Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812 |
Resumo: | This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education. |
id |
SCAR_5692e5e61c073469dd72f6078962dc11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2812 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carlos Eduardo daMelo, Teresa Mary Pires de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0960053614310334Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084Lima, Grácia Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1115130474238802-2016-06-02T19:42:35Z2015-10-132016-06-02T19:42:35Z2015-02-27SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education.Esta pesquisa aborda a Educação do Campo a partir de depoimentos de educadores e militantes, assim como de cartografias de três percursos: aproximação, reconhecimento e compartilhamento, experenciados de forma compósita entre a comunidade que vive e trabalha nos territórios dos assentamentos, conhecido como Agrovilas . Tendo como ponto de partida o espaço escolar E.M. Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , em Itapeva/SP, a investigação reúne possibilidades de ação pedagógica nas escolas do campo reconhecidas naperspectiva formativa escolar e imersões em ambientes não-escolares, mas igualmente educadores. Os resultados permitiram evidenciar que a forma de atuar doeducador militante, está relacionada às experiências em que a escola se vê no campo e o campo adentra a escola para comporem juntos o equilíbrio entre as formas sistematizadas e assistematizadas de educar.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarBReducação do campocartografiaprática docentemovimentos sociaiseducação ruralmovimentos sociais - educaçãoprática de ensinorural educationcartographyeducational practicesocial movementsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escolaRural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALSILVA_Carlos_2015.pdfapplication/pdf8809999https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/1/SILVA_Carlos_2015.pdf3aa4e1c8ab92691013764b4b4641a0abMD51THUMBNAILSILVA_Carlos_2015.pdf.jpgSILVA_Carlos_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7585https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/2/SILVA_Carlos_2015.pdf.jpgd309192220101d1073c284979cba65adMD52ufscar/28122019-09-11 02:18:01.1oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2812Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:25.802844Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation |
title |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
spellingShingle |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola Silva, Carlos Eduardo da educação do campo cartografia prática docente movimentos sociais educação rural movimentos sociais - educação prática de ensino rural education cartography educational practice social movements CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
title_full |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
title_fullStr |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
title_sort |
Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola |
author |
Silva, Carlos Eduardo da |
author_facet |
Silva, Carlos Eduardo da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Eduardo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Teresa Mary Pires de Castro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0960053614310334 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Grácia Lopes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1115130474238802 |
contributor_str_mv |
Melo, Teresa Mary Pires de Castro Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira Lima, Grácia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação do campo cartografia prática docente movimentos sociais educação rural movimentos sociais - educação prática de ensino |
topic |
educação do campo cartografia prática docente movimentos sociais educação rural movimentos sociais - educação prática de ensino rural education cartography educational practice social movements CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
rural education cartography educational practice social movements |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-13 2016-06-02T19:42:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:42:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/1/SILVA_Carlos_2015.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/2/SILVA_Carlos_2015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3aa4e1c8ab92691013764b4b4641a0ab d309192220101d1073c284979cba65ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351071811829760 |