Atividades interativas como geradoras de situa??es no campo conceitual da matem?tica
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3305 |
Resumo: | Esse trabalho de investiga??o que tem como fundamenta??o te?rica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) teve como principal objetivo, analisar se uma abordagem metodol?gica de ensino, priorizando situa??es interativas, pode contribuir para uma constru??o significativa do conhecimento de alunos de 6? s?rie do Ensino Fundamental, no campo conceitual dos n?meros inteiros. Essa problem?tica surgiu em fun??o de preocupa??es relacionadas aos dados do INEP (Prova Brasil 2005) na regi?o onde reside e trabalha a autora. A situa??o cr?tica envolvendo a aprendizagem foi interpretada como falta de sintonia no processo de ensino e de aprendizagem. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud atribui ao professor a responsabilidade de encaminhar a constru??o de conceitos mediante a escolha mais adequada poss?vel de situa??es (tarefas) que permitam a evolu??o conceitual dos estudantes. Buscou-se investigar, o impacto das situa??es interativas no sentido de melhorar pelo menos o que est? ao alcance da escola. Para que o processo de investiga??o fosse poss?vel, foi planejada e executada uma proposta metodol?gica rica em situa??es interativa como jogos e desafio, sem limitar-se exclusivamente a esse tipo de atividade. Os resultados que ser?o apresentados, foram obtidos por meio de observa??es feitas em sala de aula, an?lise dos procedimentos-em-a??o utilizados pelos estudantes ao longo do processo e tamb?m em entrevista feitas com os alunos. Foi de essencial import?ncia oportunizar aos estudantes a explicita??o do que Vergnaud denomina de invariantes operat?rios ou conhecimentos-em-a??o utilizados por eles, e as concep??es que fundamentam esses procedimentos, para que o professor pudesse propor situa??es, visando levar o aluno a reconstruir esquemas satisfat?rios para um determinado conceito. Procura-se ao longo do texto, discutir a import?ncia de o professor planejar e replanejar a situa??es a serem propostas aos alunos, visando uma constru??o significativa dos conceitos matem?ticos. Os resultados encontrados mostram que as atividades interativas s?o eficazes para a efetiva??o de uma educa??o inovadora, mais humana, envolvente, na qual o professor ultrapasse a fun??o de transmissor de conhecimentos sistematizados, despertando nos estudantes o interesse por aprender. |
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