EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Stival, Edivana Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/420
Resumo: A presente pesquisa, realizada em uma cidade do Rio Grande do Sul, analisa os discursos sobre a Educação de Jovens e Adultos, produzidos por onze sujeitos, sendo três alunos de EJA, três alunos da escola regular, três professores e duas pessoas da comunidade. Busca-se verificar a presença explícita e/ou implícita de alguma forma de preconceito com relação à modalidade EJA. O corpus é composto de entrevistas em áudio, transcritas pela pesquisadora. A análise tem como referencial a Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente no que se refere ao papel social da linguagem, ideologia, identidade social e formas de representação dos atores sociais. O discurso é aqui entendido, na acepção de Norman Fairclough, como meio de adquirir, reproduzir, ou transformar ideologias, legitimando valores, conceitos e atitudes, e contribuindo para a discriminação, o preconceito, a exclusão e a perpetuação do poder de uns sobre outros. Os resultados da análise indicam que há preconceitos discriminatórios nos quatro grupos de discursos, embora se manifestem de diferentes formas e em diferentes graus.
id UCPe_e2dcdecfb9c0c658f693b2bb031cb6bd
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/420
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVASEducação de Jovens e AdultospreconceitoideologiaidentidadeAnálise Crítica do Discurso.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente pesquisa, realizada em uma cidade do Rio Grande do Sul, analisa os discursos sobre a Educação de Jovens e Adultos, produzidos por onze sujeitos, sendo três alunos de EJA, três alunos da escola regular, três professores e duas pessoas da comunidade. Busca-se verificar a presença explícita e/ou implícita de alguma forma de preconceito com relação à modalidade EJA. O corpus é composto de entrevistas em áudio, transcritas pela pesquisadora. A análise tem como referencial a Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente no que se refere ao papel social da linguagem, ideologia, identidade social e formas de representação dos atores sociais. O discurso é aqui entendido, na acepção de Norman Fairclough, como meio de adquirir, reproduzir, ou transformar ideologias, legitimando valores, conceitos e atitudes, e contribuindo para a discriminação, o preconceito, a exclusão e a perpetuação do poder de uns sobre outros. Os resultados da análise indicam que há preconceitos discriminatórios nos quatro grupos de discursos, embora se manifestem de diferentes formas e em diferentes graus.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFunck, Susana BornéoCPF:05527694015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7Stival, Edivana Maria2016-03-22T17:27:41Z2006-05-022006-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSTIVAL, Edivana Maria. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
Stival, Edivana Maria
Educação de Jovens e Adultos
preconceito
ideologia
identidade
Análise Crítica do Discurso.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
author Stival, Edivana Maria
author_facet Stival, Edivana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Funck, Susana Bornéo
CPF:05527694015
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Stival, Edivana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
preconceito
ideologia
identidade
Análise Crítica do Discurso.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Educação de Jovens e Adultos
preconceito
ideologia
identidade
Análise Crítica do Discurso.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description A presente pesquisa, realizada em uma cidade do Rio Grande do Sul, analisa os discursos sobre a Educação de Jovens e Adultos, produzidos por onze sujeitos, sendo três alunos de EJA, três alunos da escola regular, três professores e duas pessoas da comunidade. Busca-se verificar a presença explícita e/ou implícita de alguma forma de preconceito com relação à modalidade EJA. O corpus é composto de entrevistas em áudio, transcritas pela pesquisadora. A análise tem como referencial a Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente no que se refere ao papel social da linguagem, ideologia, identidade social e formas de representação dos atores sociais. O discurso é aqui entendido, na acepção de Norman Fairclough, como meio de adquirir, reproduzir, ou transformar ideologias, legitimando valores, conceitos e atitudes, e contribuindo para a discriminação, o preconceito, a exclusão e a perpetuação do poder de uns sobre outros. Os resultados da análise indicam que há preconceitos discriminatórios nos quatro grupos de discursos, embora se manifestem de diferentes formas e em diferentes graus.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-02
2006-03-20
2016-03-22T17:27:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STIVAL, Edivana Maria. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/420
identifier_str_mv STIVAL, Edivana Maria. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2006.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1840084807604764672