A efetividade da política pública de acesso a educação profissional: um estudo da rede E-Tec Brasil no IFSUL/CAVG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: XAVIER, Thilara Lopes Schwanke
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/806
Resumo: A presente pesquisa consiste em analisar a ação Rede e-tec Brasil no CAVG/IFSUL, mais especificamente no curso técnico em Administração, quanto a sua efetividade enquanto política pública. Para o desenvolvimento do estudo estruturou-se o trabalho primeiramente apresentando o aporte teórico-metodológico e o percurso investigativo. Posteriormente, buscou-se contextualizar o a educação profissional dentro de uma perspectiva histórica, perpassando pela agenda educativa neoliberal e problematizando a educação profissional e a modalidade de educação a distância. Em seguida, destacaram-se as principais informações que caracterizam o PRONATEC e a ação Rede e-Tec Brasil. E, por fim, estabeleceram-se as relações entre o referencial teórico e os achados evidenciados neste estudo. O recorte definido para a análise da ação Rede e-Tec Brasil o IFSul/CAVG, foi no curso Técnico em Administração da modalidade EaD, dos polos Pelotas-RS e Capão do Leão-RS, turma 2016-2018. A presente pesquisa adotou pressupostos de abordagem qualitativa, pois buscou-se compreender o contexto investigado a partir das percepções, significados atribuídos pelos sujeitos que subsidiaram a materialização dessa política pública para, posteriormente, fazer as interpretações do fenômeno estudado. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos, entrevistas semiestruturadas com os gestores e alunos do curso Técnico em Administração na modalidade EaD de acordo com o recorte de sujeitos desta pesquisa. Para o procedimento de análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. O estudo confirma a hipótese de que a Rede eTec Brasil é uma política educacional que atende a categoria efetividade, pois ressignificou e gerou impactos nas realidades subjetivas destes sujeitos. Só foi possível fazer uma problematização dos impactos gerados nos indivíduos através da teorização de Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. A ação Rede e-Tec Brasil é engendrada tendo como pano de fundo a economização e mercantilização da educação através das ações estabelecidas entre as políticas de educação e o mercado de trabalho. Não obstante, a educação é uma janela de possibilidades para perfazer a cidadania e nesta janela é que reside as lacunas de resistência e enfrentamento, mesmo que de forma ingênua, libertar-se da força condicionante das estruturas estruturantes do capitalismo. Para concluir, reitera-se a tese de que a ação Rede e-Tec Brasil no IFSul/CAVG alterou as trajetórias de vida dos sujeitos oprimidos, e configurou como forma de resistência, de luta, mesmo que ingênua, a um sistema opressor.
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Em seguida, destacaram-se as principais informações que caracterizam o PRONATEC e a ação Rede e-Tec Brasil. E, por fim, estabeleceram-se as relações entre o referencial teórico e os achados evidenciados neste estudo. O recorte definido para a análise da ação Rede e-Tec Brasil o IFSul/CAVG, foi no curso Técnico em Administração da modalidade EaD, dos polos Pelotas-RS e Capão do Leão-RS, turma 2016-2018. A presente pesquisa adotou pressupostos de abordagem qualitativa, pois buscou-se compreender o contexto investigado a partir das percepções, significados atribuídos pelos sujeitos que subsidiaram a materialização dessa política pública para, posteriormente, fazer as interpretações do fenômeno estudado. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos, entrevistas semiestruturadas com os gestores e alunos do curso Técnico em Administração na modalidade EaD de acordo com o recorte de sujeitos desta pesquisa. Para o procedimento de análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. O estudo confirma a hipótese de que a Rede eTec Brasil é uma política educacional que atende a categoria efetividade, pois ressignificou e gerou impactos nas realidades subjetivas destes sujeitos. Só foi possível fazer uma problematização dos impactos gerados nos indivíduos através da teorização de Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. A ação Rede e-Tec Brasil é engendrada tendo como pano de fundo a economização e mercantilização da educação através das ações estabelecidas entre as políticas de educação e o mercado de trabalho. Não obstante, a educação é uma janela de possibilidades para perfazer a cidadania e nesta janela é que reside as lacunas de resistência e enfrentamento, mesmo que de forma ingênua, libertar-se da força condicionante das estruturas estruturantes do capitalismo. Para concluir, reitera-se a tese de que a ação Rede e-Tec Brasil no IFSul/CAVG alterou as trajetórias de vida dos sujeitos oprimidos, e configurou como forma de resistência, de luta, mesmo que ingênua, a um sistema opressor.The present research consists of analyzing the action Rede e-tec Brasil in the CAVG / IFSUL, more specifically in the technical course in Administration, as to its effectiveness as public policy. For the development of the study the work was structured first presenting the theoretical-methodological contribution and the investigative course. Subsequently, we sought to contextualize the professional education within a historical perspective, going through the neoliberal educational agenda and problematizing the professional education and the modality of distance education. Next, the main information that characterizes PRONATEC and the e-Tec Brazil Network action were highlighted. And, finally, the relations between the theoretical reference and the findings evidenced in this study were established. The cut-off for the analysis of the e-Tec Brazil Network action, the IFSul / CAVG, was in the Technical Course in Administration of the modality EaD, of the Pelotas-RS and Capão do Leão-RS poles, class 2016-2018. The present research adopted assumptions of a qualitative approach, since it was sought to understand the context investigated from the perceptions, meanings attributed by the subjects that subsidized the materialization of this public policy and, later, to make the interpretations of the phenomenon studied. Data collection was used as instruments, semi-structured interviews with managers and students of the Technical Course in Administration in the EAD modality according to the clipping of subjects of this research. For the procedure of analysis of the data collected, the content analysis methodology was used. The study confirms the hypothesis that the e-Tec Brazil Network is an educational policy that meets the effectiveness category, since it resignified and generated impacts on the subjective realities of these subjects. It was only possible to make a problematization of the impacts generated in the individuals through the theorization of Paulo Freire in Pedagogy of the Oppressed and Pedagogy of Autonomy. The e-Tec Brazil Network action is generated against the background of the economization and commodification of education through the actions established between education policies and the labor market. Nevertheless, education is a window of possibilities for citizenship, and in this window lies the gaps of resistance and confrontation, even if naively, freeing itself from the conditioning force of the structuring structures of capitalism. In conclusion, the thesis that Rede eTec Brasil in the IFSul / CAVG action has altered the lives of the oppressed, and it has been a form of resistance, even if naive, to an oppressive system.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialRIBEIRO, Cristine Jaques8521859077411257http://lattes.cnpq.br/8521859077411257CUNHA, Myriam Siqueira da9212373223406185http://lattes.cnpq.br/9212373223406185SILVEIRA, Denise Nascimento4866864802999230http://lattes.cnpq.br/4866864802999230SILVA, Vini Rabassa da2875803177863573http://lattes.cnpq.br/2875803177863573XAVIER, Thilara Lopes Schwanke2020-07-27T11:45:36Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfXAVIER, Thilara Lopes Schwanke. A efetividade da política pública de acesso a educação profissional: um estudo da rede E-Tec Brasil no IFSUL/CAVG. 2019. 135 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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