Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341 |
Resumo: | Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodol?gica qualitativa, sobre a forma??o em Ci?ncias F?sicas de futuros professores das s?ries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar tra?os do perfil epistemol?gico desses futuros professores, analisando-se, tamb?m, rea??es positivas e obst?culos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elabora??o de uma unidade did?tica sobre a tem?tica Raios, Rel?mpagos e Trov?es. Os resultados apontam obst?culos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodol?gica, na compreens?o, explica??o e repercuss?o dos fen?menos f?sicos estudados na dimens?o real para a virtual. Por outro lado, indicam rea??es positivas como a preocupa??o dos sujeitos com a pr?pria forma??o e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida p?de promover, nos sujeitos, uma tomada de consci?ncia da import?ncia e da necessidade do ensino experimental de F?sica, com o auxilio do computador como recurso pedag?gico, nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflex?es e constru??es, baseadas nas experi?ncias, na alfabetiza??o cient?fica a partir da rela??o teoria e pr?tica, na media??o, no di?logo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educa??o aut?noma e a apropria??o de novas concep??es metodol?gicas de ensino. |
id |
P_RS_bcb902e264cebcf5d43bbb9e9efb3108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3341 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, Suzana MariaCPF:21298491053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6CPF:94094780088http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267940Z5Rodrigues, Cristiane Rodrigues de2015-04-14T14:12:28Z2008-10-312008-08-13RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa. 2008. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406644 - Anexo A.pdf: 7501606 bytes, checksum: 4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518b (MD5) Previous issue date: 2008-08-13Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodol?gica qualitativa, sobre a forma??o em Ci?ncias F?sicas de futuros professores das s?ries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar tra?os do perfil epistemol?gico desses futuros professores, analisando-se, tamb?m, rea??es positivas e obst?culos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elabora??o de uma unidade did?tica sobre a tem?tica Raios, Rel?mpagos e Trov?es. Os resultados apontam obst?culos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodol?gica, na compreens?o, explica??o e repercuss?o dos fen?menos f?sicos estudados na dimens?o real para a virtual. Por outro lado, indicam rea??es positivas como a preocupa??o dos sujeitos com a pr?pria forma??o e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida p?de promover, nos sujeitos, uma tomada de consci?ncia da import?ncia e da necessidade do ensino experimental de F?sica, com o auxilio do computador como recurso pedag?gico, nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflex?es e constru??es, baseadas nas experi?ncias, na alfabetiza??o cient?fica a partir da rela??o teoria e pr?tica, na media??o, no di?logo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educa??o aut?noma e a apropria??o de novas concep??es metodol?gicas de ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12731/406644%20-%20Anexo%20A.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17532/000406644-Texto%2bCompleto%2bApendices%2be%2bAnexos-1.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O CONTINUADAPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALF?SICA - ENSINOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL406644 - Anexo A.pdf.jpg406644 - Anexo A.pdf.jpgimage/jpeg4156http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/3/406644+-+Anexo+A.pdf.jpg746f58ea89399209dc6c94f21bca0b96MD53000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.jpg000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.jpgimage/jpeg6654http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/6/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.jpge272f8ad9ee01526b586384aba8f89c8MD56TEXT406644 - Anexo A.pdf.txt406644 - Anexo A.pdf.txttext/plain240423http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/2/406644+-+Anexo+A.pdf.txt6e5cf60669d1a40fec4f5d20339fa647MD52000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.txt000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf.txttext/plain26734http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/5/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.txtd60c946692f411d5914a6aef0bc9cc41MD55ORIGINAL406644 - Anexo A.pdfapplication/pdf7501606http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/1/406644+-+Anexo+A.pdf4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518bMD51000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdfapplication/pdf17321034http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/4/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf088e43eca7d01ca1076bc3604347c6f4MD54tede/33412015-04-30 08:15:38.131oai:tede2.pucrs.br:tede/3341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
title |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
spellingShingle |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa Rodrigues, Cristiane Rodrigues de EDUCA??O CONTINUADA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL F?SICA - ENSINO APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
title_full |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
title_fullStr |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
title_full_unstemmed |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
title_sort |
Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa |
author |
Rodrigues, Cristiane Rodrigues de |
author_facet |
Rodrigues, Cristiane Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Suzana Maria |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21298491053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:94094780088 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267940Z5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristiane Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Coelho, Suzana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O CONTINUADA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL F?SICA - ENSINO APRENDIZAGEM |
topic |
EDUCA??O CONTINUADA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL F?SICA - ENSINO APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodol?gica qualitativa, sobre a forma??o em Ci?ncias F?sicas de futuros professores das s?ries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar tra?os do perfil epistemol?gico desses futuros professores, analisando-se, tamb?m, rea??es positivas e obst?culos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elabora??o de uma unidade did?tica sobre a tem?tica Raios, Rel?mpagos e Trov?es. Os resultados apontam obst?culos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodol?gica, na compreens?o, explica??o e repercuss?o dos fen?menos f?sicos estudados na dimens?o real para a virtual. Por outro lado, indicam rea??es positivas como a preocupa??o dos sujeitos com a pr?pria forma??o e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida p?de promover, nos sujeitos, uma tomada de consci?ncia da import?ncia e da necessidade do ensino experimental de F?sica, com o auxilio do computador como recurso pedag?gico, nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflex?es e constru??es, baseadas nas experi?ncias, na alfabetiza??o cient?fica a partir da rela??o teoria e pr?tica, na media??o, no di?logo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educa??o aut?noma e a apropria??o de novas concep??es metodol?gicas de ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa. 2008. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de f?sica nas s?ries iniciais : um estudo de caso sobre forma??o docente com ?nfase na experimenta??o e na inform?tica educativa. 2008. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/3/406644+-+Anexo+A.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/6/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/2/406644+-+Anexo+A.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/5/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/1/406644+-+Anexo+A.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3341/4/000406644-Texto%2BCompleto%2BApendices%2Be%2BAnexos-1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
746f58ea89399209dc6c94f21bca0b96 e272f8ad9ee01526b586384aba8f89c8 6e5cf60669d1a40fec4f5d20339fa647 d60c946692f411d5914a6aef0bc9cc41 4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518b 088e43eca7d01ca1076bc3604347c6f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195285184512 |