Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Peres, Ana Paula Franzini
Orientador(a): Conti, Celso Luiz Aparecido lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2500
Resumo: The present project has for objective to understand the politics dimension of the function/post of the principal (headteacher), as well as its joint with the City department of Education and the pertaining to school community. For such, we made study of the patrimonialism as Portuguese inheritance; of a present patrimonialism system in Brazil since the settling. We analyze the way to enter of the position/job in special in Araraquara/SP s city, where we concentrate the research, noticing the clientelism and patrimonialism internally in the educational units through the figure of the principal (headteacher). We concentrate in the process of construction of the principal s patrimonialist character, with intention to contribute to delineated a direction for a really democratic management in the schools. In this context, we look for to understand our patrimonialist inheritance Portuguese existing until today in the school. We conclude that the headteacher is inserted in a culture that loads pieces of patrimonialism and clientelism, of a centralizer power culture, and all the responsibilities of college are of him. The administrative structure to school put the principal on top of the hierarchy, contributing that the structures of power remain in the same way.
id SCAR_c1e991194b7d8641e383b2362cbeb000
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2500
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Peres, Ana Paula FranziniConti, Celso Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/69678871436872792016-06-02T19:39:04Z2009-11-232016-06-02T19:39:04Z2009-08-18PERES, Ana Paula Franzini. Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2500The present project has for objective to understand the politics dimension of the function/post of the principal (headteacher), as well as its joint with the City department of Education and the pertaining to school community. For such, we made study of the patrimonialism as Portuguese inheritance; of a present patrimonialism system in Brazil since the settling. We analyze the way to enter of the position/job in special in Araraquara/SP s city, where we concentrate the research, noticing the clientelism and patrimonialism internally in the educational units through the figure of the principal (headteacher). We concentrate in the process of construction of the principal s patrimonialist character, with intention to contribute to delineated a direction for a really democratic management in the schools. In this context, we look for to understand our patrimonialist inheritance Portuguese existing until today in the school. We conclude that the headteacher is inserted in a culture that loads pieces of patrimonialism and clientelism, of a centralizer power culture, and all the responsibilities of college are of him. The administrative structure to school put the principal on top of the hierarchy, contributing that the structures of power remain in the same way.O presente trabalho tem por objetivo compreender a dimensão política da função/cargo do diretor de escola, bem como sua articulação com a Secretaria Municipal de Educação e a comunidade escolar. Para tal, fizemos um estudo sobre o patrimonialismo como herança lusitana; de um sistema patrimonial presente em nosso país desde a colonização. Analisamos as formas de provimento para o preenchimento do cargo/emprego em especial no município de Araraquara/SP, onde centralizamos nossa pesquisa, encontrando o clientelismo e patrimonialismo envolto nas unidades educacionais através da figura do diretor. Focamos o processo de construção do caráter patrimonialista dos diretores de escola, com o intuito de contribuir para que sejam traçadas diretrizes para uma gestão realmente democrática nas escolas. Neste contexto, procuramos entender a nossa herança patrimonialista lusitana presente até hoje nas instituições escolares. Concluímos que o diretor está inserido em uma cultura que carrega consigo ranços de patrimonialismo e clientelismo, de uma cultura centralizadora de poder, recaindo sobre ele todas as responsabilidades da escola. A própria estrutura administrativa escolar, coloca o diretor no topo da hierarquia, contribuindo para que as estruturas de poder permaneçam da mesma forma.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRGestão educacionalPatrimonialismoClientelismoEscolas - organização e administraçãoGestão democráticaGestão escolarPatrimonialism and educationClientelismDemocratic managementSchool administrationEducational managementCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAnálise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2607.pdfapplication/pdf1042050https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2500/1/2607.pdf4a47d8e2b8d7253503d43213de8575aeMD51THUMBNAIL2607.pdf.jpg2607.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5765https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2500/2/2607.pdf.jpg61d67b25704276c6da6083fac8ca9aa3MD52ufscar/25002019-09-11 02:14:39.805oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2500Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:00.347352Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
title Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
spellingShingle Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
Peres, Ana Paula Franzini
Gestão educacional
Patrimonialismo
Clientelismo
Escolas - organização e administração
Gestão democrática
Gestão escolar
Patrimonialism and education
Clientelism
Democratic management
School administration
Educational management
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
title_full Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
title_fullStr Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
title_full_unstemmed Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
title_sort Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo
author Peres, Ana Paula Franzini
author_facet Peres, Ana Paula Franzini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Ana Paula Franzini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6967887143687279
contributor_str_mv Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Patrimonialismo
Clientelismo
Escolas - organização e administração
Gestão democrática
Gestão escolar
topic Gestão educacional
Patrimonialismo
Clientelismo
Escolas - organização e administração
Gestão democrática
Gestão escolar
Patrimonialism and education
Clientelism
Democratic management
School administration
Educational management
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Patrimonialism and education
Clientelism
Democratic management
School administration
Educational management
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present project has for objective to understand the politics dimension of the function/post of the principal (headteacher), as well as its joint with the City department of Education and the pertaining to school community. For such, we made study of the patrimonialism as Portuguese inheritance; of a present patrimonialism system in Brazil since the settling. We analyze the way to enter of the position/job in special in Araraquara/SP s city, where we concentrate the research, noticing the clientelism and patrimonialism internally in the educational units through the figure of the principal (headteacher). We concentrate in the process of construction of the principal s patrimonialist character, with intention to contribute to delineated a direction for a really democratic management in the schools. In this context, we look for to understand our patrimonialist inheritance Portuguese existing until today in the school. We conclude that the headteacher is inserted in a culture that loads pieces of patrimonialism and clientelism, of a centralizer power culture, and all the responsibilities of college are of him. The administrative structure to school put the principal on top of the hierarchy, contributing that the structures of power remain in the same way.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-23
2016-06-02T19:39:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERES, Ana Paula Franzini. Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2500
identifier_str_mv PERES, Ana Paula Franzini. Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2500/1/2607.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2500/2/2607.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a47d8e2b8d7253503d43213de8575ae
61d67b25704276c6da6083fac8ca9aa3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351069537468416