A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
Orientador(a): Augusto-Navarro, Eliane Hercules lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636
Resumo: This study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process.
id SCAR_c78bdc17f41d96acfba958104194f912
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5636
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Campos-Gonella, Cristiane OliveiraAugusto-Navarro, Eliane Herculeshttp://lattes.cnpq.br/57160273503409062016-06-02T20:24:01Z2014-08-182016-06-02T20:24:01Z2014-06-30CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636This study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process.Este estudo objetiva investigar os reflexos da utilização da teoria de gêneros textuais sob a perspectiva swalesiana no processo de formação pré-serviço de professores de inglês como língua estrangeira, mais precisamente entre alunos do terceiro ano de um curso de Letras. Tendo como pilares teóricos a teoria e pedagogia de gêneros e a formação de professores à luz dos estudos em cognição, trata-se de uma investigação essencialmente qualitativa, de perspectiva interpretativista e de base etnográfica. Por meio das análises realizadas, verificamos que a abordagem da teoria de gêneros na formação de professores de línguas se revelou um instrumento tanto para a melhor relação com o texto, em última instância para a melhor compreensão do uso situado da língua-alvo pelos alunos-professores, quanto para o exercício de escolhas metodológicas e de concretização do ensino. Tais aspectos, juntos, convergiram para o aprimoramento do conhecimento docente. Nesse sentido, este trabalho contribui para a afirmação da teoria de gêneros na formação de professores de inglês pelo subsídio e perspectivas que fornece ao processo.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua inglesaProfessores - formaçãoGêneros discursivosConhecimento profissional docenteCognição docenteGêneros textuaisFormação de professores de língua inglesaCognição de professoresGenresEnglish language teacher educationTeacher knowledgeTeacher cognitionLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6063.pdfapplication/pdf11722779https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/1/6063.pdfbcfaf760050555140e39a837baf0e0deMD51TEXT6063.pdf.txt6063.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/2/6063.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6063.pdf.jpg6063.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11770https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/3/6063.pdf.jpgcb59cccf89b83cbc42f2136213066859MD53ufscar/56362021-06-18 15:34:51.829oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5636Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:50:14.316300Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
title A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
spellingShingle A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
Língua inglesa
Professores - formação
Gêneros discursivos
Conhecimento profissional docente
Cognição docente
Gêneros textuais
Formação de professores de língua inglesa
Cognição de professores
Genres
English language teacher education
Teacher knowledge
Teacher cognition
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
title_full A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
title_fullStr A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
title_full_unstemmed A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
title_sort A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente
author Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
author_facet Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5716027350340906
contributor_str_mv Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Professores - formação
Gêneros discursivos
Conhecimento profissional docente
Cognição docente
Gêneros textuais
Formação de professores de língua inglesa
Cognição de professores
topic Língua inglesa
Professores - formação
Gêneros discursivos
Conhecimento profissional docente
Cognição docente
Gêneros textuais
Formação de professores de língua inglesa
Cognição de professores
Genres
English language teacher education
Teacher knowledge
Teacher cognition
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Genres
English language teacher education
Teacher knowledge
Teacher cognition
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-18
2016-06-02T20:24:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636
identifier_str_mv CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/1/6063.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/2/6063.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5636/3/6063.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bcfaf760050555140e39a837baf0e0de
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
cb59cccf89b83cbc42f2136213066859
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351093014036480