Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381 |
Resumo: | Distance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations. |
id |
SCAR_ac3604d0878e9a880ec97bfe22964717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/381 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Reinaldo de OliveiraBiajiz, Maurohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784329Z5http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4778679E10d2214b3-0847-4756-ae10-7854dc783cb02016-06-02T19:05:31Z2005-02-012016-06-02T19:05:31Z2002-08-27CASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381Distance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations.Educação a Distância (EaD) é um tema de grande importância que vem sendo intensamente abordado devido à crescente demanda pela educação continuada e à modernização e disponibilização de novas tecnologias. Diversos ambientes de EaD surgiram com o aumento da popularidade da Internet, cada um oferecendo uma gama de recursos para, principalmente, maximizar o processo de ensino/aprendizado. Tal processo ocupa um lugar de destaque em várias pesquisas voltadas para o desenvolvimento desse tipo de ambiente devido a sua importância na teoria de EaD. Dessa forma, assuntos que não estão diretamente ligados a ele têm recebido pouca atenção por parte de projetistas e desenvolvedores. O objetivo deste trabalho é justamente atentar para um desses assuntos, apresentando uma arquitetura de segurança para ambientes de EaD que contempla os aspectos da autenticação e do controle de acesso de usuários. Em relação à autenticação, a arquitetura utiliza os mecanismos de senhas e questões randômicas codificadas através de chaves de criptografia. Já em relação ao controle de acesso, o esquema formulado para a arquitetura combina uma série de técnicas que permitem que o administrador de um curso de um ambiente de EaD tenha o máximo de flexibilidade e simplicidade no gerenciamento das autorizações atribuídas aos usuários pertencentes a esse mesmo curso. Tais técnicas englobam o uso de autorizações coletivas/individuais, autorizações positivas/negativas e autorizações explícitas/implícitas.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarBREducação a distânciaSegurançaAutorizaçãoComputadores - medidas de segurançaComputadores - controle de acessoDistance educationSecurityAuthorizationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSUma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distânciaA security architecture for distance education environmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1da1a7c73-cb8c-413f-b3b7-94f69538ba56info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissert-vfce.pdfapplication/pdf667781https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/1/Dissert-vfce.pdff89884a63bab88f526faf7e3a3075944MD51THUMBNAILDissert-vfce.pdf.jpgDissert-vfce.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3496https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/2/Dissert-vfce.pdf.jpg057cec37b26ef8c96e36114c4ba0d244MD52ufscar/3812023-09-18 18:30:37.315oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/381Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
A security architecture for distance education environments |
title |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
spellingShingle |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância Castro, Reinaldo de Oliveira Educação a distância Segurança Autorização Computadores - medidas de segurança Computadores - controle de acesso Distance education Security Authorization CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS |
title_short |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
title_full |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
title_fullStr |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
title_full_unstemmed |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
title_sort |
Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância |
author |
Castro, Reinaldo de Oliveira |
author_facet |
Castro, Reinaldo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4778679E1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Reinaldo de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Biajiz, Mauro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784329Z5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
0d2214b3-0847-4756-ae10-7854dc783cb0 |
contributor_str_mv |
Biajiz, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Segurança Autorização Computadores - medidas de segurança Computadores - controle de acesso |
topic |
Educação a distância Segurança Autorização Computadores - medidas de segurança Computadores - controle de acesso Distance education Security Authorization CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Security Authorization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS |
description |
Distance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-08-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-02-01 2016-06-02T19:05:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:05:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
da1a7c73-cb8c-413f-b3b7-94f69538ba56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/1/Dissert-vfce.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/2/Dissert-vfce.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f89884a63bab88f526faf7e3a3075944 057cec37b26ef8c96e36114c4ba0d244 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136457997975552 |