Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matem?tica, com alunos de 5? s?rie do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na forma??o de um cidad?o cr?tico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o di?logo e a pesquisa em sala de aula. As reflex?es aqui compartilhadas s?o partes de leituras e experi?ncias vividas na sala de aula, al?m de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos te?ricos est?o amparados em autores como Ol? Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambr?sio. Na presente pesquisa est?o descritas as quest?es emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a hist?ria da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflex?es resultantes das mesmas. A an?lise dos resultados foi realizada a partir de quest?es que contribuem na forma??o do senso cr?tico do aluno, observando de que maneira a viv?ncia cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas rela??es que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observa??o para coleta de dados e a triangula??o como estrat?gia na an?lise das informa??es obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se ? realidade descrita especificamente neste relato, que ? parte de um processo, condizente com estes fatos |
id |
P_RS_ec143b4eef31d344d0e0d90f63f185bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3332 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:88917738087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236422Z8Altenhofen, Marcele Elisa2015-04-14T14:12:26Z2008-07-282008-03-17ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico. 2008. 108 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403145.pdf: 2125280 bytes, checksum: abbd82aa0d4e340729062e0c5073be74 (MD5) Previous issue date: 2008-03-17Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matem?tica, com alunos de 5? s?rie do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na forma??o de um cidad?o cr?tico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o di?logo e a pesquisa em sala de aula. As reflex?es aqui compartilhadas s?o partes de leituras e experi?ncias vividas na sala de aula, al?m de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos te?ricos est?o amparados em autores como Ol? Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambr?sio. Na presente pesquisa est?o descritas as quest?es emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a hist?ria da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflex?es resultantes das mesmas. A an?lise dos resultados foi realizada a partir de quest?es que contribuem na forma??o do senso cr?tico do aluno, observando de que maneira a viv?ncia cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas rela??es que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observa??o para coleta de dados e a triangula??o como estrat?gia na an?lise das informa??es obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se ? realidade descrita especificamente neste relato, que ? parte de um processo, condizente com estes fatosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12651/403145.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINOAPRENDIZAGEMRELA??O PROFESSOR-ALUNOEDUCA??O E CIDADANIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?ticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL403145.pdf.jpg403145.pdf.jpgimage/jpeg2818http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/3/403145.pdf.jpgc064825f754ca84164f02b7d659ddb6dMD53TEXT403145.pdf.txt403145.pdf.txttext/plain153708http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/2/403145.pdf.txt020d4bf31e52048d04c6d2177480d212MD52ORIGINAL403145.pdfapplication/pdf2125280http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/1/403145.pdfabbd82aa0d4e340729062e0c5073be74MD51tede/33322015-04-17 15:59:58.46oai:tede2.pucrs.br:tede/3332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
title |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
spellingShingle |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico Altenhofen, Marcele Elisa EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO APRENDIZAGEM RELA??O PROFESSOR-ALUNO EDUCA??O E CIDADANIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
title_full |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
title_fullStr |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
title_full_unstemmed |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
title_sort |
Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico |
author |
Altenhofen, Marcele Elisa |
author_facet |
Altenhofen, Marcele Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16876504034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:88917738087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236422Z8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altenhofen, Marcele Elisa |
contributor_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO APRENDIZAGEM RELA??O PROFESSOR-ALUNO EDUCA??O E CIDADANIA |
topic |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO APRENDIZAGEM RELA??O PROFESSOR-ALUNO EDUCA??O E CIDADANIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matem?tica, com alunos de 5? s?rie do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na forma??o de um cidad?o cr?tico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o di?logo e a pesquisa em sala de aula. As reflex?es aqui compartilhadas s?o partes de leituras e experi?ncias vividas na sala de aula, al?m de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos te?ricos est?o amparados em autores como Ol? Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambr?sio. Na presente pesquisa est?o descritas as quest?es emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a hist?ria da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflex?es resultantes das mesmas. A an?lise dos resultados foi realizada a partir de quest?es que contribuem na forma??o do senso cr?tico do aluno, observando de que maneira a viv?ncia cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas rela??es que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observa??o para coleta de dados e a triangula??o como estrat?gia na an?lise das informa??es obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se ? realidade descrita especificamente neste relato, que ? parte de um processo, condizente com estes fatos |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico. 2008. 108 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332 |
identifier_str_mv |
ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matem?tica para a forma??o de um cidad?o cr?tico. 2008. 108 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/3/403145.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/2/403145.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/1/403145.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c064825f754ca84164f02b7d659ddb6d 020d4bf31e52048d04c6d2177480d212 abbd82aa0d4e340729062e0c5073be74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195258970112 |