A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636 |
Resumo: | This study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process. |
id |
SCAR_c78bdc17f41d96acfba958104194f912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5636 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos-Gonella, Cristiane OliveiraAugusto-Navarro, Eliane Herculeshttp://lattes.cnpq.br/57160273503409062016-06-02T20:24:01Z2014-08-182016-06-02T20:24:01Z2014-06-30CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636This study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process.Este estudo objetiva investigar os reflexos da utilização da teoria de gêneros textuais sob a perspectiva swalesiana no processo de formação pré-serviço de professores de inglês como língua estrangeira, mais precisamente entre alunos do terceiro ano de um curso de Letras. Tendo como pilares teóricos a teoria e pedagogia de gêneros e a formação de professores à luz dos estudos em cognição, trata-se de uma investigação essencialmente qualitativa, de perspectiva interpretativista e de base etnográfica. Por meio das análises realizadas, verificamos que a abordagem da teoria de gêneros na formação de professores de línguas se revelou um instrumento tanto para a melhor relação com o texto, em última instância para a melhor compreensão do uso situado da língua-alvo pelos alunos-professores, quanto para o exercício de escolhas metodológicas e de concretização do ensino. Tais aspectos, juntos, convergiram para o aprimoramento do conhecimento docente. Nesse sentido, este trabalho contribui para a afirmação da teoria de gêneros na formação de professores de inglês pelo subsídio e perspectivas que fornece ao processo.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua inglesaProfessores - formaçãoGêneros discursivosConhecimento profissional docenteCognição docenteGêneros textuaisFormação de professores de língua inglesaCognição de professoresGenresEnglish language teacher educationTeacher knowledgeTeacher cognitionLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6063.pdfapplication/pdf11722779https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/1/6063.pdfbcfaf760050555140e39a837baf0e0deMD51TEXT6063.pdf.txt6063.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/2/6063.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6063.pdf.jpg6063.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11770https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/3/6063.pdf.jpgcb59cccf89b83cbc42f2136213066859MD53ufscar/56362021-06-18 15:34:51.829oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5636Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:50:14.316300Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
title |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
spellingShingle |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente Campos-Gonella, Cristiane Oliveira Língua inglesa Professores - formação Gêneros discursivos Conhecimento profissional docente Cognição docente Gêneros textuais Formação de professores de língua inglesa Cognição de professores Genres English language teacher education Teacher knowledge Teacher cognition LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
title_full |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
title_fullStr |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
title_full_unstemmed |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
title_sort |
A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente |
author |
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira |
author_facet |
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Augusto-Navarro, Eliane Hercules |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5716027350340906 |
contributor_str_mv |
Augusto-Navarro, Eliane Hercules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Professores - formação Gêneros discursivos Conhecimento profissional docente Cognição docente Gêneros textuais Formação de professores de língua inglesa Cognição de professores |
topic |
Língua inglesa Professores - formação Gêneros discursivos Conhecimento profissional docente Cognição docente Gêneros textuais Formação de professores de língua inglesa Cognição de professores Genres English language teacher education Teacher knowledge Teacher cognition LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Genres English language teacher education Teacher knowledge Teacher cognition |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-18 2016-06-02T20:24:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:24:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636 |
identifier_str_mv |
CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/1/6063.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/2/6063.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/3/6063.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcfaf760050555140e39a837baf0e0de d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e cb59cccf89b83cbc42f2136213066859 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351093014036480 |