Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Souza, Luciano Santos Azevedo
Orientador(a): Santos, Alex Álisson Bandeira
Banca de defesa: Sampaio, Renelson Ribeiro, Pau, Felipe
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Programa de Pós-Graduação: Gestão e Tecnologia Industrial
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/795
Resumo: A matriz energética mundial está focada em combustíveis de origem fóssil, contudo, as preocupações sócio-ambientais e as restrições das reservas de petróleo (matéria-prima do óleo diesel) remetem a uma busca por soluções alternativas para os combustíveis originados de petróleo. O Brasil tem se apresentado como um dos países mais promissores para produção de combustíveis alternativos, o que pode ser observado a partir do sucesso da utilização do etanol, e mais recentemente, do biodiesel. O óleo diesel é muito utilizado no Brasil e sua composição pode apresentar elevado teor de enxofre com até 5.000 ppm (0,5% em massa) a depender de sua finalidade, como é o caso do combustível utilizado em embarcações, o chamado diesel marítimo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho (potência, torque e consumo de combustível) de motores do ciclo diesel abastecidos com misturas de diesel marítimo e biodiesel. Os combustíveis avaliados foram as misturas de 5% (B5); 10% (B10); 20% (B20); 40% (B40), 60% (B60) de biodiesel adicionado ao diesel marítimo e o biodiesel puro (B100). Os resultados obtidos para potência demonstram que as misturas de biodiesel tiveram melhor desempenho na rotação em torno de 2500 rpm com 91,4; 91,1; 91,1; 90,2; 89,7; 87,6 kW para B5, B10, B20, B40, B60 e B100, respectivamente, enquanto que para o diesel marítimo foi obtida uma potência de 85,5 kW em mesma rotação. Os resultados de torque obtidos para as misturas combustíveis estiveram na faixa de 366 – 374 Nm na rotação em torno de 1500 rpm e 370 Nm para o diesel marítimo em mesma rotação. O diesel marítimo apresentou os melhores resultados de consumo de combustível (20,8 kg/h a 1500 rpm). A utilização de diesel marítimo adicionado de 5% de biodiesel foi 7,7% mais vantajoso economicamente do que diesel marítimo puro.
id SENAI-1_c5de3c80ec81c7789c097077bfa0ddb4
oai_identifier_str oai:repositoriosenaiba.fieb.org.br:fieb/795
network_acronym_str SENAI-1
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
repository_id_str
spelling Souza, Luciano Santos AzevedoSantos, Alex Álisson BandeiraGuarieiro, Lílian Lefol NaniSampaio, Renelson RibeiroPau, Felipe2016-10-03T13:53:02Z2011http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/795A matriz energética mundial está focada em combustíveis de origem fóssil, contudo, as preocupações sócio-ambientais e as restrições das reservas de petróleo (matéria-prima do óleo diesel) remetem a uma busca por soluções alternativas para os combustíveis originados de petróleo. O Brasil tem se apresentado como um dos países mais promissores para produção de combustíveis alternativos, o que pode ser observado a partir do sucesso da utilização do etanol, e mais recentemente, do biodiesel. O óleo diesel é muito utilizado no Brasil e sua composição pode apresentar elevado teor de enxofre com até 5.000 ppm (0,5% em massa) a depender de sua finalidade, como é o caso do combustível utilizado em embarcações, o chamado diesel marítimo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho (potência, torque e consumo de combustível) de motores do ciclo diesel abastecidos com misturas de diesel marítimo e biodiesel. Os combustíveis avaliados foram as misturas de 5% (B5); 10% (B10); 20% (B20); 40% (B40), 60% (B60) de biodiesel adicionado ao diesel marítimo e o biodiesel puro (B100). Os resultados obtidos para potência demonstram que as misturas de biodiesel tiveram melhor desempenho na rotação em torno de 2500 rpm com 91,4; 91,1; 91,1; 90,2; 89,7; 87,6 kW para B5, B10, B20, B40, B60 e B100, respectivamente, enquanto que para o diesel marítimo foi obtida uma potência de 85,5 kW em mesma rotação. Os resultados de torque obtidos para as misturas combustíveis estiveram na faixa de 366 – 374 Nm na rotação em torno de 1500 rpm e 370 Nm para o diesel marítimo em mesma rotação. O diesel marítimo apresentou os melhores resultados de consumo de combustível (20,8 kg/h a 1500 rpm). A utilização de diesel marítimo adicionado de 5% de biodiesel foi 7,7% mais vantajoso economicamente do que diesel marítimo puro.Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATECFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECGestão e Tecnologia IndustrialSENAI CIMATECbrasilBIodieselDiesel marítimoEnxofre - Alto teorMotor dieselAvaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisaberto2016-10-04T13:53:02Zinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATECinstname:Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC)instacron:SENAI CIMATECORIGINALDissertação Luciano Santos Azevedo Souza.pdfDissertação Luciano Santos Azevedo Souza.pdfapplication/pdf10794503http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/795/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luciano%20Santos%20Azevedo%20Souza.pdf1ffb910e45dc24be9318c3700a385940MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/795/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52fieb/7952016-10-03 10:53:02.7oai:repositoriosenaiba.fieb.org.br:fieb/795Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de Publicaçõeshttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/oaiopendoar:2016-10-03T13:53:02Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
title Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
spellingShingle Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
Souza, Luciano Santos Azevedo
BIodiesel
Diesel marítimo
Enxofre - Alto teor
Motor diesel
title_short Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
title_full Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
title_fullStr Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
title_full_unstemmed Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
title_sort Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
author Souza, Luciano Santos Azevedo
author_facet Souza, Luciano Santos Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciano Santos Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Alex Álisson Bandeira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Guarieiro, Lílian Lefol Nani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sampaio, Renelson Ribeiro
Pau, Felipe
contributor_str_mv Santos, Alex Álisson Bandeira
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Sampaio, Renelson Ribeiro
Pau, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv BIodiesel
Diesel marítimo
Enxofre - Alto teor
Motor diesel
topic BIodiesel
Diesel marítimo
Enxofre - Alto teor
Motor diesel
description A matriz energética mundial está focada em combustíveis de origem fóssil, contudo, as preocupações sócio-ambientais e as restrições das reservas de petróleo (matéria-prima do óleo diesel) remetem a uma busca por soluções alternativas para os combustíveis originados de petróleo. O Brasil tem se apresentado como um dos países mais promissores para produção de combustíveis alternativos, o que pode ser observado a partir do sucesso da utilização do etanol, e mais recentemente, do biodiesel. O óleo diesel é muito utilizado no Brasil e sua composição pode apresentar elevado teor de enxofre com até 5.000 ppm (0,5% em massa) a depender de sua finalidade, como é o caso do combustível utilizado em embarcações, o chamado diesel marítimo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho (potência, torque e consumo de combustível) de motores do ciclo diesel abastecidos com misturas de diesel marítimo e biodiesel. Os combustíveis avaliados foram as misturas de 5% (B5); 10% (B10); 20% (B20); 40% (B40), 60% (B60) de biodiesel adicionado ao diesel marítimo e o biodiesel puro (B100). Os resultados obtidos para potência demonstram que as misturas de biodiesel tiveram melhor desempenho na rotação em torno de 2500 rpm com 91,4; 91,1; 91,1; 90,2; 89,7; 87,6 kW para B5, B10, B20, B40, B60 e B100, respectivamente, enquanto que para o diesel marítimo foi obtida uma potência de 85,5 kW em mesma rotação. Os resultados de torque obtidos para as misturas combustíveis estiveram na faixa de 366 – 374 Nm na rotação em torno de 1500 rpm e 370 Nm para o diesel marítimo em mesma rotação. O diesel marítimo apresentou os melhores resultados de consumo de combustível (20,8 kg/h a 1500 rpm). A utilização de diesel marítimo adicionado de 5% de biodiesel foi 7,7% mais vantajoso economicamente do que diesel marítimo puro.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-03T13:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/795
url http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
dc.publisher.program.fl_str_mv Gestão e Tecnologia Industrial
dc.publisher.initials.fl_str_mv SENAI CIMATEC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
instname:Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC)
instacron:SENAI CIMATEC
instname_str Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC)
instacron_str SENAI CIMATEC
institution SENAI CIMATEC
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/795/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luciano%20Santos%20Azevedo%20Souza.pdf
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/795/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ffb910e45dc24be9318c3700a385940
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798055165003038720