43bbb9e9efb3108
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3341
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Coelho, Suzana MariaCPF:21298491053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6CPF:94094780088http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267940Z5Rodrigues, Cristiane Rodrigues de2015-04-14T14:12:28Z2008-10-312008-08-13RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa. 2008. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406644 - Anexo A.pdf: 7501606 bytes, checksum: 4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518b (MD5) Previous issue date: 2008-08-13Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodol?gica qualitativa, sobre a forma??o em Ci?ncias F?sicas de futuros professores das s?ries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar tra?os do perfil epistemol?gico desses futuros professores, analisando-se, tamb?m, rea??es positivas e obst?culos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elabora??o de uma unidade did?tica sobre a tem?tica Raios, Rel?mpagos e Trov?es. Os resultados apontam obst?culos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodol?gica, na compreens?o, explica??o e repercuss?o dos fen?menos f?sicos estudados na dimens?o real para a virtual. Por outro lado, indicam rea??es positivas como a preocupa??o dos sujeitos com a pr?pria forma??o e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida p?de promover, nos sujeitos, uma tomada de consci?ncia da import?ncia e da necessidade do ensino experimental de F?sica, com o auxilio do computador como recurso pedag?gico, nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflex?es e constru??es, baseadas nas experi?ncias, na alfabetiza??o cient?fica a partir da rela??o teoria e pr?tica, na media??o, no di?logo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educa??o aut?noma e a apropria??o de novas concep??es metodol?gicas de ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12731/406644%20-%20Anexo%20A.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17532/000406644-Texto%2bCompleto%2bApendices%2be%2bAnexos-1.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O CONTINUADAPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALF?SICA - ENSINOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL406644 - Anexo A.pdf.jpg406644 - Anexo A.pdf.jpgimage/jpeg4156http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/3/406644+-+Anexo+A.pdf.jpg746f58ea89399209dc6c94f21bca0b96MD53000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.jpg000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.jpgimage/jpeg6654http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/6/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.jpge272f8ad9ee01526b586384aba8f89c8MD56TEXT406644 - Anexo A.pdf.txt406644 - Anexo A.pdf.txttext/plain240423http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/2/406644+-+Anexo+A.pdf.txt6e5cf60669d1a40fec4f5d20339fa647MD52000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.txt000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.txttext/plain26734http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/5/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.txtd60c946692f411d5914a6aef0bc9cc41MD55ORIGINAL406644 - Anexo A.pdfapplication/pdf7501606http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/1/406644+-+Anexo+A.pdf4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518bMD51000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdfapplication/pdf17321034http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/4/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf088e43eca7d01ca1076bc3604347c6f4MD54tede/33412015-04-30 08:15:38.131oai:tede2.pucrs.br:tede/3341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
title Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
spellingShingle Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
Rodrigues, Cristiane Rodrigues de
EDUCA??O CONTINUADA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
F?SICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
title_full Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
title_fullStr Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
title_full_unstemmed Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
title_sort Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
author Rodrigues, Cristiane Rodrigues de
author_facet Rodrigues, Cristiane Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Suzana Maria
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21298491053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:94094780088
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267940Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristiane Rodrigues de
contributor_str_mv Coelho, Suzana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O CONTINUADA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
F?SICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
topic EDUCA??O CONTINUADA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
F?SICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodol?gica qualitativa, sobre a forma??o em Ci?ncias F?sicas de futuros professores das s?ries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar tra?os do perfil epistemol?gico desses futuros professores, analisando-se, tamb?m, rea??es positivas e obst?culos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elabora??o de uma unidade did?tica sobre a tem?tica Raios, Rel?mpagos e Trov?es. Os resultados apontam obst?culos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodol?gica, na compreens?o, explica??o e repercuss?o dos fen?menos f?sicos estudados na dimens?o real para a virtual. Por outro lado, indicam rea??es positivas como a preocupa??o dos sujeitos com a pr?pria forma??o e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida p?de promover, nos sujeitos, uma tomada de consci?ncia da import?ncia e da necessidade do ensino experimental de F?sica, com o auxilio do computador como recurso pedag?gico, nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflex?es e constru??es, baseadas nas experi?ncias, na alfabetiza??o cient?fica a partir da rela??o teoria e pr?tica, na media??o, no di?logo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educa??o aut?noma e a apropria??o de novas concep??es metodol?gicas de ensino.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa. 2008. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341
identifier_str_mv RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa. 2008. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/3/406644+-+Anexo+A.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/6/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/2/406644+-+Anexo+A.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/5/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/1/406644+-+Anexo+A.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/4/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 746f58ea89399209dc6c94f21bca0b96
e272f8ad9ee01526b586384aba8f89c8
6e5cf60669d1a40fec4f5d20339fa647
d60c946692f411d5914a6aef0bc9cc41
4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518b
088e43eca7d01ca1076bc3604347c6f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195285184512