O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Fernandes, Sandra Faria lattes
Orientador(a): Martins, Angela Maria lattes
Banca de defesa: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/130
Resumo: Esta pesquisa busca investigar as expectativas de jovens de um curso técnico de nível médio sobre a formação que obtiveram e o que esperam obter com a opção feita frente ao mercado de trabalho. Como pano de fundo, utilizamos os pressupostos que norteiam a política educacional para a área no Estado de São Paulo e as diretrizes da instituição formadora. Não realizamos uma análise macro do mercado de trabalho, mas um acompanhamento de jovens que freqüentam o último semestre do curso de Nutrição e Dietética, e sua saída da escola para o mercado. O referencial teórico para analisar o tema baseou-se nas contribuições de Sacristán (2000, 2001), Sennet (2006) Manfredi (2002) e Franzoi (2006). A pesquisa cumpriu as seguintes etapas: observação realizada na unidade escolar; entrevista com a direção da unidade; questionário exploratório aplicado a 84 alunos dos cursos de Metalurgia, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho; análise de documentos legais e entrevistas de aprofundamento realizadas com 3 alunos do curso de Nutrição e Dietética, selecionados com base nos dados obtidos no questionário exploratório. A escola selecionada para a pesquisa foi a Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos, uma das primeiras escolas profissionalizantes do País, que hoje pertence ao Centro Paula Sousa. Os dados coletados por meio das entrevistas foram tratados com base na análise de conteúdo. Nas conclusões finais, apontamos que embora as expectativas dos alunos quando procuram um curso técnico seja para ter uma profissão, deixam claro que pretendem continuar os estudos em nível superior. O curso técnico é visto pelos alunos entrevistados como uma ponte para alcançar a profissão desejada. Um campo de forças envolve essa fase de transição na vida dos jovens, que os leva para lugares que não escolheram e onde não pretendiam estar, mas que foram determinados em suas trajetórias de vida e formação, muito mais pelas condições de nascimento e conseqüente posição que ocupam na sociedade brasileira do que pelos seus projetos, seus sonhos e suas metas. Suas trajetórias se apresentam entrecortadas, em virtude de não conseguirem resolver a difícil equação que se estabelece entre a formação obtida, a pretendida e a inserção no mercado de trabalho. Embora percebam a falta de sintonia existente entre as políticas de formação profissional de nível médio e as políticas de geração de emprego e renda, os jovens, tendo como objetivo uma profissão, acreditam e aprovam a escola e o ensino técnico que fizeram, mas reivindicam políticas públicas de inclusão que assegurem o óbvio: emprego com carteira assinada.
id SANT_9955c136f0f5139873b78618e2f804c6
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/130
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Martins, Angela MariaCPF:89099257872http://lattes.cnpq.br/0347666367331379Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:06649034878http://lattes.cnpq.br/7151524568093059Fernandes, Sandra Faria2015-02-04T21:22:16Z2008-10-092008-04-27FERNANDES, Sandra Faria. O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/130Esta pesquisa busca investigar as expectativas de jovens de um curso técnico de nível médio sobre a formação que obtiveram e o que esperam obter com a opção feita frente ao mercado de trabalho. Como pano de fundo, utilizamos os pressupostos que norteiam a política educacional para a área no Estado de São Paulo e as diretrizes da instituição formadora. Não realizamos uma análise macro do mercado de trabalho, mas um acompanhamento de jovens que freqüentam o último semestre do curso de Nutrição e Dietética, e sua saída da escola para o mercado. O referencial teórico para analisar o tema baseou-se nas contribuições de Sacristán (2000, 2001), Sennet (2006) Manfredi (2002) e Franzoi (2006). A pesquisa cumpriu as seguintes etapas: observação realizada na unidade escolar; entrevista com a direção da unidade; questionário exploratório aplicado a 84 alunos dos cursos de Metalurgia, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho; análise de documentos legais e entrevistas de aprofundamento realizadas com 3 alunos do curso de Nutrição e Dietética, selecionados com base nos dados obtidos no questionário exploratório. A escola selecionada para a pesquisa foi a Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos, uma das primeiras escolas profissionalizantes do País, que hoje pertence ao Centro Paula Sousa. Os dados coletados por meio das entrevistas foram tratados com base na análise de conteúdo. Nas conclusões finais, apontamos que embora as expectativas dos alunos quando procuram um curso técnico seja para ter uma profissão, deixam claro que pretendem continuar os estudos em nível superior. O curso técnico é visto pelos alunos entrevistados como uma ponte para alcançar a profissão desejada. Um campo de forças envolve essa fase de transição na vida dos jovens, que os leva para lugares que não escolheram e onde não pretendiam estar, mas que foram determinados em suas trajetórias de vida e formação, muito mais pelas condições de nascimento e conseqüente posição que ocupam na sociedade brasileira do que pelos seus projetos, seus sonhos e suas metas. Suas trajetórias se apresentam entrecortadas, em virtude de não conseguirem resolver a difícil equação que se estabelece entre a formação obtida, a pretendida e a inserção no mercado de trabalho. Embora percebam a falta de sintonia existente entre as políticas de formação profissional de nível médio e as políticas de geração de emprego e renda, os jovens, tendo como objetivo uma profissão, acreditam e aprovam a escola e o ensino técnico que fizeram, mas reivindicam políticas públicas de inclusão que assegurem o óbvio: emprego com carteira assinada.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducação profissional de nível médiotrajetórias e expectativas profissionaismercado de trabalhoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALSandra Faria Fernandes.pdfapplication/pdf2081524https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/130/1/Sandra%20Faria%20Fernandes.pdf0a488140dc02c52c828583c292745f29MD51TEXTSandra Faria Fernandes.pdf.txtSandra Faria Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain337643https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/130/2/Sandra%20Faria%20Fernandes.pdf.txt6f849b620e88b58532f958fe7fd362aaMD52THUMBNAILSandra Faria Fernandes.pdf.jpgSandra Faria Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/130/3/Sandra%20Faria%20Fernandes.pdf.jpga36b72b81eee77cbad4843a632c16626MD53tede/1302021-10-04 18:31:17.0oai:tede.unisantos.br:tede/130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:31:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
title O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
spellingShingle O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
Fernandes, Sandra Faria
educação profissional de nível médio
trajetórias e expectativas profissionais
mercado de trabalho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
title_full O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
title_fullStr O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
title_full_unstemmed O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
title_sort O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro
author Fernandes, Sandra Faria
author_facet Fernandes, Sandra Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Angela Maria
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:89099257872
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0347666367331379
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:67205089891
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7099315868609771
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:06649034878
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7151524568093059
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sandra Faria
contributor_str_mv Martins, Angela Maria
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional de nível médio
trajetórias e expectativas profissionais
mercado de trabalho
topic educação profissional de nível médio
trajetórias e expectativas profissionais
mercado de trabalho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa busca investigar as expectativas de jovens de um curso técnico de nível médio sobre a formação que obtiveram e o que esperam obter com a opção feita frente ao mercado de trabalho. Como pano de fundo, utilizamos os pressupostos que norteiam a política educacional para a área no Estado de São Paulo e as diretrizes da instituição formadora. Não realizamos uma análise macro do mercado de trabalho, mas um acompanhamento de jovens que freqüentam o último semestre do curso de Nutrição e Dietética, e sua saída da escola para o mercado. O referencial teórico para analisar o tema baseou-se nas contribuições de Sacristán (2000, 2001), Sennet (2006) Manfredi (2002) e Franzoi (2006). A pesquisa cumpriu as seguintes etapas: observação realizada na unidade escolar; entrevista com a direção da unidade; questionário exploratório aplicado a 84 alunos dos cursos de Metalurgia, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho; análise de documentos legais e entrevistas de aprofundamento realizadas com 3 alunos do curso de Nutrição e Dietética, selecionados com base nos dados obtidos no questionário exploratório. A escola selecionada para a pesquisa foi a Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos, uma das primeiras escolas profissionalizantes do País, que hoje pertence ao Centro Paula Sousa. Os dados coletados por meio das entrevistas foram tratados com base na análise de conteúdo. Nas conclusões finais, apontamos que embora as expectativas dos alunos quando procuram um curso técnico seja para ter uma profissão, deixam claro que pretendem continuar os estudos em nível superior. O curso técnico é visto pelos alunos entrevistados como uma ponte para alcançar a profissão desejada. Um campo de forças envolve essa fase de transição na vida dos jovens, que os leva para lugares que não escolheram e onde não pretendiam estar, mas que foram determinados em suas trajetórias de vida e formação, muito mais pelas condições de nascimento e conseqüente posição que ocupam na sociedade brasileira do que pelos seus projetos, seus sonhos e suas metas. Suas trajetórias se apresentam entrecortadas, em virtude de não conseguirem resolver a difícil equação que se estabelece entre a formação obtida, a pretendida e a inserção no mercado de trabalho. Embora percebam a falta de sintonia existente entre as políticas de formação profissional de nível médio e as políticas de geração de emprego e renda, os jovens, tendo como objetivo uma profissão, acreditam e aprovam a escola e o ensino técnico que fizeram, mas reivindicam políticas públicas de inclusão que assegurem o óbvio: emprego com carteira assinada.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Sandra Faria. O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/130
identifier_str_mv FERNANDES, Sandra Faria. O ensino técnico de nivel médio e a inserção dos jovens no mercado de trabalho : o (in)certo futuro. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/130/1/Sandra%20Faria%20Fernandes.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/130/2/Sandra%20Faria%20Fernandes.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/130/3/Sandra%20Faria%20Fernandes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a488140dc02c52c828583c292745f29
6f849b620e88b58532f958fe7fd362aa
a36b72b81eee77cbad4843a632c16626
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310888604073984