No fio da hist?ria : uma an?lise da (re)constru??o identit?ria dos professores : entrecruzando tempos, mem?rias e espa?os
Ano de defesa: | 2007 |
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Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
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Departamento: |
Faculdade de Educa?
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3837 |
Resumo: | Nesse sentido, compreendo os passos dados e analiso os fatores que influenciaram as escolhas did?tico/pedag?gicas destes profissionais da educa??o. Integro a esse ponto de partida um outro, no qual, creio, fico ancorado nos aportes te?ricos de Huberman (l992), N?voa (1992), Moita (1992) e Silva (2000) , autores que salientam que os fatores da forma??o profissional, como a escolha de cursos de capacita??o, est?o diretamente ligados ? constru??o dos valores e aos seus recortes vivenciais, e que estes promovem uma conduta ?mpar diante de realidades t?o diversas que se apresentam no ambiente escolar (TAVARES, 1999). O objeto deste estudo, sobre o qual me debrucei, foi o de compreender a individualidade dos quatro professores, as influ?ncias vividas no percurso hist?rico envolvendo suas cren?as, escolhas e procedimentos pedag?gicos. Esta investiga??o voltou-se para a constru??o da identidade desses professores, com o prop?sito de compreender as tramas que os levaram a fazer suas escolhas conscientes ou n?o. Neste particular, saliento que essas escolhas refletem-se diretamente em sua atua??o docente, como sujeitos inseridos no contexto escolar. Os fazeres pedag?gicos e suas conseq??ncias nos processos de ensino e de aprendizagem est?o diretamente ligados ao objeto desta investiga??o. O procedimento de investiga??o neste estudo privilegiou as narrativas e foi desenvolvido e amparado no paradigma qualitativo, em uma proposta construtivista (LINCOLN; GUBA, 1985), caracterizando-se como uma investiga??o de narrativas autobiogr?ficas. Lancei-me na interpreta??o e compreens?o das vari?veis encontradas, abrindo campo de vis?o e de trabalho para uma profunda reflex?o. Aquelas muitas horas de observa??o participante na investiga??o de cunho etnogr?fico durante o mestrado estiveram presentes, pois isso favoreceu e ampliou minha compreens?o das rela??es entre o narrado e a pr?tica pedag?gica. A an?lise de conte?do (ENGERS, 1987) auxiliou-me a encontrar as categorias e a compreender o percurso identit?rio dos participantes desta pesquisa. Isso permitiu uma ampla vis?o de todas as falas, o que cada participante disse sobre um tema comum a todos, bem como pelas viv?ncias nas m?ltiplas observa??es realizadas anteriormente. Concluo que alguns detalhes dessa pr?tica est?o diretamente ligados, entrela?ados com fatos antigos, trazidos pela mem?ria, vividos em outros tempos e resgatados, de alguma maneira, em um fazer atual. Em um primeiro momento, encontrei-me individualmente com os quatro participantes, convidando-os para mais uma jornada investigativa. Realizei algumas combina??es, como o uso de relatos gravados e a posterior negocia??o (LINCOLN e GUBA, 1985), quando cada um deles p?de ler a transcri??o das fitas e discutir seu conte?do, a fim de analisar o pr?prio relato. Uso como base para a narrativa, a entrevista aberta e flex?vel, passando por um processo n?o-diretivo (POIRIER et al., 1999), em que o investigador est? presente apenas como facilitador, sem estabelecer rela??es de censura nem direcionar para respostas. Apoiado em Erikson (1976), Bronfenbrenner (1996), N?voa (2001) e Dam?sio (2004), apresento os caminhos vivenciados, ora semelhantes, ora divergentes, em que os professores participantes desta pesquisa passaram e, ainda passam, constituindo um processo identit?rio flex?vel e din?mico, interferindo diretamente no posicionamento frente ?s a??es pedag?gicas. Conforme desenvolvido, o organismo, o corpo, as estruturas heredit?rias, o grupo prim?rio e secund?rio est?o imersos em uma cadeia de rela??es culturais que comp?em e diferenciam os seres humanos em sua trajet?ria de vida. Apresento uma proposta de trabalho voltada ? forma??o docente embasada nos achados narrativos dos professores participantes desta investiga??o. Concluo apontando possibilidades e alternativas de aprendizagem sistem?tica e permanente em que a escola torna-se um espa?o de escuta e de constru??o cont?nua de saberes pessoais e interpessoais. |
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Integro a esse ponto de partida um outro, no qual, creio, fico ancorado nos aportes te?ricos de Huberman (l992), N?voa (1992), Moita (1992) e Silva (2000) , autores que salientam que os fatores da forma??o profissional, como a escolha de cursos de capacita??o, est?o diretamente ligados ? constru??o dos valores e aos seus recortes vivenciais, e que estes promovem uma conduta ?mpar diante de realidades t?o diversas que se apresentam no ambiente escolar (TAVARES, 1999). O objeto deste estudo, sobre o qual me debrucei, foi o de compreender a individualidade dos quatro professores, as influ?ncias vividas no percurso hist?rico envolvendo suas cren?as, escolhas e procedimentos pedag?gicos. Esta investiga??o voltou-se para a constru??o da identidade desses professores, com o prop?sito de compreender as tramas que os levaram a fazer suas escolhas conscientes ou n?o. Neste particular, saliento que essas escolhas refletem-se diretamente em sua atua??o docente, como sujeitos inseridos no contexto escolar. Os fazeres pedag?gicos e suas conseq??ncias nos processos de ensino e de aprendizagem est?o diretamente ligados ao objeto desta investiga??o. O procedimento de investiga??o neste estudo privilegiou as narrativas e foi desenvolvido e amparado no paradigma qualitativo, em uma proposta construtivista (LINCOLN; GUBA, 1985), caracterizando-se como uma investiga??o de narrativas autobiogr?ficas. Lancei-me na interpreta??o e compreens?o das vari?veis encontradas, abrindo campo de vis?o e de trabalho para uma profunda reflex?o. Aquelas muitas horas de observa??o participante na investiga??o de cunho etnogr?fico durante o mestrado estiveram presentes, pois isso favoreceu e ampliou minha compreens?o das rela??es entre o narrado e a pr?tica pedag?gica. 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Uso como base para a narrativa, a entrevista aberta e flex?vel, passando por um processo n?o-diretivo (POIRIER et al., 1999), em que o investigador est? presente apenas como facilitador, sem estabelecer rela??es de censura nem direcionar para respostas. Apoiado em Erikson (1976), Bronfenbrenner (1996), N?voa (2001) e Dam?sio (2004), apresento os caminhos vivenciados, ora semelhantes, ora divergentes, em que os professores participantes desta pesquisa passaram e, ainda passam, constituindo um processo identit?rio flex?vel e din?mico, interferindo diretamente no posicionamento frente ?s a??es pedag?gicas. Conforme desenvolvido, o organismo, o corpo, as estruturas heredit?rias, o grupo prim?rio e secund?rio est?o imersos em uma cadeia de rela??es culturais que comp?em e diferenciam os seres humanos em sua trajet?ria de vida. Apresento uma proposta de trabalho voltada ? forma??o docente embasada nos achados narrativos dos professores participantes desta investiga??o. 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No fio da hist?ria : uma an?lise da (re)constru??o identit?ria dos professores : entrecruzando tempos, mem?rias e espa?os Pereira, Gilson de Almeida PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL IDENTIDADE (PSICOLOGIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
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