Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Paulo Rogério da
Orientador(a): Gomes, Luiz Roberto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2728
Resumo: After identifying the interference of systemic mechanisms in education, reduced, in turn, to the utilitarian condition of simple means for the achievement of extrinsic ends, the dissertation presents the communicative praxis as a proposal of reflection and demarcation of the interests existing between system and culture. For this, it is taken into account the theoretical framework of Habermas, which guided by the paradigm of intersubjectivity, seeks to reintegrate a modern rationality and linguistically decentered (post-metaphysical), situated in the reality of procedural mode and based on the aspect dialogic performative of the interactions arising from the lived world. The communicative praxis, therefore, enables the enhancement of basic elements for democratic debate aiming the understanding , and then preventing the instrumental character of the unilateral coercions present in teaching procedures and, thus, to ensure learning that aims not only the logic of success, but also the experience of interactions permeated by cognitive, normative and aesthetic practices.
id SCAR_03258fb4f74d6bdab4ca26751f7a50b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2728
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Silva, Paulo Rogério daGomes, Luiz Robertohttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929http://lattes.cnpq.br/52354630260379692016-06-02T19:39:47Z2014-09-022016-06-02T19:39:47Z2014-03-11SILVA, Paulo Rogério da. Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico. 2014. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2728After identifying the interference of systemic mechanisms in education, reduced, in turn, to the utilitarian condition of simple means for the achievement of extrinsic ends, the dissertation presents the communicative praxis as a proposal of reflection and demarcation of the interests existing between system and culture. For this, it is taken into account the theoretical framework of Habermas, which guided by the paradigm of intersubjectivity, seeks to reintegrate a modern rationality and linguistically decentered (post-metaphysical), situated in the reality of procedural mode and based on the aspect dialogic performative of the interactions arising from the lived world. The communicative praxis, therefore, enables the enhancement of basic elements for democratic debate aiming the understanding , and then preventing the instrumental character of the unilateral coercions present in teaching procedures and, thus, to ensure learning that aims not only the logic of success, but also the experience of interactions permeated by cognitive, normative and aesthetic practices.Após identificar a interferência dos mecanismos sistêmicos na educação, reduzida, por sua vez, a condição utilitarista de simples meio para a concretização de fins extrinsecos, a dissertação apresenta a praxis comunicativa como proposta de reflexão e delimitação dos interesses existentes entre sistema e cultura. Para tanto, leva-se em consideração o referencial teórico de Jurgen Habermas, que, orientado pelo paradigma da intersubjetividade, busca reintegrar uma racionalidade moderna e linguisticamente descentrada (pos-metafisica), situada na realidade de modo procedimental e baseada no aspecto dialogico-performativo das interações decorrentes do mundo vivido. A praxis comunicativa possibilita, portanto, a potencialização de elementos básicos para o debate democrático, com fim ao entendimento, de modo a impedir o caráter instrumental das coações unilaterais presentes nos procedimentos pedagógicos e, deste modo, assegurar aprendizagens que objetivam não apenas a lógica do sucesso, mas também a vivencia de interações permeadas por práticas cognitivas, normativas e estéticas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação - filosofiaPráxis comunicativaMundo da vidaMundo sistêmicoPensamento pós-metafísicoCommunicative praxisEducationLife worldSystem worldPostmetaphysical thinkingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHabermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6109.pdfapplication/pdf2660246https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2728/1/6109.pdfeb416a7d49f56c3dd4e296f7410ad6ceMD51TEXT6109.pdf.txt6109.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2728/2/6109.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6109.pdf.jpg6109.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6402https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2728/3/6109.pdf.jpg1d38c49dec535ed56ab33aca71bb286eMD53ufscar/27282019-09-11 04:09:18.441oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:18.951411Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
title Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
spellingShingle Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
Silva, Paulo Rogério da
Educação - filosofia
Práxis comunicativa
Mundo da vida
Mundo sistêmico
Pensamento pós-metafísico
Communicative praxis
Education
Life world
System world
Postmetaphysical thinking
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
title_full Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
title_fullStr Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
title_full_unstemmed Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
title_sort Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico
author Silva, Paulo Rogério da
author_facet Silva, Paulo Rogério da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5235463026037969
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Rogério da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4768579559449929
contributor_str_mv Gomes, Luiz Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - filosofia
Práxis comunicativa
Mundo da vida
Mundo sistêmico
Pensamento pós-metafísico
topic Educação - filosofia
Práxis comunicativa
Mundo da vida
Mundo sistêmico
Pensamento pós-metafísico
Communicative praxis
Education
Life world
System world
Postmetaphysical thinking
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Communicative praxis
Education
Life world
System world
Postmetaphysical thinking
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description After identifying the interference of systemic mechanisms in education, reduced, in turn, to the utilitarian condition of simple means for the achievement of extrinsic ends, the dissertation presents the communicative praxis as a proposal of reflection and demarcation of the interests existing between system and culture. For this, it is taken into account the theoretical framework of Habermas, which guided by the paradigm of intersubjectivity, seeks to reintegrate a modern rationality and linguistically decentered (post-metaphysical), situated in the reality of procedural mode and based on the aspect dialogic performative of the interactions arising from the lived world. The communicative praxis, therefore, enables the enhancement of basic elements for democratic debate aiming the understanding , and then preventing the instrumental character of the unilateral coercions present in teaching procedures and, thus, to ensure learning that aims not only the logic of success, but also the experience of interactions permeated by cognitive, normative and aesthetic practices.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-02
2016-06-02T19:39:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Paulo Rogério da. Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico. 2014. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2728
identifier_str_mv SILVA, Paulo Rogério da. Habermas e a educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico. 2014. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2728/1/6109.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2728/2/6109.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2728/3/6109.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb416a7d49f56c3dd4e296f7410ad6ce
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1d38c49dec535ed56ab33aca71bb286e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351071111380992