“Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Jabra, Daniel
Orientador(a): Cohn, Clarice lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441
Resumo: Having as a starting point Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami's narrative about the arrival of non-indigenous and their schools, this dissertation proposes to reflect on the relationships historically built through the school between the Yanomami groups of the Marauiá River region (AM) and their non-indigenous partners, and also of how they have appropriated it to update and maintain their networks of inter-community relations of alliance and enmity. The Yanomami groups in Marauiá have had different experiences of schooling: the Salesian and the one called in Brazil as differentiated, and the adoption and defense of these two systems has become a stage for the expression of political differences and alliance between the groups, also operating in the processes of producing difference and territorial occupation. The arrival of the school serves for the forces of colonization and sedentarization, but also for the indigenous strategies of counter-effectuation of colonization, so that the adoption of schools by Yanomami groups occurs in parallel with a continuous process of elaboration of what the school is and what they have sought with her and through her. In this context, the political actions of certain Yanomami groups, including Adriano's, began to use the schools to counteract, or at least reduce, the violence of contact and assimilation.
id SCAR_e5735dcebb3583f361e22531101f306b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17441
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Jabra, DanielCohn, Claricehttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094http://lattes.cnpq.br/96927100117943522023-03-02T17:15:27Z2023-03-02T17:15:27Z2022-10-03JABRA, Daniel. “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441Having as a starting point Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami's narrative about the arrival of non-indigenous and their schools, this dissertation proposes to reflect on the relationships historically built through the school between the Yanomami groups of the Marauiá River region (AM) and their non-indigenous partners, and also of how they have appropriated it to update and maintain their networks of inter-community relations of alliance and enmity. The Yanomami groups in Marauiá have had different experiences of schooling: the Salesian and the one called in Brazil as differentiated, and the adoption and defense of these two systems has become a stage for the expression of political differences and alliance between the groups, also operating in the processes of producing difference and territorial occupation. The arrival of the school serves for the forces of colonization and sedentarization, but also for the indigenous strategies of counter-effectuation of colonization, so that the adoption of schools by Yanomami groups occurs in parallel with a continuous process of elaboration of what the school is and what they have sought with her and through her. In this context, the political actions of certain Yanomami groups, including Adriano's, began to use the schools to counteract, or at least reduce, the violence of contact and assimilation.Partindo da narrativa de Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami sobre a chegada dos brancos e suas escolas, esta dissertação se propõe a refletir sobre as relações construídas historicamente através da escola entre os grupos yanomami da região do rio Marauiá (AM) e seus parceiros não-indígenas, e também em como eles têm se apropriado da escola para atualizar e manter suas redes de relações intercomunitárias de aliança e inimizade. Os grupos yanomami do Marauiá têm vivenciado experiências distintas de escolarização: a salesiana e a diferenciada, e a adoção e defesa desses dois sistemas passou a se tornar palco para a expressão de divergências políticas e de aliança entre os grupos, operando também nos processos de produção de diferença e ocupação territorial. A chegada da escola passa a servir às forças de colonização e sedentarização, mas também às estratégias indígenas de contraefetuação da colonização, de forma que a adoção das escolas pelos grupos yanomami se dá paralelamente a um processo contínuo de sua reflexão sobre o que é a escola e o que eles têm buscado com ela e através dela. Neste contexto, as ações políticas de certos grupos yanomami, incluindo o de Adriano, passam a se apropriar das escolas para agir contraefetuando, ou diminuindo, a violência do contato e da assimilação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessYanomamiEscolaRelações interétnicasSchoolInterethnic relationsCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA“Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola“White people are coming, bringing school, mission and health”: Yanomami relations through school“Llegan los blancos, trayendo escuela, misión y salud”: relaciones yanomami a través de la escuelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdfos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdfapplication/pdf9313583https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/1/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf506623953a6c59dc34a6dc372c6e38faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txtos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txtExtracted texttext/plain452500https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/3/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txt0387204ee60b34451bc172d996223bcfMD53THUMBNAILos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpgos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5161https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/4/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpgc7985ae0c82a148a16c3f1573070d68eMD54ufscar/174412023-03-03 03:21:20.927oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17441Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:05:29.397706Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv “White people are coming, bringing school, mission and health”: Yanomami relations through school
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv “Llegan los blancos, trayendo escuela, misión y salud”: relaciones yanomami a través de la escuela
title “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
spellingShingle “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
Jabra, Daniel
Yanomami
Escola
Relações interétnicas
School
Interethnic relations
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA
title_short “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
title_full “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
title_fullStr “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
title_full_unstemmed “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
title_sort “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola
author Jabra, Daniel
author_facet Jabra, Daniel
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9692710011794352
dc.contributor.author.fl_str_mv Jabra, Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1714080901123094
contributor_str_mv Cohn, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv Yanomami
Escola
Relações interétnicas
topic Yanomami
Escola
Relações interétnicas
School
Interethnic relations
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Interethnic relations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA
description Having as a starting point Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami's narrative about the arrival of non-indigenous and their schools, this dissertation proposes to reflect on the relationships historically built through the school between the Yanomami groups of the Marauiá River region (AM) and their non-indigenous partners, and also of how they have appropriated it to update and maintain their networks of inter-community relations of alliance and enmity. The Yanomami groups in Marauiá have had different experiences of schooling: the Salesian and the one called in Brazil as differentiated, and the adoption and defense of these two systems has become a stage for the expression of political differences and alliance between the groups, also operating in the processes of producing difference and territorial occupation. The arrival of the school serves for the forces of colonization and sedentarization, but also for the indigenous strategies of counter-effectuation of colonization, so that the adoption of schools by Yanomami groups occurs in parallel with a continuous process of elaboration of what the school is and what they have sought with her and through her. In this context, the political actions of certain Yanomami groups, including Adriano's, began to use the schools to counteract, or at least reduce, the violence of contact and assimilation.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-02T17:15:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-02T17:15:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JABRA, Daniel. “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441
identifier_str_mv JABRA, Daniel. “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/1/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/3/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/4/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 506623953a6c59dc34a6dc372c6e38fa
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
0387204ee60b34451bc172d996223bcf
c7985ae0c82a148a16c3f1573070d68e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351187421528064