Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Paes, Salete Dubra lattes
Orientador(a): Gilberto, Irene Jeanete Lemos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/207
Resumo: Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua.
id SANT_428e665c5951e764dbc99ec70206a1c0
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/207
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:0329608280http://lattes.cnpq.br/9590980489423631Paes, Salete Dubra2015-02-04T21:22:44Z2012-09-242012-06-14PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/207Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoensino de língua inglesaprática docenteglobalizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALsalete dubra.pdfapplication/pdf502560https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/1/salete%20dubra.pdf1e9e30eadd6c44a633e15795b83fc6f3MD51TEXTsalete dubra.pdf.txtsalete dubra.pdf.txtExtracted texttext/plain185135https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/2/salete%20dubra.pdf.txt018ee0261303e0288aa668f9dbec4023MD52THUMBNAILsalete dubra.pdf.jpgsalete dubra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/3/salete%20dubra.pdf.jpgab24e7c33be4961d61321b4b3de1f334MD53tede/2072021-10-04 18:28:53.0oai:tede.unisantos.br:tede/207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
title Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
spellingShingle Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
Paes, Salete Dubra
ensino de língua inglesa
prática docente
globalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
title_full Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
title_fullStr Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
title_sort Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
author Paes, Salete Dubra
author_facet Paes, Salete Dubra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:0329608280
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9590980489423631
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Salete Dubra
contributor_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua inglesa
prática docente
globalização
topic ensino de língua inglesa
prática docente
globalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/207
identifier_str_mv PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/1/salete%20dubra.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/2/salete%20dubra.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/207/3/salete%20dubra.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e9e30eadd6c44a633e15795b83fc6f3
018ee0261303e0288aa668f9dbec4023
ab24e7c33be4961d61321b4b3de1f334
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310889242656768