Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Hoeltz, Luciano lattes
Orientador(a): Sampaio, Claudio Hoffmann lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5657
Resumo: This research aims to understand the possible relationships between co-production and performance in new product development (NPD). Therefore, studies were performed on co-production and NPD in light of the value co-creation, considering research done on the importance of interaction between customers and the firm (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al., 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). Based on this understanding, six theoretical propositions were formulated: four of them were focused on the positive effect of the co-production on NPD performance and other two were about organization of the coproduction on NDP process. Interviews with eight NPD experts were done to verify the convergence of these propositions with market practices. Content analysis of the data collected during the interviews revealed convergence of five theoretical propositions, signaling indications that the adoption of the coproduction approach contributes to NPD performance. Finally, this study suggests a research agenda aimed at deepening the theme.
id P_RS_fef4a35abb40c3da6158adb22e3d2196
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5657
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:72848430044http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798183J3Hoeltz, Luciano2015-04-14T14:52:28Z2013-05-152013-03-25HOELTZ, Luciano. Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho. 2013. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5657This research aims to understand the possible relationships between co-production and performance in new product development (NPD). Therefore, studies were performed on co-production and NPD in light of the value co-creation, considering research done on the importance of interaction between customers and the firm (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al., 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). Based on this understanding, six theoretical propositions were formulated: four of them were focused on the positive effect of the co-production on NPD performance and other two were about organization of the coproduction on NDP process. Interviews with eight NPD experts were done to verify the convergence of these propositions with market practices. Content analysis of the data collected during the interviews revealed convergence of five theoretical propositions, signaling indications that the adoption of the coproduction approach contributes to NPD performance. Finally, this study suggests a research agenda aimed at deepening the theme.Esta pesquisa tem o objetivo de entender as poss?veis rela??es entre coprodu??o e desempenho no desenvolvimento de novos produtos (DNP). Para tanto, foram realizados estudos sobre coprodu??o e DNP ? luz da cocria??o de valor, considerando investiga??es feitas sobre a import?ncia da intera??o entre firma e clientes (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al., 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). A partir desse entendimento, foram lan?adas seis proposi??es te?ricas, sendo quatro voltadas ? influ?ncia positiva entre coprodu??o e desempenho de DNP e duas sobre a estrutura??o da coprodu??o no processo de DNP. Foram feitas entrevistas com oito especialistas em DNP, a fim de verificar a converg?ncia dessas proposi??es com pr?ticas de mercado. A an?lise de conte?do dos dados coletadas durante as entrevistas revelou converg?ncia de cinco proposi??es te?ricas, sinalizando ind?cios de que a ado??o de abordagem de coprodu??o no DNP contribui para seu desempenho. Por fim, este estudo sugere uma agenda de pesquisa voltada ao aprofundamento do tema.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447808.pdf: 907109 bytes, checksum: 6e85caa425bd6acc5a6ef74a3ca567a1 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16801/447808.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASPRODUTOS - DESENVOLVIMENTOINTERA??O SOCIAL - PESQUISASINOVA??OCRIATIVIDADE (ADMINISTRA??O DE EMPRESAS)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOIntera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL447808.pdf.jpg447808.pdf.jpgimage/jpeg3687http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5657/3/447808.pdf.jpg4fc5bbb2e00574bc481d0fdfcc3e8e27MD53TEXT447808.pdf.txt447808.pdf.txttext/plain287515http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5657/2/447808.pdf.txt18f3a253c9b983cbeaf833f5d04b6c00MD52ORIGINAL447808.pdfapplication/pdf907109http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5657/1/447808.pdf6e85caa425bd6acc5a6ef74a3ca567a1MD51tede/56572015-05-14 10:11:25.466oai:tede2.pucrs.br:tede/5657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
title Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
spellingShingle Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
Hoeltz, Luciano
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
PRODUTOS - DESENVOLVIMENTO
INTERA??O SOCIAL - PESQUISAS
INOVA??O
CRIATIVIDADE (ADMINISTRA??O DE EMPRESAS)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
title_full Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
title_fullStr Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
title_full_unstemmed Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
title_sort Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho
author Hoeltz, Luciano
author_facet Hoeltz, Luciano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37892720006
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:72848430044
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798183J3
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoeltz, Luciano
contributor_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
PRODUTOS - DESENVOLVIMENTO
INTERA??O SOCIAL - PESQUISAS
INOVA??O
CRIATIVIDADE (ADMINISTRA??O DE EMPRESAS)
topic ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
PRODUTOS - DESENVOLVIMENTO
INTERA??O SOCIAL - PESQUISAS
INOVA??O
CRIATIVIDADE (ADMINISTRA??O DE EMPRESAS)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This research aims to understand the possible relationships between co-production and performance in new product development (NPD). Therefore, studies were performed on co-production and NPD in light of the value co-creation, considering research done on the importance of interaction between customers and the firm (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al., 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). Based on this understanding, six theoretical propositions were formulated: four of them were focused on the positive effect of the co-production on NPD performance and other two were about organization of the coproduction on NDP process. Interviews with eight NPD experts were done to verify the convergence of these propositions with market practices. Content analysis of the data collected during the interviews revealed convergence of five theoretical propositions, signaling indications that the adoption of the coproduction approach contributes to NPD performance. Finally, this study suggests a research agenda aimed at deepening the theme.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HOELTZ, Luciano. Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho. 2013. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5657
identifier_str_mv HOELTZ, Luciano. Intera??o com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodu??o e da cocria??o de valor : uma an?lise de seu efeito sobre desempenho. 2013. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5657/3/447808.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5657/2/447808.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5657/1/447808.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fc5bbb2e00574bc481d0fdfcc3e8e27
18f3a253c9b983cbeaf833f5d04b6c00
6e85caa425bd6acc5a6ef74a3ca567a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793211653455872