Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Educação e Formação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/207 |
Resumo: | Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua. |
id |
SANT_428e665c5951e764dbc99ec70206a1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/207 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:0329608280http://lattes.cnpq.br/9590980489423631Paes, Salete Dubra2015-02-04T21:22:44Z2012-09-242012-06-14PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/207Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoensino de língua inglesaprática docenteglobalizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALsalete dubra.pdfapplication/pdf502560https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/1/salete%20dubra.pdf1e9e30eadd6c44a633e15795b83fc6f3MD51TEXTsalete dubra.pdf.txtsalete dubra.pdf.txtExtracted texttext/plain185135https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/2/salete%20dubra.pdf.txt018ee0261303e0288aa668f9dbec4023MD52THUMBNAILsalete dubra.pdf.jpgsalete dubra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/3/salete%20dubra.pdf.jpgab24e7c33be4961d61321b4b3de1f334MD53tede/2072021-10-04 18:28:53.0oai:tede.unisantos.br:tede/207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
title |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista Paes, Salete Dubra ensino de língua inglesa prática docente globalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
title_full |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
title_sort |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista |
author |
Paes, Salete Dubra |
author_facet |
Paes, Salete Dubra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:0329608280 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9590980489423631 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Salete Dubra |
contributor_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de língua inglesa prática docente globalização |
topic |
ensino de língua inglesa prática docente globalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-09-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/207 |
identifier_str_mv |
PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/1/salete%20dubra.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/2/salete%20dubra.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/3/salete%20dubra.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e9e30eadd6c44a633e15795b83fc6f3 018ee0261303e0288aa668f9dbec4023 ab24e7c33be4961d61321b4b3de1f334 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1797310889242656768 |