Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Moraes, Milena Borges de
Orientador(a): Baronas, Roberto Leiser lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5678
Resumo: Our research aims to analyze the discursive construction of ethos in the discourse of the indigenous teacher, seeking to understand how discursive practices historically stereotyped by non-Indian determine the images, the ethos that the subject "Indian" professor constructs himself in the discourse intended for educational training indigenous trainers. We work with the hypothesis that the discourses produced by the indigenous teachers textbook for training of Indian students, the Other constituent of his speech is his pocket, his neighbor, on the contrary is non-Indian who live a conflicted relationship since that the Portuguese landed in American continent in 1500. From this perspective, we take as theoretical and methodological discourse analysis of French oriented, highly nuanced by pecheuxtianos and maingueneanos tones. The empirical corpus mobilized for this research consists of the book O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (The Brazilian Indian: what you need to know about indigenous peoples in Brazil today) volume 12, which includes the series Vias dos Saberes (Ways of Knowledge) Coleção Educação para Todos (Collection Education for All), written by the Indian Baniwa whose goal to provide subsidies for training of indigenous students in undergraduate courses in intercultural level. Our analysis indicates that the image of discursive enunciator / Indian is a militant and his discourse is overlapped by the discourse of the non-Indian in a relation conflicting and nomad.
id SCAR_e61eb4b9da6619bceb91262bf4437fe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5678
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Moraes, Milena Borges deBaronas, Roberto Leiserhttp://lattes.cnpq.br/4613001301744682http://lattes.cnpq.br/90797979123390302016-06-02T20:25:04Z2009-12-142016-06-02T20:25:04Z2009-11-24MORAES, Milena Borges de. Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si : um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5678Our research aims to analyze the discursive construction of ethos in the discourse of the indigenous teacher, seeking to understand how discursive practices historically stereotyped by non-Indian determine the images, the ethos that the subject "Indian" professor constructs himself in the discourse intended for educational training indigenous trainers. We work with the hypothesis that the discourses produced by the indigenous teachers textbook for training of Indian students, the Other constituent of his speech is his pocket, his neighbor, on the contrary is non-Indian who live a conflicted relationship since that the Portuguese landed in American continent in 1500. From this perspective, we take as theoretical and methodological discourse analysis of French oriented, highly nuanced by pecheuxtianos and maingueneanos tones. The empirical corpus mobilized for this research consists of the book O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (The Brazilian Indian: what you need to know about indigenous peoples in Brazil today) volume 12, which includes the series Vias dos Saberes (Ways of Knowledge) Coleção Educação para Todos (Collection Education for All), written by the Indian Baniwa whose goal to provide subsidies for training of indigenous students in undergraduate courses in intercultural level. Our analysis indicates that the image of discursive enunciator / Indian is a militant and his discourse is overlapped by the discourse of the non-Indian in a relation conflicting and nomad.Nossa pesquisa tem como objetivo analisar discursivamente a construção do ethos no discurso do professor indígena, buscando compreender em que medida práticas discursivas historicamente estereotipadas pelo não-índio determinam as imagens, que o sujeito enunciador índio professor constrói de si nos discursos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. Trabalhamos com a hipótese de que nos discursos produzidos pelo professor indígena, em livro didático para formação dos estudantes indígenas, o Outro constitutivo de sua fala é o seu par, seu semelhante, pelo contrário é o não-índio com quem vive uma relação conflitante desde que os portugueses desembarcaram no continente americano em 1500. Nessa perspectiva, tomamos como enfoque teórico-metodológico a Análise de Discurso de orientação francesa, fortemente matizada com tons pecheutianos e maingueneanos. O corpus empírico mobilizado para essa pesquisa é constituído pelo livro O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (2006), volume 12, que integra a série Vias dos Saberes Coleção Educação Para Todos, escrito por Gersem Luciano, professor-pesquisador que pertence à etnia Baniwa. O objetivo do livro é fornecer subsídios à formação dos estudantes indígenas em cursos de licenciaturas interculturais de nível superior. Nossa análise indica que a imagem discursiva do enunciador/índio é de um militante e o seu discurso está imbricado com o discurso do nãoíndio numa relação conflituosa e nômade.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRAnálise do discursoLivros didáticosCena enunciativaEthosMemóriaDiscourseTextbookEnunciative scenesEthosMemoryLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICADiscurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2696.pdfapplication/pdf779974https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5678/1/2696.pdf5d0e4c27e20e5d7d5260b76d9f8d496aMD51THUMBNAIL2696.pdf.jpg2696.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10737https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5678/2/2696.pdf.jpg6f03f6a7e9aaf86149bb86bf7db99686MD52ufscar/56782019-12-05 14:20:26.745oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5678Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:50:17.345311Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
title Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
spellingShingle Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
Moraes, Milena Borges de
Análise do discurso
Livros didáticos
Cena enunciativa
Ethos
Memória
Discourse
Textbook
Enunciative scenes
Ethos
Memory
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
title_full Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
title_fullStr Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
title_full_unstemmed Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
title_sort Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas
author Moraes, Milena Borges de
author_facet Moraes, Milena Borges de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9079797912339030
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Milena Borges de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baronas, Roberto Leiser
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4613001301744682
contributor_str_mv Baronas, Roberto Leiser
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Livros didáticos
Cena enunciativa
Ethos
Memória
topic Análise do discurso
Livros didáticos
Cena enunciativa
Ethos
Memória
Discourse
Textbook
Enunciative scenes
Ethos
Memory
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse
Textbook
Enunciative scenes
Ethos
Memory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Our research aims to analyze the discursive construction of ethos in the discourse of the indigenous teacher, seeking to understand how discursive practices historically stereotyped by non-Indian determine the images, the ethos that the subject "Indian" professor constructs himself in the discourse intended for educational training indigenous trainers. We work with the hypothesis that the discourses produced by the indigenous teachers textbook for training of Indian students, the Other constituent of his speech is his pocket, his neighbor, on the contrary is non-Indian who live a conflicted relationship since that the Portuguese landed in American continent in 1500. From this perspective, we take as theoretical and methodological discourse analysis of French oriented, highly nuanced by pecheuxtianos and maingueneanos tones. The empirical corpus mobilized for this research consists of the book O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (The Brazilian Indian: what you need to know about indigenous peoples in Brazil today) volume 12, which includes the series Vias dos Saberes (Ways of Knowledge) Coleção Educação para Todos (Collection Education for All), written by the Indian Baniwa whose goal to provide subsidies for training of indigenous students in undergraduate courses in intercultural level. Our analysis indicates that the image of discursive enunciator / Indian is a militant and his discourse is overlapped by the discourse of the non-Indian in a relation conflicting and nomad.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-14
2016-06-02T20:25:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAES, Milena Borges de. Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si : um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5678
identifier_str_mv MORAES, Milena Borges de. Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si : um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5678/1/2696.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5678/2/2696.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d0e4c27e20e5d7d5260b76d9f8d496a
6f03f6a7e9aaf86149bb86bf7db99686
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351093157691392