Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Elaine Nogueira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Doutorado em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/326
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral a investigação dos significados construídos pelos estudantes de Letras, constituindo-se em práticas discursivas reveladoras de como compreendem e decodificam o contexto de sua escolarização no que se refere às aulas de português. Para dar conta de tal objetivo, o corpus desta pesquisa constitui-se de textos produzidos pelos estudantes de Letras a respeito das suas vivências nas aulas de Língua Portuguesa no período em que eram estudantes no Ensino Básico. Portanto, o foco do presente estudo está nos significados construídos pelos estudantes de Letras, partindo do princípio de que o momento de pré-estágio caracteriza-se por tensões entre símbolos e representações cristalizadas na memória que muitas vezes não servem mais , e um espaço ainda a ser preenchido daquilo que deveria ser. Essas tensões estão mais intrinsecamente relacionadas ao fazer do professor, às suas atividades, ao que ensinar, e menos às condições de trabalho e sociais, embora estas também perspassem os discursos que são o objeto de análise deste trabalho. A análise liguística dos textos está embasada na Linguística Sistêmico-Funcional, mais precisamente, na metafunção ideacional, segundo Halliday e colaboradores (2004). A análise semânticointerpretativa é realizada sob o ponto de vista da Análise Crítica do Discurso, consoante Fairclough (1989, 1992, 1997, 2001, 2003 e 2010), bem como dos estudos de identidade e docência. As representações construídas nos discursos dos graduandos permitem dizer que eles ainda não conseguem falar do lugar de professor, embora tenham clareza do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Eles reproduzem o discurso vigente nas universidades e nas pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa, não demonstrando apropriação de conhecimento teórico que sustente as propostas de mudança sugeridas. Dessa forma, fica evidenciada a necessidade de oportunizar um espaço maior para a reflexão e desenvolvimento de práticas de ensino que possam dar um embasamento maior na formação inicial dos professores
id UCPe_b71552239a903a139caa1259d7adfc59
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/326
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua PortuguesaTHE MEANINGS OF THE NOTION OF TEACHING IN THE DISCOURSE OF UNIVERSITY LANGUAGE STUDENTS IN THEIR IN-TRAINING COURSE FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERSProfessorLíngua PortuguesaIdentidade ProfissionalTeacher EducationLanguage TeacherProfessional IdentityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEsta pesquisa tem como objetivo geral a investigação dos significados construídos pelos estudantes de Letras, constituindo-se em práticas discursivas reveladoras de como compreendem e decodificam o contexto de sua escolarização no que se refere às aulas de português. Para dar conta de tal objetivo, o corpus desta pesquisa constitui-se de textos produzidos pelos estudantes de Letras a respeito das suas vivências nas aulas de Língua Portuguesa no período em que eram estudantes no Ensino Básico. Portanto, o foco do presente estudo está nos significados construídos pelos estudantes de Letras, partindo do princípio de que o momento de pré-estágio caracteriza-se por tensões entre símbolos e representações cristalizadas na memória que muitas vezes não servem mais , e um espaço ainda a ser preenchido daquilo que deveria ser. Essas tensões estão mais intrinsecamente relacionadas ao fazer do professor, às suas atividades, ao que ensinar, e menos às condições de trabalho e sociais, embora estas também perspassem os discursos que são o objeto de análise deste trabalho. A análise liguística dos textos está embasada na Linguística Sistêmico-Funcional, mais precisamente, na metafunção ideacional, segundo Halliday e colaboradores (2004). A análise semânticointerpretativa é realizada sob o ponto de vista da Análise Crítica do Discurso, consoante Fairclough (1989, 1992, 1997, 2001, 2003 e 2010), bem como dos estudos de identidade e docência. As representações construídas nos discursos dos graduandos permitem dizer que eles ainda não conseguem falar do lugar de professor, embora tenham clareza do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Eles reproduzem o discurso vigente nas universidades e nas pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa, não demonstrando apropriação de conhecimento teórico que sustente as propostas de mudança sugeridas. Dessa forma, fica evidenciada a necessidade de oportunizar um espaço maior para a reflexão e desenvolvimento de práticas de ensino que possam dar um embasamento maior na formação inicial dos professoresThis study aims at investigating the meanings of a group of university language learners when they discourse on in their professional training to become mother tongue Portuguese teachers. Having this objective in mind, students were asked to report on their mother tongue school learning and living experiences while at elementary and high school. Therefore, the focus of this study is on the meanings learners bring to their texts when asked to report on their learning experiences while at elementary and high school. The study departs from the principle that the professional training of a language teacher involves tensions between symbols and representations crystallized in the learners memories professional representations which are many times outdated, and which in terms of professional training still need to be implemented. These tensions are frequently intrinsically related to methodological issues, to the professional activities, to what to teach, in opposition to working and social conditions. However, these two last variables are also taking into account in the analysis and interpretation of the learners discourse. The linguistic analysis of the data is based on the principles of the Functional Systemic Linguistic Theory, or more precisely, on the ideational metafunction, according to Halliday (2004) and his collaborators. The semantic interpretative analysis is carried out according to the principles of the Critical Discourse Analysis based on Fairclough (1989, 1992, 1997, 2001, 2003 and 2010). It is also based on teacher identity studies. The representations of the learners of the teaching profession allow us to conclude that learners are not yet able to speak from the position of the teacher, in spite of having quite a clear perception of the professional responsibilities of the teacher in the classroom. Learners reproduce the university discourse to which they have been exposed to, as well as the content of the research reports related to Portuguese teaching that they read, and they still do not show the necessary appropriation of the theoretical discourse-principles which can generate the necessary professional changes. This leads to conclude that their professional training must include careful evaluation of their own educational and learning process, and that their comprehension-definition of teacher-learner will include a resignification of their pedagogical actionUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelDoutorado em LetrasBohn, Hilário InácioCPF:16584970906http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6Marroni, Fabiane VillelaCPF:57170215004http://lattes.cnpq.br/0405454451123282Silva, Elaine Nogueira da2016-03-22T17:27:15Z2015-03-052013-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Elaine Nogueira da. THE MEANINGS OF THE NOTION OF TEACHING IN THE DISCOURSE OF UNIVERSITY LANGUAGE STUDENTS IN THEIR IN-TRAINING COURSE FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS. 2013. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
THE MEANINGS OF THE NOTION OF TEACHING IN THE DISCOURSE OF UNIVERSITY LANGUAGE STUDENTS IN THEIR IN-TRAINING COURSE FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS
title Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
spellingShingle Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
Silva, Elaine Nogueira da
Professor
Língua Portuguesa
Identidade Profissional
Teacher Education
Language Teacher
Professional Identity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
title_full Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
title_fullStr Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
title_sort Os significados da docência nos textos produzidos por estudantes dos Cursos de Letras em situação de estágio de Língua Portuguesa
author Silva, Elaine Nogueira da
author_facet Silva, Elaine Nogueira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bohn, Hilário Inácio
CPF:16584970906
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6
Marroni, Fabiane Villela
CPF:57170215004
http://lattes.cnpq.br/0405454451123282
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elaine Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Língua Portuguesa
Identidade Profissional
Teacher Education
Language Teacher
Professional Identity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Professor
Língua Portuguesa
Identidade Profissional
Teacher Education
Language Teacher
Professional Identity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Esta pesquisa tem como objetivo geral a investigação dos significados construídos pelos estudantes de Letras, constituindo-se em práticas discursivas reveladoras de como compreendem e decodificam o contexto de sua escolarização no que se refere às aulas de português. Para dar conta de tal objetivo, o corpus desta pesquisa constitui-se de textos produzidos pelos estudantes de Letras a respeito das suas vivências nas aulas de Língua Portuguesa no período em que eram estudantes no Ensino Básico. Portanto, o foco do presente estudo está nos significados construídos pelos estudantes de Letras, partindo do princípio de que o momento de pré-estágio caracteriza-se por tensões entre símbolos e representações cristalizadas na memória que muitas vezes não servem mais , e um espaço ainda a ser preenchido daquilo que deveria ser. Essas tensões estão mais intrinsecamente relacionadas ao fazer do professor, às suas atividades, ao que ensinar, e menos às condições de trabalho e sociais, embora estas também perspassem os discursos que são o objeto de análise deste trabalho. A análise liguística dos textos está embasada na Linguística Sistêmico-Funcional, mais precisamente, na metafunção ideacional, segundo Halliday e colaboradores (2004). A análise semânticointerpretativa é realizada sob o ponto de vista da Análise Crítica do Discurso, consoante Fairclough (1989, 1992, 1997, 2001, 2003 e 2010), bem como dos estudos de identidade e docência. As representações construídas nos discursos dos graduandos permitem dizer que eles ainda não conseguem falar do lugar de professor, embora tenham clareza do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Eles reproduzem o discurso vigente nas universidades e nas pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa, não demonstrando apropriação de conhecimento teórico que sustente as propostas de mudança sugeridas. Dessa forma, fica evidenciada a necessidade de oportunizar um espaço maior para a reflexão e desenvolvimento de práticas de ensino que possam dar um embasamento maior na formação inicial dos professores
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29
2015-03-05
2016-03-22T17:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elaine Nogueira da. THE MEANINGS OF THE NOTION OF TEACHING IN THE DISCOURSE OF UNIVERSITY LANGUAGE STUDENTS IN THEIR IN-TRAINING COURSE FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS. 2013. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/326
identifier_str_mv SILVA, Elaine Nogueira da. THE MEANINGS OF THE NOTION OF TEACHING IN THE DISCOURSE OF UNIVERSITY LANGUAGE STUDENTS IN THEIR IN-TRAINING COURSE FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS. 2013. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Doutorado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Doutorado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1794619765393719296