Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores: um estudo avaliativo com egressos do PIBID da Universidade Federal de Pelotas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Hirsch, Isabel Bonat
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/770
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral avaliar o PIBID como programa de formação docente, na visão de egressos da UFPel. Como objetivos específicos, analisar como os egressos avaliam a formação recebida pelo PIBID; averiguar a inserção na escola durante a participação no Programa e; investigar a identidade docente. O survey por questionário autoadministrado, via Google Forms, foi respondido pela população formada por 103 egressos e, se mostrou adequado para a realização desta pesquisa. O questionário abrangeu diversas informações dos egressos, incluindo características sociodemográficas, percurso formativo e profissional, construindo o perfil dos alunos egressos em conjunto com avaliação do Programa como um todo, desde formação, inserção na escola e identidade docente. Os resultados indicam que a maioria dos alunos egressos são mulheres, brancas e jovens, onde em torno de 60% encontram-se atuando como professores. A maioria dos egressos informou que o PIBID influenciou de forma positiva na formação inicial, com aquisição de novos conhecimentos e que avalia o subprojeto, onde atuou, de forma favorável. Os alunos egressos também afirmaram terem sido motivados pelos coordenadores de área, pelos professores supervisores e pelos colegas para o desenvolvimento do trabalho na escola e que adquiriram autonomia em sala de aula. A maioria considera que a relação do binômio teoria-prática e relação do binômio universidade-escola precisam ser aperfeiçoadas. Pouco mais da metade dos egressos disseram que se identificaram com a profissão docente e obtiveram satisfação profissional. Investimentos como o PIBID proporciona acesso a mais estudantes aos cursos de nível superior, especialmente, em cursos de licenciatura, dando condições de sustentabilidade, distribuindo bolsas que permitem a permanência dos alunos em seus cursos. Este estudo, ao fornecer dados sobre a avaliação do PIBID na ótica dos egressos, possibilitou um mapeamento do Programa, contribuindo com reflexões sobre a formação inicial de professores na UFPel.
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O questionário abrangeu diversas informações dos egressos, incluindo características sociodemográficas, percurso formativo e profissional, construindo o perfil dos alunos egressos em conjunto com avaliação do Programa como um todo, desde formação, inserção na escola e identidade docente. Os resultados indicam que a maioria dos alunos egressos são mulheres, brancas e jovens, onde em torno de 60% encontram-se atuando como professores. A maioria dos egressos informou que o PIBID influenciou de forma positiva na formação inicial, com aquisição de novos conhecimentos e que avalia o subprojeto, onde atuou, de forma favorável. Os alunos egressos também afirmaram terem sido motivados pelos coordenadores de área, pelos professores supervisores e pelos colegas para o desenvolvimento do trabalho na escola e que adquiriram autonomia em sala de aula. A maioria considera que a relação do binômio teoria-prática e relação do binômio universidade-escola precisam ser aperfeiçoadas. Pouco mais da metade dos egressos disseram que se identificaram com a profissão docente e obtiveram satisfação profissional. Investimentos como o PIBID proporciona acesso a mais estudantes aos cursos de nível superior, especialmente, em cursos de licenciatura, dando condições de sustentabilidade, distribuindo bolsas que permitem a permanência dos alunos em seus cursos. Este estudo, ao fornecer dados sobre a avaliação do PIBID na ótica dos egressos, possibilitou um mapeamento do Programa, contribuindo com reflexões sobre a formação inicial de professores na UFPel.This thesis had as a general goal to evaluate the PIBID as a teacher training program, in the vision of UFPel graduates. As specific goals, analyse how graduates evaluate the formation provided by the PIBID; ascertain the insertion in school during the participation in the program and; investigate teacher identity. The survey by self-administered quiz, via Google Forms, was answered by a population comprised of 103 graduates and showed itself to be adequate to the fruition of this research. The quiz covered diverse graduate informations, including sociodemographic characteristics, professional and formative routes, building the profile of graduate students together with evaluation of the program as a whole, since formation, insertion in school and teacher identity. The results indicate that most of the graduate students are young, white women, where around 60% are acting as teachers. Most of the graudates informed that the PIBID influenced positively in their initial formation, with acquisition of new knowledge and that evaluates the subproject, where they acted, in a positive way. The graduate students also affirm to have been motivated by the field coordinators, the supervising professors and classmates to develop work at school and acquired autonomy in the classroom. Most consider that the relationship of the theory-practice binomial and the relationship of the university-school binomial need to be improved. Just over half of graduates said to identify themselves with the teaching profession and got professional satisfaction. Investiments like the PIBID provide access for more students to upper level courses, specially in teacher formation courses. This study, by providing data on the evaluation of the PIBID from the perspective of graduates, allowed a mapping of the program, contributing with reflection on the initial formationof teachers in UFPel.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialOliveira, Sandro Schreiber dehttp://lattes.cnpq.br/4234180673609380Frison, Lourdes Maria Bragagnolohttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845Medeiros, Mara Rosange Acosta dehttp://lattes.cnpq.br/0884189877142984Cunha, Myriam Siqueira dahttp://lattes.cnpq.br/9212373223406185Hirsch, Isabel Bonat2019-05-13T16:02:58Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHirsch, Isabel Bonat. Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores: um estudo avaliativo com egressos do PIBID da Universidade Federal de Pelotas. 2018. 201 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/770Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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