Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709 |
Resumo: | The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has increased the demand for research in the area. In this context, this research used the three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis. Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual impairments and from that point on, a informational books was developed that brought something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials, and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden the objectives and contribute even more to inclusive education. |
id |
SCAR_82c9f674d51ea82ff7f7b34d9f2d2b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15709 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Michele Batista dosVeraszto, Estéfano Vizcondehttp://lattes.cnpq.br/6253673132956358http://lattes.cnpq.br/53213903666162323dff733e-03c9-4af9-804b-9deb9a8fbee52022-03-15T19:17:26Z2022-03-15T19:17:26Z2021-05-07SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has increased the demand for research in the area. In this context, this research used the three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis. Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual impairments and from that point on, a informational books was developed that brought something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials, and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden the objectives and contribute even more to inclusive education.O aumento de matrículas de pessoas com deficiências nas escolas públicas regulares aumentou a demanda por pesquisas na área. Nesse contexto, essa pesquisa utilizou os três eixos propostos por Gabriel Kaplún para elaborar um livro paradidático para alunos com deficiência visual: O eixo conceitual, pedagógico e comunicacional. No objetivo geral foi feito uma pesquisa para entender as pesquisas de ensino de química para os alunos com deficiência visual. E a partir disso foi desenvolvido um livro paradidático que trouxe algo novo e diferenciado para a área, uma narrativa sensorial e em primeira pessoa que aborda a radioatividade, conteúdo pouco explorado pelas pesquisas com materiais educativos. Assim conseguiu-se explorar as potencialidades desse material. Efetivando também os objetivos específicos, pois foi criado um livro paradidático inclusivo e de fácil acesso e que também potencializa recursos para auxiliar a melhoria da linguagem e oralidade, utilizando a literatura de cordel no itinerário pedagógico e esse mesmo itinerário propõem metodologias de aplicação de livro paradidático a partir dos pressupostos teóricos da área. Dessa maneira, como encaminhamentos para uma nova pesquisa fica a aplicação de fato desse material para se ampliar os objetivos e contribuir ainda mais com uma educação inclusiva.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus ArarasPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-ArUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação inclusivaLiteraturaMaterial educativoLiteratureInclusive educationEducational materialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOOs outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visualThe others are us: cordel and the elaboration of a textbook of chemistry for visually impaired peopleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60060070914f8b-5663-4104-8ba4-18c21f971eb5reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO FINAL.pdfDissertação finalapplication/pdf821283https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdfc98c1e59a7aee3f67204b2275eb9015aMD51Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdfModelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdfapplication/pdf172190https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/4/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdfb6d402443e7c1fd1cfedc15e7c50e7b2MD54TEXTDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain261968https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.txt98808cb0212dc757b97ebffa6a252b18MD55Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.txtModelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.txtExtracted texttext/plain1490https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/7/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.txt131284a355234123cacc431b76b93015MD57THUMBNAILDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7184https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.jpg9872fbe8a2c5ba03ffd55f7e3e99a185MD56Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.jpgModelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7726https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/8/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.jpg304e02b5c45217dc47ea059b4795f256MD58ufscar/157092023-09-18 18:32:30.039oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:30Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The others are us: cordel and the elaboration of a textbook of chemistry for visually impaired people |
title |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual Santos, Michele Batista dos Educação inclusiva Literatura Material educativo Literature Inclusive education Educational material CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
title_full |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual |
author |
Santos, Michele Batista dos |
author_facet |
Santos, Michele Batista dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5321390366616232 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Michele Batista dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veraszto, Estéfano Vizconde |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6253673132956358 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
3dff733e-03c9-4af9-804b-9deb9a8fbee5 |
contributor_str_mv |
Veraszto, Estéfano Vizconde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Literatura Material educativo |
topic |
Educação inclusiva Literatura Material educativo Literature Inclusive education Educational material CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literature Inclusive education Educational material |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has increased the demand for research in the area. In this context, this research used the three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis. Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual impairments and from that point on, a informational books was developed that brought something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials, and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden the objectives and contribute even more to inclusive education. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-15T19:17:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-15T19:17:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
70914f8b-5663-4104-8ba4-18c21f971eb5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Araras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Araras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/4/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/7/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/8/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 c98c1e59a7aee3f67204b2275eb9015a b6d402443e7c1fd1cfedc15e7c50e7b2 98808cb0212dc757b97ebffa6a252b18 131284a355234123cacc431b76b93015 9872fbe8a2c5ba03ffd55f7e3e99a185 304e02b5c45217dc47ea059b4795f256 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136602866089984 |