O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rangel, Luiz Fl?vio lattes
Orientador(a): Moraes, Roque lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a constru??o de um clima favor?vel ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino m?dio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um di?logo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa atrav?s de relatos textuais quais as caracter?sticas dos seus professores que favoreciam a constru??o de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as rela??es interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a import?ncia e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promo??o das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das compet?ncias dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de constru??o do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e pol?ticos de sua pr?tica pedag?gica, e dessa forma possibilita a cria??o de espa?os de di?logos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de interven??o social.
id P_RS_d09f37364df95ed50771fde53476d3ab
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3334
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:35468130068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744670T8Rangel, Luiz Fl?vio2015-04-14T14:12:26Z2006-12-052006-03-03RANGEL, Luiz Fl?vio. O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor. 2006. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345667.pdf: 527816 bytes, checksum: 3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6 (MD5) Previous issue date: 2006-03-03O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a constru??o de um clima favor?vel ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino m?dio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um di?logo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa atrav?s de relatos textuais quais as caracter?sticas dos seus professores que favoreciam a constru??o de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as rela??es interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a import?ncia e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promo??o das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das compet?ncias dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de constru??o do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e pol?ticos de sua pr?tica pedag?gica, e dessa forma possibilita a cria??o de espa?os de di?logos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de interven??o social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12703/345667.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALCOMPET?NCIA PROFISSIONALRELA??O PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL345667.pdf.jpg345667.pdf.jpgimage/jpeg3232http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/3/345667.pdf.jpgf92c4457180338e5abd54ed85adc946bMD53TEXT345667.pdf.txt345667.pdf.txttext/plain226773http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/2/345667.pdf.txta3a7a661f68e9f3d2537edd3f93d224cMD52ORIGINAL345667.pdfapplication/pdf527816http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/1/345667.pdf3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6MD51tede/33342015-04-17 15:59:58.668oai:tede2.pucrs.br:tede/3334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
title O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
spellingShingle O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
Rangel, Luiz Fl?vio
EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
COMPET?NCIA PROFISSIONAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
title_full O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
title_fullStr O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
title_full_unstemmed O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
title_sort O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
author Rangel, Luiz Fl?vio
author_facet Rangel, Luiz Fl?vio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Roque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00705080030
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:35468130068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744670T8
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Luiz Fl?vio
contributor_str_mv Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
COMPET?NCIA PROFISSIONAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
topic EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
COMPET?NCIA PROFISSIONAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a constru??o de um clima favor?vel ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino m?dio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um di?logo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa atrav?s de relatos textuais quais as caracter?sticas dos seus professores que favoreciam a constru??o de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as rela??es interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a import?ncia e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promo??o das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das compet?ncias dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de constru??o do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e pol?ticos de sua pr?tica pedag?gica, e dessa forma possibilita a cria??o de espa?os de di?logos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de interven??o social.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RANGEL, Luiz Fl?vio. O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor. 2006. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334
identifier_str_mv RANGEL, Luiz Fl?vio. O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor. 2006. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/3/345667.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/2/345667.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/1/345667.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f92c4457180338e5abd54ed85adc946b
a3a7a661f68e9f3d2537edd3f93d224c
3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195265261568