APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Delgado, Fernanda Machado Prestes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/91
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa avaliativa sobre as ações socioeducativas desenvolvidas no Apoio Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA) Castilhos, usando como parâmetro a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Inicia com uma abordagem teórica sobre o ASEMA, como um serviço socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando a sua transição para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A realização da pesquisa decorrente da inserção profissional da pesquisadora associada aos questionamentos sobre os resultados efetivamente produzidos por este tipo de serviço socioassistencial, privilegiou o estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa dentro do enfoque dialético-crítico, usando como instrumentos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com os pais ou responsáveis e com as crianças e adolescentes atendidos pelo ASEMA Castilhos. A questão central do estudo é a seguinte: A partir dos novos parâmetros estabelecidos pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, quais são os resultados operados com as ações socioeducativas desenvolvidas no ASEMA Castilhos nas crianças e adolescentes atendidos e em seus núcleos familiares? A avaliação das ações desenvolvidas evidencia que o ASEMA é um espaço de socialização, aprendizagem e proteção a crianças e adolescentes, além de contribuir com alguns aspectos para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e de seus núcleos familiares. No entanto, observou-se que a obrigatoriedade em frequentar o Serviço imposta aos usuários vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como a deficitária educação regular ministrada pelo sistema público de ensino são aspectos negativos que permeiam as atividades do ASEMA. Esta avaliação, ainda, apontou para a necessidade de algumas mudanças e da adequação do Serviço às novas diretrizes do SUAS, como ser referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), fortalecimento do trabalho em rede e da intersetorialidade e avaliação e monitoramento sistemáticos das ações socioeducativas desenvolvidas
id UCPe_6241c982dbfbe5efa089cdea5343def6
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/91
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVASistema Único de Assistência SocialASEMA CastilhosTipificação Nacional dos Serviços SocioassistenciaisServiço de Convivência e Fortalecimento de VínculosIntegrated Social Welfare SystemSocio-Environmental Support Open MeetingNational Grading Services SocioassistenciaisService Coexistence and Strengthening LinkagesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa avaliativa sobre as ações socioeducativas desenvolvidas no Apoio Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA) Castilhos, usando como parâmetro a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Inicia com uma abordagem teórica sobre o ASEMA, como um serviço socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando a sua transição para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A realização da pesquisa decorrente da inserção profissional da pesquisadora associada aos questionamentos sobre os resultados efetivamente produzidos por este tipo de serviço socioassistencial, privilegiou o estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa dentro do enfoque dialético-crítico, usando como instrumentos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com os pais ou responsáveis e com as crianças e adolescentes atendidos pelo ASEMA Castilhos. A questão central do estudo é a seguinte: A partir dos novos parâmetros estabelecidos pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, quais são os resultados operados com as ações socioeducativas desenvolvidas no ASEMA Castilhos nas crianças e adolescentes atendidos e em seus núcleos familiares? A avaliação das ações desenvolvidas evidencia que o ASEMA é um espaço de socialização, aprendizagem e proteção a crianças e adolescentes, além de contribuir com alguns aspectos para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e de seus núcleos familiares. No entanto, observou-se que a obrigatoriedade em frequentar o Serviço imposta aos usuários vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como a deficitária educação regular ministrada pelo sistema público de ensino são aspectos negativos que permeiam as atividades do ASEMA. Esta avaliação, ainda, apontou para a necessidade de algumas mudanças e da adequação do Serviço às novas diretrizes do SUAS, como ser referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), fortalecimento do trabalho em rede e da intersetorialidade e avaliação e monitoramento sistemáticos das ações socioeducativas desenvolvidasThis paper presents the results of an evaluative study on the socio-educational actions carried out in Apoio Socioeducativo em Meio Aberto (Socio-Environmental Support Open Meeting - ASEMA) Castilhos, using as parameter the National Grading Services Socioassistenciais. It starts with a theoretical approach to the ASEMA as a service of socioassistencial Sistema Único de Assistência Social (Integrated Social Welfare Sistem SUAS), highlighting his transition to the Coexistence Service and Strengthening Linkages the realization of research due to the inclusion of professional research associate inquiries about the results actually produced by this type of service socioassistencial privileged the case study, from a qualitative approach in the critical-dialectical approach, using tools such as participant observation and semi-structured interviews with parents or guardians and children and adolescents by ASEMA Castilhos. The central question of this study is as follows: From the new parameters set by the National Grading Services Socioassistenciais, what the results are operated with the social and educational initiatives undertaken ASEMA Castilhos in children and adolescents and their nuclear families? The evaluation of the actions developed shows that ASEMA is a space for socialization, learning and protection of children and adolescents, as well as contributing to some aspects to improve the quality of life of users and their nuclear families. However, it was observed that the requirement to attend the service imposed on users linked to the Program to Eradicate Child Labor and the loss given by the regular education public school system are negative aspects that permeate the activities of ASEMA. This assessment also pointed to the need for some changes and the adequacy of service to the new guidelines of the SUAS, and be referenced to the Reference Center for Social Assistance, strengthening of networking and intersectoral and systematic monitoring and evaluation of socio-educational developmentUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialSilva, Vini Rabassa daCPF:14154878020http://lattes.cnpq.br/2875803177863573Delgado, Fernanda Machado Prestes2016-03-22T17:26:20Z2010-05-182010-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDELGADO, Fernanda Machado Prestes. APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA. 2010. 1 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/91porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/91Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
title APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
spellingShingle APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
Delgado, Fernanda Machado Prestes
Sistema Único de Assistência Social
ASEMA Castilhos
Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Integrated Social Welfare System
Socio-Environmental Support Open Meeting
National Grading Services Socioassistenciais
Service Coexistence and Strengthening Linkages
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
title_short APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
title_full APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
title_fullStr APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
title_full_unstemmed APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
title_sort APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA
author Delgado, Fernanda Machado Prestes
author_facet Delgado, Fernanda Machado Prestes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vini Rabassa da
CPF:14154878020
http://lattes.cnpq.br/2875803177863573
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Fernanda Machado Prestes
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Assistência Social
ASEMA Castilhos
Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Integrated Social Welfare System
Socio-Environmental Support Open Meeting
National Grading Services Socioassistenciais
Service Coexistence and Strengthening Linkages
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
topic Sistema Único de Assistência Social
ASEMA Castilhos
Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Integrated Social Welfare System
Socio-Environmental Support Open Meeting
National Grading Services Socioassistenciais
Service Coexistence and Strengthening Linkages
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa avaliativa sobre as ações socioeducativas desenvolvidas no Apoio Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA) Castilhos, usando como parâmetro a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Inicia com uma abordagem teórica sobre o ASEMA, como um serviço socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando a sua transição para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A realização da pesquisa decorrente da inserção profissional da pesquisadora associada aos questionamentos sobre os resultados efetivamente produzidos por este tipo de serviço socioassistencial, privilegiou o estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa dentro do enfoque dialético-crítico, usando como instrumentos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com os pais ou responsáveis e com as crianças e adolescentes atendidos pelo ASEMA Castilhos. A questão central do estudo é a seguinte: A partir dos novos parâmetros estabelecidos pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, quais são os resultados operados com as ações socioeducativas desenvolvidas no ASEMA Castilhos nas crianças e adolescentes atendidos e em seus núcleos familiares? A avaliação das ações desenvolvidas evidencia que o ASEMA é um espaço de socialização, aprendizagem e proteção a crianças e adolescentes, além de contribuir com alguns aspectos para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e de seus núcleos familiares. No entanto, observou-se que a obrigatoriedade em frequentar o Serviço imposta aos usuários vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como a deficitária educação regular ministrada pelo sistema público de ensino são aspectos negativos que permeiam as atividades do ASEMA. Esta avaliação, ainda, apontou para a necessidade de algumas mudanças e da adequação do Serviço às novas diretrizes do SUAS, como ser referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), fortalecimento do trabalho em rede e da intersetorialidade e avaliação e monitoramento sistemáticos das ações socioeducativas desenvolvidas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-18
2010-04-19
2016-03-22T17:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELGADO, Fernanda Machado Prestes. APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA. 2010. 1 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/91
identifier_str_mv DELGADO, Fernanda Machado Prestes. APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO (ASEMA) CASTILHOS - PELOTAS/RS: UMA PESQUISA AVALIATIVA. 2010. 1 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1794619763619528704