Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998)
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6754 |
Resumo: | The present research focuses on the question of memory and representation of the Brazilian civil-military dictatorship through the analysis of two films, Pra Frente Brasil (1982) [Go further Brazil] and Ação Entre Amigos [Action between friends] (1998), which explore this period of national history. Our goal was to understand the contributions and limits of these two pieces of cinematographic work as bearers of civil military dictatorship memories. So, we examine how the civil-military dictatorship comes to the scene in the mentioned pictures, relating them to their own production context. We take as presupposition the fact that films are bearers of meanings that allow us to understand the relation between human beings and their historical time. For that we take as our own the Pilar Calveiros s conception of memory and, trying to comprehend the relation between cinema, memory and society, we found our theory on Walter Benjamin s theoretical and methodological referential, as on his conception of History. This author proposes, by the way, that we may think on the cinema s political function. To investigate the relation between art work and society we use Tania Pelegrini s concept of refraction and the Pierre Sorlin s conception of representation. At last, we found on the trauma and resentment concepts, willing to comprehend how cinema represents the relation between the dictatorial past with the present. |
id |
SCAR_f75cc6df86fe956883e04a28d3d60e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6754 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Novais, Adriana RodriguesPellegrini, Tâniahttp://lattes.cnpq.br/0280434883580627http://lattes.cnpq.br/78840254993131062016-06-02T20:39:18Z2013-11-072016-06-02T20:39:18Z2013-08-28NOVAIS, Adriana Rodrigues. Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: Uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998). 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6754The present research focuses on the question of memory and representation of the Brazilian civil-military dictatorship through the analysis of two films, Pra Frente Brasil (1982) [Go further Brazil] and Ação Entre Amigos [Action between friends] (1998), which explore this period of national history. Our goal was to understand the contributions and limits of these two pieces of cinematographic work as bearers of civil military dictatorship memories. So, we examine how the civil-military dictatorship comes to the scene in the mentioned pictures, relating them to their own production context. We take as presupposition the fact that films are bearers of meanings that allow us to understand the relation between human beings and their historical time. For that we take as our own the Pilar Calveiros s conception of memory and, trying to comprehend the relation between cinema, memory and society, we found our theory on Walter Benjamin s theoretical and methodological referential, as on his conception of History. This author proposes, by the way, that we may think on the cinema s political function. To investigate the relation between art work and society we use Tania Pelegrini s concept of refraction and the Pierre Sorlin s conception of representation. At last, we found on the trauma and resentment concepts, willing to comprehend how cinema represents the relation between the dictatorial past with the present.A presente pesquisa procurou lançar luzes sobre a questão da memória e da representação da ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil através da análise dos filmes Pra Frente Brasil (1982) e Ação Entre Amigos (1998), que abordam esse período da história nacional. Nosso objetivo foi entender os limites e avanços das obras fílmicas enquanto portadoras de memória da ditadura civil-militar. Assim, examinamos como a ditadura civil-militar vem à cena nos filmes em questão, relacionando-os com o contexto de sua produção. Tomamos como base o pressuposto de que os filmes são portadores de significados que permitem o entendimento da relação do homem com seu tempo histórico. Para isso pautamo-nos na concepção de memória de Pilar Calveiro e, com o intuito de compreender a relação entre cinema, memória e sociedade, fundamentamo-nos na concepção de história e no referencial teórico e metodológico de Walter Benjamin, que propõe, ainda, que pensemos sobre a função política do cinema. E para pensarmos na relação entre obra de arte e sociedade lançamos mão do conceito de refração de Tânia Pelegrini e a concepção de representação de Pierre Sorlin. Por fim, nos baseamos nos conceitos de trauma e ressentimento com o intuito de compreendermos como o cinema representa a relação do passado ditatorial com o presente.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSUFSCarBRSociologiaCinemaMemóriaDitadura civilmilitarPra frente Brasil (Filme)Ação entre amigos (Filme)TraumaRessentimentoCinemaMemorycivil-military dictatorshipTraumaResentmentCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIACinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5552.pdfapplication/pdf2395652https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6754/1/5552.pdfe2cd03150edac661c1d81345af8dc41cMD51TEXT5552.pdf.txt5552.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6754/2/5552.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5552.pdf.jpg5552.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10598https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6754/3/5552.pdf.jpg46c79a6aaa4c25dfd5ea666850a4539dMD53ufscar/67542020-01-30 13:45:45.93oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6754Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:51:41.649883Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
title |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
spellingShingle |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) Novais, Adriana Rodrigues Sociologia Cinema Memória Ditadura civilmilitar Pra frente Brasil (Filme) Ação entre amigos (Filme) Trauma Ressentimento Cinema Memory civil-military dictatorship Trauma Resentment CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
title_full |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
title_fullStr |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
title_full_unstemmed |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
title_sort |
Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998) |
author |
Novais, Adriana Rodrigues |
author_facet |
Novais, Adriana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7884025499313106 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novais, Adriana Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pellegrini, Tânia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0280434883580627 |
contributor_str_mv |
Pellegrini, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Cinema Memória Ditadura civilmilitar Pra frente Brasil (Filme) Ação entre amigos (Filme) Trauma Ressentimento |
topic |
Sociologia Cinema Memória Ditadura civilmilitar Pra frente Brasil (Filme) Ação entre amigos (Filme) Trauma Ressentimento Cinema Memory civil-military dictatorship Trauma Resentment CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema Memory civil-military dictatorship Trauma Resentment |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
The present research focuses on the question of memory and representation of the Brazilian civil-military dictatorship through the analysis of two films, Pra Frente Brasil (1982) [Go further Brazil] and Ação Entre Amigos [Action between friends] (1998), which explore this period of national history. Our goal was to understand the contributions and limits of these two pieces of cinematographic work as bearers of civil military dictatorship memories. So, we examine how the civil-military dictatorship comes to the scene in the mentioned pictures, relating them to their own production context. We take as presupposition the fact that films are bearers of meanings that allow us to understand the relation between human beings and their historical time. For that we take as our own the Pilar Calveiros s conception of memory and, trying to comprehend the relation between cinema, memory and society, we found our theory on Walter Benjamin s theoretical and methodological referential, as on his conception of History. This author proposes, by the way, that we may think on the cinema s political function. To investigate the relation between art work and society we use Tania Pelegrini s concept of refraction and the Pierre Sorlin s conception of representation. At last, we found on the trauma and resentment concepts, willing to comprehend how cinema represents the relation between the dictatorial past with the present. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-07 2016-06-02T20:39:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:39:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOVAIS, Adriana Rodrigues. Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: Uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998). 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6754 |
identifier_str_mv |
NOVAIS, Adriana Rodrigues. Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: Uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998). 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6754/1/5552.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6754/2/5552.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6754/3/5552.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2cd03150edac661c1d81345af8dc41c d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 46c79a6aaa4c25dfd5ea666850a4539d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351101006282752 |