Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329 |
Resumo: | This work aims to study and understand the perception of womens filmmakers, and what the images produced by them tell us and educate us. For this, the work presents the feature film So Far is Here (2013) directed by Brazilian filmmaker and journalist Eliza Capai, whose story chronicles her trip to the African continent in 2010. The theoretical cut is based on authors who study and understand the image as responsible for a form of education, expression and control, for exercising an educational process over who sees them. The cognitive process that operates in the image, points to the theme of visuality, as a political exercise. So Far is Here "encroces" the cinematographic genres of road-movies, the documentary and the movie-letter, making it hybrid by the way it articulates in all these layers (genres). The methodology consists of decomposing and interpreting the “agent images” (ALMEIDA, 2009), as possible own documents to dialogue with the text. As a conclusion, we pointed out that So Far is Here belongs to the genre women's film, for addressing itself from another form of world perception that integrates women who share similar experiences. In this context of interpretation we chose the theme of motherhood to interpret the “agent images” produced and sequenced in the feature film. |
id |
SCAR_e103b721d1de7394442b5e028e6b0efe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/11329 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Domingues, Ana CarolinaCosta, Alan Victor Pimenta de Almeida Paleshttp://lattes.cnpq.br/5414466437997230http://lattes.cnpq.br/0903106623711717c2f62d1d-0b71-49a2-9a61-546b8654b2e12019-04-29T17:21:49Z2019-04-29T17:21:49Z2019-02-15DOMINGUES, Ana Carolina. Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329This work aims to study and understand the perception of womens filmmakers, and what the images produced by them tell us and educate us. For this, the work presents the feature film So Far is Here (2013) directed by Brazilian filmmaker and journalist Eliza Capai, whose story chronicles her trip to the African continent in 2010. The theoretical cut is based on authors who study and understand the image as responsible for a form of education, expression and control, for exercising an educational process over who sees them. The cognitive process that operates in the image, points to the theme of visuality, as a political exercise. So Far is Here "encroces" the cinematographic genres of road-movies, the documentary and the movie-letter, making it hybrid by the way it articulates in all these layers (genres). The methodology consists of decomposing and interpreting the “agent images” (ALMEIDA, 2009), as possible own documents to dialogue with the text. As a conclusion, we pointed out that So Far is Here belongs to the genre women's film, for addressing itself from another form of world perception that integrates women who share similar experiences. In this context of interpretation we chose the theme of motherhood to interpret the “agent images” produced and sequenced in the feature film.Este trabalho tem por objetivo estudar e compreender qual é a percepção de mulheres cineastas, e o que as imagens produzidas por elas nos dizem e nos educam. Para isso, o trabalho apresenta o longa-metragem Tão longe é Aqui (2013) dirigido pela cineasta e jornalista brasileira Eliza Capai, cuja história narra sua viagem ao continente africano em 2010. Para tanto, o recorte teórico fundamenta-se em autores que estudam e compreendem a imagem como responsável por uma forma de educação, expressão e controle, por exercer um processo educativo sobre quem as vê. O processo cognitivo que opera na imagem, aponta para temática da visualidade, como um exercício político. Tão longe é aqui “encruza” os gêneros cinematográficos dos road-movies, do documentário e do filme carta, o tornando híbrido pela maneira que se articula em todas essas camadas (gêneros). A metodologia consiste em decompor e interpretar as imagens agentes (ALMEIDA, 2009), como próprios documentos possíveis de dialogarem com o texto. Como conclusão, apontamos que Tão longe é Aqui pertence ao gênero women’s film (filme feito por mulheres) por se endereçar a partir de uma outra forma de percepção do mundo que integra mulheres que partilham de experiências similares. Nesse contexto de interpretação escolhemos o tema da maternidade para interpretar as imagens agentes produzidas e sequenciadas no longa-metragem.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1743222porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarEducação visualEstudos da imagemCinema feito por mulheresVisual educationImage studiesWomen's filmLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é AquiWome's film: a study on the production of cinematographic image and the visual education in So Far is Hereinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOnline2f3e8fe7-b3de-4b6f-b40f-1977a39948c5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdissertação Ana Carolina Domingues.pdfdissertação Ana Carolina Domingues.pdfapplication/pdf3115819https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Carolina%20Domingues.pdfab50205ce6d1d9fbc1896686d7bc07c5MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81957https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/6/license.txtae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031dMD56TEXTdissertação Ana Carolina Domingues.pdf.txtdissertação Ana Carolina Domingues.pdf.txtExtracted texttext/plain280822https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/7/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Carolina%20Domingues.pdf.txtd22156eae25321d9e7b08a19d0ec8945MD57THUMBNAILdissertação Ana Carolina Domingues.pdf.jpgdissertação Ana Carolina Domingues.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6404https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/8/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Carolina%20Domingues.pdf.jpge4f57bc512831d367c8de466bd3f4a27MD58ufscar/113292023-09-18 18:31:43.522oai:repositorio.ufscar.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:43Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Wome's film: a study on the production of cinematographic image and the visual education in So Far is Here |
title |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
spellingShingle |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui Domingues, Ana Carolina Educação visual Estudos da imagem Cinema feito por mulheres Visual education Image studies Women's film LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
title_full |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
title_fullStr |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
title_full_unstemmed |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
title_sort |
Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui |
author |
Domingues, Ana Carolina |
author_facet |
Domingues, Ana Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0903106623711717 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Ana Carolina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5414466437997230 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
c2f62d1d-0b71-49a2-9a61-546b8654b2e1 |
contributor_str_mv |
Costa, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Estudos da imagem Cinema feito por mulheres |
topic |
Educação visual Estudos da imagem Cinema feito por mulheres Visual education Image studies Women's film LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual education Image studies Women's film |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work aims to study and understand the perception of womens filmmakers, and what the images produced by them tell us and educate us. For this, the work presents the feature film So Far is Here (2013) directed by Brazilian filmmaker and journalist Eliza Capai, whose story chronicles her trip to the African continent in 2010. The theoretical cut is based on authors who study and understand the image as responsible for a form of education, expression and control, for exercising an educational process over who sees them. The cognitive process that operates in the image, points to the theme of visuality, as a political exercise. So Far is Here "encroces" the cinematographic genres of road-movies, the documentary and the movie-letter, making it hybrid by the way it articulates in all these layers (genres). The methodology consists of decomposing and interpreting the “agent images” (ALMEIDA, 2009), as possible own documents to dialogue with the text. As a conclusion, we pointed out that So Far is Here belongs to the genre women's film, for addressing itself from another form of world perception that integrates women who share similar experiences. In this context of interpretation we chose the theme of motherhood to interpret the “agent images” produced and sequenced in the feature film. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-29T17:21:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-29T17:21:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOMINGUES, Ana Carolina. Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329 |
identifier_str_mv |
DOMINGUES, Ana Carolina. Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2f3e8fe7-b3de-4b6f-b40f-1977a39948c5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Carolina%20Domingues.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/6/license.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/7/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Carolina%20Domingues.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11329/8/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Carolina%20Domingues.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab50205ce6d1d9fbc1896686d7bc07c5 ae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031d d22156eae25321d9e7b08a19d0ec8945 e4f57bc512831d367c8de466bd3f4a27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136560014983168 |