Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eduardo da
Orientador(a): Melo, Teresa Mary Pires de Castro lattes
Banca de defesa: Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira lattes, Lima, Grácia Lopes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812
Resumo: This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education.
id SCAR_5692e5e61c073469dd72f6078962dc11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2812
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Silva, Carlos Eduardo daMelo, Teresa Mary Pires de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0960053614310334Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084Lima, Grácia Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1115130474238802-2016-06-02T19:42:35Z2015-10-132016-06-02T19:42:35Z2015-02-27SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education.Esta pesquisa aborda a Educação do Campo a partir de depoimentos de educadores e militantes, assim como de cartografias de três percursos: aproximação, reconhecimento e compartilhamento, experenciados de forma compósita entre a comunidade que vive e trabalha nos territórios dos assentamentos, conhecido como Agrovilas . Tendo como ponto de partida o espaço escolar E.M. Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , em Itapeva/SP, a investigação reúne possibilidades de ação pedagógica nas escolas do campo reconhecidas naperspectiva formativa escolar e imersões em ambientes não-escolares, mas igualmente educadores. Os resultados permitiram evidenciar que a forma de atuar doeducador militante, está relacionada às experiências em que a escola se vê no campo e o campo adentra a escola para comporem juntos o equilíbrio entre as formas sistematizadas e assistematizadas de educar.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarBReducação do campocartografiaprática docentemovimentos sociaiseducação ruralmovimentos sociais - educaçãoprática de ensinorural educationcartographyeducational practicesocial movementsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escolaRural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALSILVA_Carlos_2015.pdfapplication/pdf8809999https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/1/SILVA_Carlos_2015.pdf3aa4e1c8ab92691013764b4b4641a0abMD51THUMBNAILSILVA_Carlos_2015.pdf.jpgSILVA_Carlos_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7585https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/2/SILVA_Carlos_2015.pdf.jpgd309192220101d1073c284979cba65adMD52ufscar/28122019-09-11 02:18:01.1oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2812Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:25.802844Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation
title Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
spellingShingle Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
Silva, Carlos Eduardo da
educação do campo
cartografia
prática docente
movimentos sociais
educação rural
movimentos sociais - educação
prática de ensino
rural education
cartography
educational practice
social movements
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
title_full Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
title_fullStr Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
title_full_unstemmed Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
title_sort Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola
author Silva, Carlos Eduardo da
author_facet Silva, Carlos Eduardo da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv -
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Eduardo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Teresa Mary Pires de Castro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0960053614310334
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9339578170693084
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Grácia Lopes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1115130474238802
contributor_str_mv Melo, Teresa Mary Pires de Castro
Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
Lima, Grácia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv educação do campo
cartografia
prática docente
movimentos sociais
educação rural
movimentos sociais - educação
prática de ensino
topic educação do campo
cartografia
prática docente
movimentos sociais
educação rural
movimentos sociais - educação
prática de ensino
rural education
cartography
educational practice
social movements
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv rural education
cartography
educational practice
social movements
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-13
2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812
identifier_str_mv SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/1/SILVA_Carlos_2015.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2812/2/SILVA_Carlos_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3aa4e1c8ab92691013764b4b4641a0ab
d309192220101d1073c284979cba65ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351071811829760