O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a constru??o de um clima favor?vel ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino m?dio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um di?logo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa atrav?s de relatos textuais quais as caracter?sticas dos seus professores que favoreciam a constru??o de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as rela??es interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a import?ncia e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promo??o das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das compet?ncias dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de constru??o do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e pol?ticos de sua pr?tica pedag?gica, e dessa forma possibilita a cria??o de espa?os de di?logos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de interven??o social. |
id |
P_RS_d09f37364df95ed50771fde53476d3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3334 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:35468130068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744670T8Rangel, Luiz Fl?vio2015-04-14T14:12:26Z2006-12-052006-03-03RANGEL, Luiz Fl?vio. O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor. 2006. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345667.pdf: 527816 bytes, checksum: 3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6 (MD5) Previous issue date: 2006-03-03O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a constru??o de um clima favor?vel ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino m?dio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um di?logo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa atrav?s de relatos textuais quais as caracter?sticas dos seus professores que favoreciam a constru??o de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as rela??es interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a import?ncia e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promo??o das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das compet?ncias dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de constru??o do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e pol?ticos de sua pr?tica pedag?gica, e dessa forma possibilita a cria??o de espa?os de di?logos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de interven??o social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12703/345667.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALCOMPET?NCIA PROFISSIONALRELA??O PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL345667.pdf.jpg345667.pdf.jpgimage/jpeg3232http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/3/345667.pdf.jpgf92c4457180338e5abd54ed85adc946bMD53TEXT345667.pdf.txt345667.pdf.txttext/plain226773http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/2/345667.pdf.txta3a7a661f68e9f3d2537edd3f93d224cMD52ORIGINAL345667.pdfapplication/pdf527816http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/1/345667.pdf3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6MD51tede/33342015-04-17 15:59:58.668oai:tede2.pucrs.br:tede/3334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
title |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
spellingShingle |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor Rangel, Luiz Fl?vio EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL COMPET?NCIA PROFISSIONAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
title_full |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
title_fullStr |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
title_full_unstemmed |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
title_sort |
O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor |
author |
Rangel, Luiz Fl?vio |
author_facet |
Rangel, Luiz Fl?vio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00705080030 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:35468130068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744670T8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Luiz Fl?vio |
contributor_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL COMPET?NCIA PROFISSIONAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO |
topic |
EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL COMPET?NCIA PROFISSIONAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a constru??o de um clima favor?vel ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino m?dio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um di?logo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa atrav?s de relatos textuais quais as caracter?sticas dos seus professores que favoreciam a constru??o de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as rela??es interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a import?ncia e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promo??o das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das compet?ncias dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de constru??o do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e pol?ticos de sua pr?tica pedag?gica, e dessa forma possibilita a cria??o de espa?os de di?logos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de interven??o social. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-12-05 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RANGEL, Luiz Fl?vio. O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor. 2006. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
identifier_str_mv |
RANGEL, Luiz Fl?vio. O equil?brio din?mico entre o racional e o emocional : movimentos de forma??o de um bom professor. 2006. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/3/345667.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/2/345667.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/1/345667.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f92c4457180338e5abd54ed85adc946b a3a7a661f68e9f3d2537edd3f93d224c 3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195265261568 |