Escola p?blica : bem-estar docente, mal-estar docente e g?nero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Gon?alves, Cecy Maria Martins Marimon lattes
Orientador(a): Bernardes, Nara Maria Guazzelli lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3585
Resumo: Esta pesquisa problematiza o bem-estar e o mal-estar docentes e foi realizada com trinta por cento do quadro docente de uma escola p?blica que atende a aproximadamente mil e novecentos alunos, no munic?pio de Alegrete/RS. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, que permitiu identificar as rela??es existentes entre bem-estar e mal-estar docentes e g?nero. No ?mbito do bem-estar e mal-estar docentes, ap?ia-se, teoricamente, em Jesus (1997; 1998; 2000) e Esteve (1987; 1994; 2004). Com rela??o ao g?nero, busca suporte nos estudos de pesquisadoras feministas, como Bruschini (1986; 1994), Carvalho (1998; 1999) e Sorj (2005), entre outras. A an?lise quantitativa possibilitou a compreens?o de que o fen?meno mal-estar docente atinge 25% do grupo pesquisado e ? atravessado pelas rela??es de g?nero: altos n?veis de mal-estar docente acometem apenas as mulheres, enquanto nos n?veis elevados de bem-estar docente, a maioria ? do sexo masculino. A an?lise qualitativa permitiu a constru??o de quatro categorias a posteriori : o bem-estar e o mal-estar docentes relacionados ? forma??o cultural de homens e mulheres e suas conseq??ncias na realiza??o das tarefas dom?sticas e profissionais; a import?ncia da dimens?o do cuidado, tanto no bem-estar, quanto no mal-estar docentes entre professoras; a rela??o direta entre os tempos de trabalho escolar e dom?stico e os n?veis de estresse e exaust?o profissional; mudan?as no contexto s?cio-econ?mico-pol?tico-educacional que se constituem fatores relevantes para o estabelecimento de um quadro de mal-estar docente. As reflex?es elaboradas indicam a import?ncia do processo de destradicionaliza??o das rela??es de g?nero, o qual ainda ? incipiente na regi?o estudada, para a diminui??o dos n?veis de mal-estar docente entre as professoras. Apontam, tamb?m, a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema e de divulg?-los da forma mais abrangente poss?vel, envolvendo, inclusive, os respons?veis pelas decis?es e pol?ticas p?blicas, com vistas a minimizar alguns dos potenciais estressores de ordem extr?nseca, presentes na atividade docente, para o grupo investigado.
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