Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788 |
Resumo: | This research aims to characterize the processes of reading and interpreting the work Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente for the 1st grade of the Chemistry Technician Integrated into High School of a State Technical School in the countryside of São Paulo and to problematize the didactic potentialities of audiovisual production for the development of critical reading. Our theoretical foundation is based on authors who discuss active methodologies (MORAN, 1995, 2007, 2015, 2018; VALENTE, 2018), critical reading (FREIRE, 1983, 1989, 1996) and literacy (SOARES, 1988, 2003, 2004, 2017; COSCARELLI, 2017). We proceeded to the analysis of the production process of audiovisual texts by students, elaborated during the classes of Portuguese Language and Literature in 2019 through a case study. The analysis criteria were: the description of the students (costume, makeup, satisfaction); reconstruction of dialogues (language used, quotations and intertextuality); description of the environment (location used for rehearsals, filming and scenarios); description of special situations: autonomy, interaction between teams, innovation, creativity and use of sound effects). The results of our analyzes show didactic potentialities in the production of videos for the development of critical reading in Portuguese language classes such as better understanding of the work read, vocabulary learning, as well as the ability to reflect and communicate, autonomy, resilience, critical thinking and aptitude to solve problems. |
id |
SCAR_9a71b3fc983eb8f6338e61718c66fd0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13788 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosseti, Catarina RobertaGregolin, Isadora Valencisehttp://lattes.cnpq.br/1015869228676997http://lattes.cnpq.br/27207913967764192021-01-29T14:38:01Z2021-01-29T14:38:01Z2020-11-18ROSSETI, Catarina Roberta. Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788This research aims to characterize the processes of reading and interpreting the work Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente for the 1st grade of the Chemistry Technician Integrated into High School of a State Technical School in the countryside of São Paulo and to problematize the didactic potentialities of audiovisual production for the development of critical reading. Our theoretical foundation is based on authors who discuss active methodologies (MORAN, 1995, 2007, 2015, 2018; VALENTE, 2018), critical reading (FREIRE, 1983, 1989, 1996) and literacy (SOARES, 1988, 2003, 2004, 2017; COSCARELLI, 2017). We proceeded to the analysis of the production process of audiovisual texts by students, elaborated during the classes of Portuguese Language and Literature in 2019 through a case study. The analysis criteria were: the description of the students (costume, makeup, satisfaction); reconstruction of dialogues (language used, quotations and intertextuality); description of the environment (location used for rehearsals, filming and scenarios); description of special situations: autonomy, interaction between teams, innovation, creativity and use of sound effects). The results of our analyzes show didactic potentialities in the production of videos for the development of critical reading in Portuguese language classes such as better understanding of the work read, vocabulary learning, as well as the ability to reflect and communicate, autonomy, resilience, critical thinking and aptitude to solve problems.Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os processos de leitura e interpretação da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente pela 1ª série do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual do interior de São Paulo e problematizar as potencialidades didáticas da produção audiovisual para o desenvolvimento de leitura crítica. Nossa fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem metodologias ativas (MORAN, 1995, 2007, 2015, 2018; VALENTE, 2018), leitura crítica (FREIRE, 1983, 1989, 1996) e letramento (SOARES, 1988, 2003, 2004, 2017; COSCARELLI, 2017). Procedemos à análise do processo de produção de textos audiovisuais por alunos, elaborados durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura no ano de 2019 através de um estudo de caso. Os critérios de análises foram: a descrição dos alunos (figurino, maquiagem, satisfação); reconstrução dos diálogos (linguagem utilizada, citações e intertextualidade); descrição do ambiente (local utilizado para os ensaios, filmagens e cenários); descrição de situações especiais: autonomia, interação entre as equipes, inovação, criatividade e utilização de efeitos sonoros). Os resultados de nossas análises evidenciam potencialidades didáticas da produção de vídeos para o desenvolvimento de leitura crítica em aulas de língua portuguesa como melhor compreensão da obra lida, aprendizado de vocabulário, além da habilidade de reflexão e comunicação, autonomia, resiliência, pensamento crítico e aptidão para solucionar problemas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLeitura críticaRetextualizaçãoAudiovisualEnsino de literaturaAuto da Barca do InfernoCritical readingRetextualizationAudio-visualLiterature teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOProdução de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesaVideo production from the re-reading of literary classics as a resource for learning Portugueseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf2348081https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfa5ae0e8c0f92235666ddeeba453efcdfMD51CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdfCartaOrientadora_corretaPPGPE.pdfCarta da Orientadoraapplication/pdf193150https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/2/CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf55ade931b6184533147635e73434f507MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain223421https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt5d84554334f24b06cd0544ce16f55e86MD54CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.txtCartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.txtExtracted texttext/plain1392https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/6/CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.txtb14ad3be694afe7dfb5595e6ec9dcd88MD56THUMBNAILDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6875https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.jpgf0fe38ff5e0f6ec7eeeb6f93adeb60bcMD55CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.jpgCartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5322https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/7/CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.jpg693df219bd1831d51e6765bcc22e64d6MD57ufscar/137882021-01-30 03:14:44.611oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13788Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:00:39.488338Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Video production from the re-reading of literary classics as a resource for learning Portuguese |
title |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
spellingShingle |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa Rosseti, Catarina Roberta Leitura crítica Retextualização Audiovisual Ensino de literatura Auto da Barca do Inferno Critical reading Retextualization Audio-visual Literature teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
title_full |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
title_fullStr |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
title_sort |
Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa |
author |
Rosseti, Catarina Roberta |
author_facet |
Rosseti, Catarina Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2720791396776419 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosseti, Catarina Roberta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gregolin, Isadora Valencise |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1015869228676997 |
contributor_str_mv |
Gregolin, Isadora Valencise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura crítica Retextualização Audiovisual Ensino de literatura Auto da Barca do Inferno |
topic |
Leitura crítica Retextualização Audiovisual Ensino de literatura Auto da Barca do Inferno Critical reading Retextualization Audio-visual Literature teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical reading Retextualization Audio-visual Literature teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
This research aims to characterize the processes of reading and interpreting the work Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente for the 1st grade of the Chemistry Technician Integrated into High School of a State Technical School in the countryside of São Paulo and to problematize the didactic potentialities of audiovisual production for the development of critical reading. Our theoretical foundation is based on authors who discuss active methodologies (MORAN, 1995, 2007, 2015, 2018; VALENTE, 2018), critical reading (FREIRE, 1983, 1989, 1996) and literacy (SOARES, 1988, 2003, 2004, 2017; COSCARELLI, 2017). We proceeded to the analysis of the production process of audiovisual texts by students, elaborated during the classes of Portuguese Language and Literature in 2019 through a case study. The analysis criteria were: the description of the students (costume, makeup, satisfaction); reconstruction of dialogues (language used, quotations and intertextuality); description of the environment (location used for rehearsals, filming and scenarios); description of special situations: autonomy, interaction between teams, innovation, creativity and use of sound effects). The results of our analyzes show didactic potentialities in the production of videos for the development of critical reading in Portuguese language classes such as better understanding of the work read, vocabulary learning, as well as the ability to reflect and communicate, autonomy, resilience, critical thinking and aptitude to solve problems. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-29T14:38:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-29T14:38:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSSETI, Catarina Roberta. Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788 |
identifier_str_mv |
ROSSETI, Catarina Roberta. Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/2/CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/3/license_rdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/6/CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.jpg https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13788/7/CartaOrientadora_corretaPPGPE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5ae0e8c0f92235666ddeeba453efcdf 55ade931b6184533147635e73434f507 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5d84554334f24b06cd0544ce16f55e86 b14ad3be694afe7dfb5595e6ec9dcd88 f0fe38ff5e0f6ec7eeeb6f93adeb60bc 693df219bd1831d51e6765bcc22e64d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351166659723264 |