Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Michele Batista dos
Orientador(a): Veraszto, Estéfano Vizconde lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709
Resumo: The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has increased the demand for research in the area. In this context, this research used the three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis. Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual impairments and from that point on, a informational books was developed that brought something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials, and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden the objectives and contribute even more to inclusive education.
id SCAR_82c9f674d51ea82ff7f7b34d9f2d2b6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15709
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Santos, Michele Batista dosVeraszto, Estéfano Vizcondehttp://lattes.cnpq.br/6253673132956358http://lattes.cnpq.br/53213903666162323dff733e-03c9-4af9-804b-9deb9a8fbee52022-03-15T19:17:26Z2022-03-15T19:17:26Z2021-05-07SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has increased the demand for research in the area. In this context, this research used the three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis. Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual impairments and from that point on, a informational books was developed that brought something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials, and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden the objectives and contribute even more to inclusive education.O aumento de matrículas de pessoas com deficiências nas escolas públicas regulares aumentou a demanda por pesquisas na área. Nesse contexto, essa pesquisa utilizou os três eixos propostos por Gabriel Kaplún para elaborar um livro paradidático para alunos com deficiência visual: O eixo conceitual, pedagógico e comunicacional. No objetivo geral foi feito uma pesquisa para entender as pesquisas de ensino de química para os alunos com deficiência visual. E a partir disso foi desenvolvido um livro paradidático que trouxe algo novo e diferenciado para a área, uma narrativa sensorial e em primeira pessoa que aborda a radioatividade, conteúdo pouco explorado pelas pesquisas com materiais educativos. Assim conseguiu-se explorar as potencialidades desse material. Efetivando também os objetivos específicos, pois foi criado um livro paradidático inclusivo e de fácil acesso e que também potencializa recursos para auxiliar a melhoria da linguagem e oralidade, utilizando a literatura de cordel no itinerário pedagógico e esse mesmo itinerário propõem metodologias de aplicação de livro paradidático a partir dos pressupostos teóricos da área. Dessa maneira, como encaminhamentos para uma nova pesquisa fica a aplicação de fato desse material para se ampliar os objetivos e contribuir ainda mais com uma educação inclusiva.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus ArarasPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-ArUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação inclusivaLiteraturaMaterial educativoLiteratureInclusive educationEducational materialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOOs outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visualThe others are us: cordel and the elaboration of a textbook of chemistry for visually impaired peopleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60060070914f8b-5663-4104-8ba4-18c21f971eb5reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO FINAL.pdfDissertação finalapplication/pdf821283https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdfc98c1e59a7aee3f67204b2275eb9015aMD51Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdfModelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdfapplication/pdf172190https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/4/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdfb6d402443e7c1fd1cfedc15e7c50e7b2MD54TEXTDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain261968https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.txt98808cb0212dc757b97ebffa6a252b18MD55Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.txtModelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.txtExtracted texttext/plain1490https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/7/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.txt131284a355234123cacc431b76b93015MD57THUMBNAILDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7184https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.jpg9872fbe8a2c5ba03ffd55f7e3e99a185MD56Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.jpgModelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2 (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7726https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/8/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.jpg304e02b5c45217dc47ea059b4795f256MD58ufscar/157092023-09-18 18:32:30.039oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:30Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The others are us: cordel and the elaboration of a textbook of chemistry for visually impaired people
title Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
spellingShingle Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
Santos, Michele Batista dos
Educação inclusiva
Literatura
Material educativo
Literature
Inclusive education
Educational material
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
title_full Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
title_fullStr Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
title_sort Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual
author Santos, Michele Batista dos
author_facet Santos, Michele Batista dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5321390366616232
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Michele Batista dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6253673132956358
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3dff733e-03c9-4af9-804b-9deb9a8fbee5
contributor_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Literatura
Material educativo
topic Educação inclusiva
Literatura
Material educativo
Literature
Inclusive education
Educational material
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature
Inclusive education
Educational material
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has increased the demand for research in the area. In this context, this research used the three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis. Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual impairments and from that point on, a informational books was developed that brought something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials, and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden the objectives and contribute even more to inclusive education.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-15T19:17:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-15T19:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709
identifier_str_mv SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 70914f8b-5663-4104-8ba4-18c21f971eb5
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/4/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/7/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15709/8/Modelo_0192865_modelo_carta_comprovante_20200617_2%20%282%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
c98c1e59a7aee3f67204b2275eb9015a
b6d402443e7c1fd1cfedc15e7c50e7b2
98808cb0212dc757b97ebffa6a252b18
131284a355234123cacc431b76b93015
9872fbe8a2c5ba03ffd55f7e3e99a185
304e02b5c45217dc47ea059b4795f256
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136602866089984