A desmitologiza??o da educa??o a partir de Theodor W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Alex Sander da lattes
Orientador(a): Hermann, Nadja Mara Amilibia lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654
Resumo: Este estudo tem como ponto b?sico problematizar a racionalidade formativa da educa??o. Isso n?o significa submeter arbitrariamente a educa??o a uma determinada orienta??o epistemol?gica e, muito menos, fazer unicamente uma destitui??o de sentidos da sua racionalidade. Seria, isto sim, ponderar a capacidade de abertura da pr?pria racionalidade educativa para compreender as altera??es epistemol?gicas e sociais contempor?neas. Trata-se, portanto, de entender a educa??o vinculada a uma profunda reorienta??o em suas teorias e pr?ticas educativas. Pretende-se, assim, investigar at? que ponto a educa??o ainda ? um recurso fundamental para a forma??o cr?tica dos indiv?duos e at? onde est?o seus limites. O objetivo central ? discutir a desmitologiza??o do conceito, no sentido de analisar a dimens?es est?tico-formativas da educa??o. Esse trabalho quer enfrentar a seguinte quest?o de fundo: ? poss?vel desmitologizar a educa??o, sem desmitologizar a ratio (raz?o instrumental), sem desmitologizar a ci?ncia, a t?cnica (tecnologias), o sistema e o modo de produ??o capitalista? Desse modo, delimita- se a seguinte problem?tica: Como pensar a educa??o no ?mbito de uma persist?ncia da raz?o instrumental? De que forma pode-se pens?-la em termos de contribui??o para a desmitologiza??o do seu conceito na atualidade? O referencial desse trabalho se insere no universo das quest?es da teoria cr?tica de Theodor W. Adorno. O fil?sofo nos traz uma importante contribui??o para situar a educa??o no contexto de persist?ncia da raz?o instrumental na atualidade. Nele estaria suposta a necessidade de se avan?ar na dire??o cr?tica do conceito de educa??o para a maioridade. Isso permitir? o questionamento das posi??es te?ricas e pr?ticas da persistente racionalidade instrumental que ? imperativa no ?mbito pedag?gico. O objetivo ? relacionar o conceito de educa??o com seus desdobramentos cr?ticos que visem se contrapor aos processos deformativos impetrados pela raz?o instrumental na atualidade. Significa, pois, repensar a educa??o a partir de categorias potencialmente pedag?gicas da teoria cr?tica adorniana. Tal teoria, no sentido em que conhecemos, tem como uma das caracter?sticas o reconhecimento expl?cito de sua rela??o com a objetividade social, na qual busca uma media??o cr?tica da forma??o.
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