O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
Orientador(a): Miranda, Suzana Reck lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271
Resumo: This research analyzes the film sound of three works by Portuguese filmmaker Pedro Costa, namely Bones (1997), In Vanda’s Room (2000) and Colossal Youth (2006), which together compose what is commonly referred to as “Fontainhas’ Trilogy”. These films, which describe the filmmaker’s peculiar trajectory in relation to the neighborhood of Fontainhas, in the Metropolitan Region of Lisbon, are all studied based on an investigation of their sound design’s significations. In order to demonstrate the specific importance of the soundtrack in the cinema of Pedro Costa, soundtrack here understood as constituted by dialogues, noises and music and their relationships with the images, we analyze: a) the different impressions of silence that the films produce, since these impressions are perceived as products of certain sound and image dispositions; b) the different acousmatic sounds constituted within the films, especially their effects on the images and vice-versa; and c) the different voices that manifest themselves in the films, extending the analysis to dialogues, monologues and songs. The study of the three films and their soundtracks allows us to conclude that not only film sound is an essential element to Pedro Costa’s cinematographic style, but also that the conception and creative use of sounds are closely related to the production method which the filmmaker discovers and matures from film to film.
id SCAR_79b5ecf1b20e97d7a41c118554b689f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13271
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Oliveira, Luiz Fernando Coutinho deMiranda, Suzana Reckhttp://lattes.cnpq.br/8566012598222563http://lattes.cnpq.br/11138324767636972020-09-22T18:36:49Z2020-09-22T18:36:49Z2020-07-03OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho de. O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271This research analyzes the film sound of three works by Portuguese filmmaker Pedro Costa, namely Bones (1997), In Vanda’s Room (2000) and Colossal Youth (2006), which together compose what is commonly referred to as “Fontainhas’ Trilogy”. These films, which describe the filmmaker’s peculiar trajectory in relation to the neighborhood of Fontainhas, in the Metropolitan Region of Lisbon, are all studied based on an investigation of their sound design’s significations. In order to demonstrate the specific importance of the soundtrack in the cinema of Pedro Costa, soundtrack here understood as constituted by dialogues, noises and music and their relationships with the images, we analyze: a) the different impressions of silence that the films produce, since these impressions are perceived as products of certain sound and image dispositions; b) the different acousmatic sounds constituted within the films, especially their effects on the images and vice-versa; and c) the different voices that manifest themselves in the films, extending the analysis to dialogues, monologues and songs. The study of the three films and their soundtracks allows us to conclude that not only film sound is an essential element to Pedro Costa’s cinematographic style, but also that the conception and creative use of sounds are closely related to the production method which the filmmaker discovers and matures from film to film.Esta pesquisa analisa o som fílmico de três obras do cineasta português Pedro Costa, nomeadamente Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006), os quais compõem o que se convencionou chamar de “trilogia das Fontainhas”. Estes filmes, que descrevem uma trajetória singular do diretor em sua relação com o bairro das Fontainhas, na Região Metropolitana de Lisboa, são estudados a partir de uma investigação sobre as significações de seus desenhos sonoros. Com o objetivo de demonstrar a importância específica da banda sonora no cinema de Pedro Costa, esta compreendida aqui como constituída pelos diálogos, ruídos e músicas e pelas relações destes com as imagens, analisamos: a) as diferentes impressões de silêncio que os filmes produzem, uma vez que estas impressões são percebidas como produtos de determinadas equações entre som e imagem; b) os diferentes sons acusmáticos que nos filmes são constituídos, especialmente seus efeitos nas imagens e vice-versa; e c) as diferentes vozes que nos filmes se manifestam, estendendo a análise aos diálogos, aos monólogos e às canções. O estudo da banda sonora dos três filmes nos permite constatar não apenas que o som fílmico é um elemento imprescindível para o estilo cinematográfico de Pedro Costa, mas também que a concepção e a utilização criativa dos sons estão intimamente relacionadas ao método de produção que o cineasta descobre e depura de filme a filme.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2018/02221-8porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSom no cinemaPedro CostaFontainhasFilm soundLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICAO som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro CostaThe sound of Fontainhas: an analysis of the soundtrack of three films by Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALO_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdfO_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdfapplication/pdf5708233https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/10/O_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdfbc3927629bdd1ea3bacf3c7977b030bcMD510carta_comprovante_LUIZ.pdfcarta_comprovante_LUIZ.pdfapplication/pdf615465https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/4/carta_comprovante_LUIZ.pdfed25b22f5d20b9d0489033824e43927eMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTO_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.txtO_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.txtExtracted texttext/plain595344https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/6/O_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.txt6558e73c357d52fb365cf63b8519cc4eMD56carta_comprovante_LUIZ.pdf.txtcarta_comprovante_LUIZ.pdf.txtExtracted texttext/plain1595https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/8/carta_comprovante_LUIZ.pdf.txt7e68c217259c4424cb8a383340bd0e90MD58THUMBNAILO_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.jpgO_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5237https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/7/O_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.jpg6f2a264c9adc72ea14df09a46c8b8f3bMD57carta_comprovante_LUIZ.pdf.jpgcarta_comprovante_LUIZ.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg14009https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/9/carta_comprovante_LUIZ.pdf.jpg7af6734e924288e94af424944b648340MD59ufscar/132712021-02-11 10:47:15.161oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13271Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:59:56.315376Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The sound of Fontainhas: an analysis of the soundtrack of three films by Pedro Costa
title O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
spellingShingle O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
Som no cinema
Pedro Costa
Fontainhas
Film sound
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA
title_short O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
title_full O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
title_fullStr O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
title_full_unstemmed O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
title_sort O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa
author Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
author_facet Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1113832476763697
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Suzana Reck
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8566012598222563
contributor_str_mv Miranda, Suzana Reck
dc.subject.por.fl_str_mv Som no cinema
Pedro Costa
Fontainhas
topic Som no cinema
Pedro Costa
Fontainhas
Film sound
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Film sound
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA
description This research analyzes the film sound of three works by Portuguese filmmaker Pedro Costa, namely Bones (1997), In Vanda’s Room (2000) and Colossal Youth (2006), which together compose what is commonly referred to as “Fontainhas’ Trilogy”. These films, which describe the filmmaker’s peculiar trajectory in relation to the neighborhood of Fontainhas, in the Metropolitan Region of Lisbon, are all studied based on an investigation of their sound design’s significations. In order to demonstrate the specific importance of the soundtrack in the cinema of Pedro Costa, soundtrack here understood as constituted by dialogues, noises and music and their relationships with the images, we analyze: a) the different impressions of silence that the films produce, since these impressions are perceived as products of certain sound and image dispositions; b) the different acousmatic sounds constituted within the films, especially their effects on the images and vice-versa; and c) the different voices that manifest themselves in the films, extending the analysis to dialogues, monologues and songs. The study of the three films and their soundtracks allows us to conclude that not only film sound is an essential element to Pedro Costa’s cinematographic style, but also that the conception and creative use of sounds are closely related to the production method which the filmmaker discovers and matures from film to film.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T18:36:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T18:36:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho de. O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271
identifier_str_mv OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho de. O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/10/O_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/4/carta_comprovante_LUIZ.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/5/license_rdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/6/O_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/8/carta_comprovante_LUIZ.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/7/O_Som_das_Fontainhas_LuizFernandoCoutinho.pdf.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13271/9/carta_comprovante_LUIZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc3927629bdd1ea3bacf3c7977b030bc
ed25b22f5d20b9d0489033824e43927e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6558e73c357d52fb365cf63b8519cc4e
7e68c217259c4424cb8a383340bd0e90
6f2a264c9adc72ea14df09a46c8b8f3b
7af6734e924288e94af424944b648340
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351163541258240