Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Castro, Reinaldo de Oliveira
Orientador(a): Biajiz, Mauro lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381
Resumo: Distance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations.
id SCAR_ac3604d0878e9a880ec97bfe22964717
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/381
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Castro, Reinaldo de OliveiraBiajiz, Maurohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784329Z5http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4778679E10d2214b3-0847-4756-ae10-7854dc783cb02016-06-02T19:05:31Z2005-02-012016-06-02T19:05:31Z2002-08-27CASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381Distance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations.Educação a Distância (EaD) é um tema de grande importância que vem sendo intensamente abordado devido à crescente demanda pela educação continuada e à modernização e disponibilização de novas tecnologias. Diversos ambientes de EaD surgiram com o aumento da popularidade da Internet, cada um oferecendo uma gama de recursos para, principalmente, maximizar o processo de ensino/aprendizado. Tal processo ocupa um lugar de destaque em várias pesquisas voltadas para o desenvolvimento desse tipo de ambiente devido a sua importância na teoria de EaD. Dessa forma, assuntos que não estão diretamente ligados a ele têm recebido pouca atenção por parte de projetistas e desenvolvedores. O objetivo deste trabalho é justamente atentar para um desses assuntos, apresentando uma arquitetura de segurança para ambientes de EaD que contempla os aspectos da autenticação e do controle de acesso de usuários. Em relação à autenticação, a arquitetura utiliza os mecanismos de senhas e questões randômicas codificadas através de chaves de criptografia. Já em relação ao controle de acesso, o esquema formulado para a arquitetura combina uma série de técnicas que permitem que o administrador de um curso de um ambiente de EaD tenha o máximo de flexibilidade e simplicidade no gerenciamento das autorizações atribuídas aos usuários pertencentes a esse mesmo curso. Tais técnicas englobam o uso de autorizações coletivas/individuais, autorizações positivas/negativas e autorizações explícitas/implícitas.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarBREducação a distânciaSegurançaAutorizaçãoComputadores - medidas de segurançaComputadores - controle de acessoDistance educationSecurityAuthorizationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSUma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distânciaA security architecture for distance education environmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1da1a7c73-cb8c-413f-b3b7-94f69538ba56info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissert-vfce.pdfapplication/pdf667781https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/1/Dissert-vfce.pdff89884a63bab88f526faf7e3a3075944MD51THUMBNAILDissert-vfce.pdf.jpgDissert-vfce.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3496https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/2/Dissert-vfce.pdf.jpg057cec37b26ef8c96e36114c4ba0d244MD52ufscar/3812023-09-18 18:30:37.315oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/381Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv A security architecture for distance education environments
title Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
spellingShingle Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
Castro, Reinaldo de Oliveira
Educação a distância
Segurança
Autorização
Computadores - medidas de segurança
Computadores - controle de acesso
Distance education
Security
Authorization
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
title_short Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
title_full Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
title_fullStr Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
title_full_unstemmed Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
title_sort Uma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distância
author Castro, Reinaldo de Oliveira
author_facet Castro, Reinaldo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4778679E1
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Reinaldo de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biajiz, Mauro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784329Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0d2214b3-0847-4756-ae10-7854dc783cb0
contributor_str_mv Biajiz, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Segurança
Autorização
Computadores - medidas de segurança
Computadores - controle de acesso
topic Educação a distância
Segurança
Autorização
Computadores - medidas de segurança
Computadores - controle de acesso
Distance education
Security
Authorization
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Security
Authorization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
description Distance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2005-02-01
2016-06-02T19:05:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:05:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381
identifier_str_mv CASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv da1a7c73-cb8c-413f-b3b7-94f69538ba56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/1/Dissert-vfce.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/381/2/Dissert-vfce.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f89884a63bab88f526faf7e3a3075944
057cec37b26ef8c96e36114c4ba0d244
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136457997975552