Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Otávio Santos
Orientador(a): Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024
Resumo: Situated in the field of bilingual education for the deaf, this research is based on problematizations about the relation between cinema and the education of the deaf. Looking to discuss visuality and visual literacy issues, we present the objectives of investigating, analyzing and discussing how cinema can collaborate with bilingual education for the deaf. We conducted this study to try to understand how it can be done and what contributions education of the gaze can offer in the field of bilingual education for the deaf and deaf. The way we carried out this study was through qualitative research in special education, in which a short film by a group of seven deaf teenagers participating in Libras workshops was recorded in a bilingual school. The video recording process was described and analyzed in the light of the historical materialistic theoretical and methodological framework on development, language, discursive practices and editing in the cinema. The results indicate that the activity carried out promoted discursive and dialogical practices favoring the development of Libras, the writing of the Portuguese language, the formation of concepts and the reading of images from the education of the gaze. The results also show that the activity can benefit other audiences besides deaf and deaf students. The study also promotes important starting points and data sharing for further research.
id SCAR_10c45f7692dcc16fbd7d58b04d690a26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13024
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Costa, Otávio SantosLacerda, Cristina Broglia Feitosa dehttp://lattes.cnpq.br/9468232016416725http://lattes.cnpq.br/78586122159513812020-07-08T21:53:42Z2020-07-08T21:53:42Z2020-02-07COSTA, Otávio Santos. Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas. 2020. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024Situated in the field of bilingual education for the deaf, this research is based on problematizations about the relation between cinema and the education of the deaf. Looking to discuss visuality and visual literacy issues, we present the objectives of investigating, analyzing and discussing how cinema can collaborate with bilingual education for the deaf. We conducted this study to try to understand how it can be done and what contributions education of the gaze can offer in the field of bilingual education for the deaf and deaf. The way we carried out this study was through qualitative research in special education, in which a short film by a group of seven deaf teenagers participating in Libras workshops was recorded in a bilingual school. The video recording process was described and analyzed in the light of the historical materialistic theoretical and methodological framework on development, language, discursive practices and editing in the cinema. The results indicate that the activity carried out promoted discursive and dialogical practices favoring the development of Libras, the writing of the Portuguese language, the formation of concepts and the reading of images from the education of the gaze. The results also show that the activity can benefit other audiences besides deaf and deaf students. The study also promotes important starting points and data sharing for further research.Situada no campo da educação bilíngue para surdos, esta pesquisa se pauta em problematizações sobre a relação entre cinema e a educação de surdos. Buscando discutir questões do uso de imagens e letramento visual, apresentamos como objetivos investigar, analisar e discutir de que forma o cinema pode contribuir com a educação bilíngue para surdos e surdas. Realizamos este estudo para tentarmos compreender como pode se dar e que contribuições pode oferecer a educação do olhar no campo da educação bilíngue de surdos e surdas. O modo como realizamos este estudo foi através de pesquisa qualitativa em educação especial, na qual foi realizado um processo educacional no qual estudantes surdos e surdas foram ensinados a produzir e realizar a gravação de um filme de curta metragem de sua autoria. O processo de gravação de vídeo foi descrito e analisado à luz de referencial teórico e metodológico materialista histórico sobre desenvolvimento, língua e linguagem, práticas discursivas e montagem no cinema. Os resultados indicam que a atividade realizada promoveu práticas discursivas e dialógicas favorecendo o desenvolvimento da Libras, da escrita da língua portuguesa, da formação de conceitos e da leitura de imagens a partir da educação do olhar. Os resultados ainda mostram que a atividade pode beneficiar outros públicos além de estudantes surdos e surdas. O estudo promove ainda pontos de partida importantes e compartilhamento de dados para realização de outras pesquisas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação EspecialImagens e educação de surdos e surdasCinema e educaçãoSpecial EducationImages and deaf educationCinema and educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOUma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdasAn idea in the hand and a camera in the head: cinema in bilingual education for the deafinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTexto tese Otavio.pdfTexto tese Otavio.pdfTexto Teseapplication/pdf2314260https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/1/Texto%20tese%20Otavio.pdf7d461b1bdf724eb79c92e7238d280543MD51carta-comprovante.pdfcarta-comprovante.pdfCarta comprovanteapplication/pdf140057https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/4/carta-comprovante.pdfb672d19a3f53eeb489608e455397e0c9MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTTexto tese Otavio.pdf.txtTexto tese Otavio.pdf.txtExtracted texttext/plain319309https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/6/Texto%20tese%20Otavio.pdf.txt01ea980a5c2701e0adc8de4ac40685ceMD56carta-comprovante.pdf.txtcarta-comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1577https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/8/carta-comprovante.pdf.txtb43f18d5f19cfa04286a6209c2eb0396MD58THUMBNAILTexto tese Otavio.pdf.jpgTexto tese Otavio.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8116https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/7/Texto%20tese%20Otavio.pdf.jpg2404f7112284d788333a4bf46ddad707MD57carta-comprovante.pdf.jpgcarta-comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13103https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/9/carta-comprovante.pdf.jpgebb72ee7bc51d5049e4ecdc8b63cf675MD59ufscar/130242020-07-08 22:18:38.098oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13024Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:59:37.120079Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv An idea in the hand and a camera in the head: cinema in bilingual education for the deaf
title Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
spellingShingle Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
Costa, Otávio Santos
Educação Especial
Imagens e educação de surdos e surdas
Cinema e educação
Special Education
Images and deaf education
Cinema and education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
title_full Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
title_fullStr Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
title_full_unstemmed Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
title_sort Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas
author Costa, Otávio Santos
author_facet Costa, Otávio Santos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7858612215951381
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Otávio Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9468232016416725
contributor_str_mv Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Imagens e educação de surdos e surdas
Cinema e educação
topic Educação Especial
Imagens e educação de surdos e surdas
Cinema e educação
Special Education
Images and deaf education
Cinema and education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Special Education
Images and deaf education
Cinema and education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Situated in the field of bilingual education for the deaf, this research is based on problematizations about the relation between cinema and the education of the deaf. Looking to discuss visuality and visual literacy issues, we present the objectives of investigating, analyzing and discussing how cinema can collaborate with bilingual education for the deaf. We conducted this study to try to understand how it can be done and what contributions education of the gaze can offer in the field of bilingual education for the deaf and deaf. The way we carried out this study was through qualitative research in special education, in which a short film by a group of seven deaf teenagers participating in Libras workshops was recorded in a bilingual school. The video recording process was described and analyzed in the light of the historical materialistic theoretical and methodological framework on development, language, discursive practices and editing in the cinema. The results indicate that the activity carried out promoted discursive and dialogical practices favoring the development of Libras, the writing of the Portuguese language, the formation of concepts and the reading of images from the education of the gaze. The results also show that the activity can benefit other audiences besides deaf and deaf students. The study also promotes important starting points and data sharing for further research.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-08T21:53:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-08T21:53:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Otávio Santos. Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas. 2020. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024
identifier_str_mv COSTA, Otávio Santos. Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas. 2020. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/1/Texto%20tese%20Otavio.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/4/carta-comprovante.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/5/license_rdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/6/Texto%20tese%20Otavio.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/8/carta-comprovante.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/7/Texto%20tese%20Otavio.pdf.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13024/9/carta-comprovante.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d461b1bdf724eb79c92e7238d280543
b672d19a3f53eeb489608e455397e0c9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
01ea980a5c2701e0adc8de4ac40685ce
b43f18d5f19cfa04286a6209c2eb0396
2404f7112284d788333a4bf46ddad707
ebb72ee7bc51d5049e4ecdc8b63cf675
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351161769164800