O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Cordeiro, Angélica Maria Adurens
Orientador(a): Mello, Maria Aparecida lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2629
Resumo: This study aims to better understand the taking care and teaching practices of day-care educators, who can be either teaching or non-teaching workers. Qualitative approach was chosen so that the research methodology was defined as coherent with both the object and the theoretical references of the study. The resources for collecting data were the questionnaire and the semi-structured interview. For data analysis, the concepts of meaning and sense were used from the activity theory (LEONTIEV, 1978), taking as a starting point the objective and subjective conditions of the educators practice. The results show that meaning and sense of childhood change throughout the historical process, and that this change has an effect on the construction of the Childhood Education. Nowadays, the conception of early childhood education places emphasis on the actions of taking care and teaching as indivisible. However, this meaning is not consistent with the sense some day-care educators gave to their practices. Regarding the objective conditions, there was a concern present directly and indirectly in the educators answers: the importance of having a pedagogical project as a foundation of taking care and teaching practices.
id SCAR_7759a8bd11ebc9669a984bb9fbf53e77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2629
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Cordeiro, Angélica Maria AdurensMello, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/8338726751746542http://lattes.cnpq.br/4781078272640855ee5f6491-f8d2-483b-9cf4-2b4d401c41bd2016-06-02T19:39:28Z2012-09-102016-06-02T19:39:28Z2011-11-17CORDEIRO, Angélica Maria Adurens. O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2629This study aims to better understand the taking care and teaching practices of day-care educators, who can be either teaching or non-teaching workers. Qualitative approach was chosen so that the research methodology was defined as coherent with both the object and the theoretical references of the study. The resources for collecting data were the questionnaire and the semi-structured interview. For data analysis, the concepts of meaning and sense were used from the activity theory (LEONTIEV, 1978), taking as a starting point the objective and subjective conditions of the educators practice. The results show that meaning and sense of childhood change throughout the historical process, and that this change has an effect on the construction of the Childhood Education. Nowadays, the conception of early childhood education places emphasis on the actions of taking care and teaching as indivisible. However, this meaning is not consistent with the sense some day-care educators gave to their practices. Regarding the objective conditions, there was a concern present directly and indirectly in the educators answers: the importance of having a pedagogical project as a foundation of taking care and teaching practices.Este estudo tem por objetivo compreender as práticas do cuidar e educar das educadoras de creche, as quais podem ser tanto trabalhadoras docentes quanto não docentes. A fim de delimitar uma metodologia de investigação coerente com o referencial teórico bem como com o objeto e o processo de investigação do estudo, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os recursos para coletar os dados foram a aplicação de questionário e a entrevista semi-estruturada. Para a análise dos dados, utilizou-se o conceito de significado e sentido da teoria da atividade (LEONTIEV,1978), tomando como ponto de partida as condições objetivas e subjetivas da prática das educadoras. Os resultados mostram que o significado e o sentido de infância mudam ao longo do processo histórico, e essa mudança reflete na construção da Educação Infantil. Atualmente, a visão da educação de crianças pequenas privilegia ações de cuidar e educar de forma indissociável. Contudo, esse significado não está de acordo com o sentido que algumas educadoras de creche atribuíram às suas práticas. Em relação às condições objetivas, a importância de um projeto pedagógico para embasar ações de cuidar e educar foi uma preocupação que perpassou, direta e indiretamente, as respostas das educadoras.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação infantilTeoria da atividadeSentido e significadoInfant schoolMeaning and senseCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1a494e73f-a7f1-418a-9730-0b71526c98e1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4469.pdfapplication/pdf1421346https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2629/1/4469.pdfb760ea01565648e8a4cad6e288709709MD51TEXT4469.pdf.txt4469.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2629/2/4469.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4469.pdf.jpg4469.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8595https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2629/3/4469.pdf.jpg7480d71a79bd5d52fc931ef4754dfccdMD53ufscar/26292023-09-18 18:31:31.203oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2629Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
title O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
spellingShingle O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
Cordeiro, Angélica Maria Adurens
Educação infantil
Teoria da atividade
Sentido e significado
Infant school
Meaning and sense
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
title_full O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
title_fullStr O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
title_full_unstemmed O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
title_sort O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas
author Cordeiro, Angélica Maria Adurens
author_facet Cordeiro, Angélica Maria Adurens
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4781078272640855
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Angélica Maria Adurens
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Maria Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8338726751746542
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ee5f6491-f8d2-483b-9cf4-2b4d401c41bd
contributor_str_mv Mello, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Teoria da atividade
Sentido e significado
topic Educação infantil
Teoria da atividade
Sentido e significado
Infant school
Meaning and sense
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Infant school
Meaning and sense
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to better understand the taking care and teaching practices of day-care educators, who can be either teaching or non-teaching workers. Qualitative approach was chosen so that the research methodology was defined as coherent with both the object and the theoretical references of the study. The resources for collecting data were the questionnaire and the semi-structured interview. For data analysis, the concepts of meaning and sense were used from the activity theory (LEONTIEV, 1978), taking as a starting point the objective and subjective conditions of the educators practice. The results show that meaning and sense of childhood change throughout the historical process, and that this change has an effect on the construction of the Childhood Education. Nowadays, the conception of early childhood education places emphasis on the actions of taking care and teaching as indivisible. However, this meaning is not consistent with the sense some day-care educators gave to their practices. Regarding the objective conditions, there was a concern present directly and indirectly in the educators answers: the importance of having a pedagogical project as a foundation of taking care and teaching practices.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-17
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-10
2016-06-02T19:39:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDEIRO, Angélica Maria Adurens. O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2629
identifier_str_mv CORDEIRO, Angélica Maria Adurens. O sentido e o significado das práticas de cuidar e educar das educadoras de creche: as condições subjetivas e objetivas. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv a494e73f-a7f1-418a-9730-0b71526c98e1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2629/1/4469.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2629/2/4469.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2629/3/4469.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b760ea01565648e8a4cad6e288709709
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
7480d71a79bd5d52fc931ef4754dfccd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136476331278336