Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Miranda, Alexandre Marcel de
Orientador(a): Silva, Douglas Verrangia Corrêa da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621
Resumo: This work proposes a methodological approach to the development of a didactic sequence as an Educational Curriculum Material, having the controversial theme - Eugenics, which presents itself as a Socio-scientific Question - QSC. This theme is developed through three fields of Education: the Curriculum, Relations for Ethnic-Racial Education and Teacher Training. The proposition of this didactic sequence aligned with educational design and this triangulation of fields, in addition to presenting itself as an educational innovation, presents itself as a proposal to evaluate its potentialities and limitations. In this way, the work consisted in the formulation of criteria that, after analysis, bring the perception that the didactic sequence can, with its potential, reach the presupposed objectives and that, due to its limitations, the formation of the teacher is significantly a preponderant factor for the its existence. Therefore, when developing, in the future, the application and evaluation of this didactic sequence, it will be possible to guide the production of an Educational Curriculum Material (ECM), which is a curricular material that is concerned with the formation of the teacher, with the promotion of education on socio-scientific issues (QSC's), and more specifically, on education for ethnic-racial relations in Science Teaching.
id SCAR_ffc14d460759441374c9f765f377a259
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16621
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Miranda, Alexandre Marcel deSilva, Douglas Verrangia Corrêa dahttp://lattes.cnpq.br/7699024298055259http://lattes.cnpq.br/74590830191076332022-09-15T12:33:33Z2022-09-15T12:33:33Z2022-07-14MIRANDA, Alexandre Marcel de. Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621This work proposes a methodological approach to the development of a didactic sequence as an Educational Curriculum Material, having the controversial theme - Eugenics, which presents itself as a Socio-scientific Question - QSC. This theme is developed through three fields of Education: the Curriculum, Relations for Ethnic-Racial Education and Teacher Training. The proposition of this didactic sequence aligned with educational design and this triangulation of fields, in addition to presenting itself as an educational innovation, presents itself as a proposal to evaluate its potentialities and limitations. In this way, the work consisted in the formulation of criteria that, after analysis, bring the perception that the didactic sequence can, with its potential, reach the presupposed objectives and that, due to its limitations, the formation of the teacher is significantly a preponderant factor for the its existence. Therefore, when developing, in the future, the application and evaluation of this didactic sequence, it will be possible to guide the production of an Educational Curriculum Material (ECM), which is a curricular material that is concerned with the formation of the teacher, with the promotion of education on socio-scientific issues (QSC's), and more specifically, on education for ethnic-racial relations in Science Teaching.Este trabalho propõe uma abordagem metodológica do desenvolvimento de uma sequência didática como um Material Curricular Educacional, tendo a temática controversa – a Eugenia, que se apresenta como uma Questão Sóciocientífica – QSC. Essa temática é desenvolvida por intermédio de três campos da Educação: o Currículo, as Relações para a Educação Étnico-raciais e a Formação de professores. A proposição dessa sequência didática alinhada ao design educacional e à essa triangulação de campos, além de se apresentar como uma inovação educacional, se apresenta como uma proposta de avaliar as suas potencialidades e suas limitações. Dessa maneira, o trabalho consistiu na formulação de critérios que, após análise, trazem a percepção de que a sequência didática pode, com suas potencialidades, atingir os objetivos pressupostos e que pelas suas limitações, significativamente a formação do professor é um fator preponderante para a sua existência. Sendo assim, ao se desenvolver, no futuro a aplicação e a avaliação dessa sequência didática, será possível orientar a produção de um Material Curricular Educativo (MCE) sendo este, um material curricular que se preocupa com a formação do/a professor/a, com a promoção da educação sobre as questões sociocientíficas (QSC´s), e mais especificamente, sobre a educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de genéticaEducação para as relações étnico-raciaisEugeniaQuestão sociocientíficaEugenicsSocio-scientific questionEducation of ethnic-racial relationsTeaching of geneticsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPotencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicasPotentialities and limitations in a didactic sequence about eugenics: education for ethnic-racial relations and scientific controversiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDISSERTAÇÃO - ALEXANDRE MARCEL DE MIRANDA.pdfDISSERTAÇÃO - ALEXANDRE MARCEL DE MIRANDA.pdfDISSERTAÇÃO VERSÃO FINALapplication/pdf12612518https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ALEXANDRE%20MARCEL%20DE%20MIRANDA.pdfb783d4ac5ee74068d1d6b387cea29252MD51Cartas comprovante - Alexandre Marcel de Miranda.pdfCartas comprovante - Alexandre Marcel de Miranda.pdfCARTA COMPROVANTEapplication/pdf156412https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/3/Cartas%20comprovante%20-%20Alexandre%20Marcel%20de%20Miranda.pdfc3e90cb4bc7e82e56f8273776bcac821MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO - ALEXANDRE MARCEL DE MIRANDA.pdf.txtDISSERTAÇÃO - ALEXANDRE MARCEL DE MIRANDA.pdf.txtExtracted texttext/plain173631https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ALEXANDRE%20MARCEL%20DE%20MIRANDA.pdf.txt2a1722c92fee83369d7fc1555e6ae278MD55Cartas comprovante - Alexandre Marcel de Miranda.pdf.txtCartas comprovante - Alexandre Marcel de Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain1524https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/7/Cartas%20comprovante%20-%20Alexandre%20Marcel%20de%20Miranda.pdf.txt89f9af5c6dcd956ffaf8a7b9fa6a18deMD57THUMBNAILDISSERTAÇÃO - ALEXANDRE MARCEL DE MIRANDA.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - ALEXANDRE MARCEL DE MIRANDA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5970https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ALEXANDRE%20MARCEL%20DE%20MIRANDA.pdf.jpg51e6624989a140e11e680e920e37293aMD56Cartas comprovante - Alexandre Marcel de Miranda.pdf.jpgCartas comprovante - Alexandre Marcel de Miranda.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6553https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/8/Cartas%20comprovante%20-%20Alexandre%20Marcel%20de%20Miranda.pdf.jpg41f417bb9bcf77e21c599c91b29d8e0dMD58ufscar/166212022-09-16 03:38:44.309oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16621Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:04:23.164281Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Potentialities and limitations in a didactic sequence about eugenics: education for ethnic-racial relations and scientific controversies
title Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
spellingShingle Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
Miranda, Alexandre Marcel de
Ensino de genética
Educação para as relações étnico-raciais
Eugenia
Questão sociocientífica
Eugenics
Socio-scientific question
Education of ethnic-racial relations
Teaching of genetics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
title_full Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
title_fullStr Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
title_full_unstemmed Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
title_sort Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
author Miranda, Alexandre Marcel de
author_facet Miranda, Alexandre Marcel de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7459083019107633
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Alexandre Marcel de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7699024298055259
contributor_str_mv Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de genética
Educação para as relações étnico-raciais
Eugenia
Questão sociocientífica
topic Ensino de genética
Educação para as relações étnico-raciais
Eugenia
Questão sociocientífica
Eugenics
Socio-scientific question
Education of ethnic-racial relations
Teaching of genetics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Eugenics
Socio-scientific question
Education of ethnic-racial relations
Teaching of genetics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This work proposes a methodological approach to the development of a didactic sequence as an Educational Curriculum Material, having the controversial theme - Eugenics, which presents itself as a Socio-scientific Question - QSC. This theme is developed through three fields of Education: the Curriculum, Relations for Ethnic-Racial Education and Teacher Training. The proposition of this didactic sequence aligned with educational design and this triangulation of fields, in addition to presenting itself as an educational innovation, presents itself as a proposal to evaluate its potentialities and limitations. In this way, the work consisted in the formulation of criteria that, after analysis, bring the perception that the didactic sequence can, with its potential, reach the presupposed objectives and that, due to its limitations, the formation of the teacher is significantly a preponderant factor for the its existence. Therefore, when developing, in the future, the application and evaluation of this didactic sequence, it will be possible to guide the production of an Educational Curriculum Material (ECM), which is a curricular material that is concerned with the formation of the teacher, with the promotion of education on socio-scientific issues (QSC's), and more specifically, on education for ethnic-racial relations in Science Teaching.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-15T12:33:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-15T12:33:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Alexandre Marcel de. Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621
identifier_str_mv MIRANDA, Alexandre Marcel de. Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ALEXANDRE%20MARCEL%20DE%20MIRANDA.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/3/Cartas%20comprovante%20-%20Alexandre%20Marcel%20de%20Miranda.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ALEXANDRE%20MARCEL%20DE%20MIRANDA.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/7/Cartas%20comprovante%20-%20Alexandre%20Marcel%20de%20Miranda.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ALEXANDRE%20MARCEL%20DE%20MIRANDA.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16621/8/Cartas%20comprovante%20-%20Alexandre%20Marcel%20de%20Miranda.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b783d4ac5ee74068d1d6b387cea29252
c3e90cb4bc7e82e56f8273776bcac821
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2a1722c92fee83369d7fc1555e6ae278
89f9af5c6dcd956ffaf8a7b9fa6a18de
51e6624989a140e11e680e920e37293a
41f417bb9bcf77e21c599c91b29d8e0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351182860222464