Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gomes, Francine de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328
Resumo: A correção de erros (feedback corretivo) de alunos de línguas estrangeiras (LEs) pode ser considerada uma estratégia útil para os professores ajudarem os aprendizes na aquisição da nova língua. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga as crenças de alunos e professores falantes de português como L1 sobre o feedback corretivo; identifica os principais erros de alunos de inglês como LE, o tipo de feedback utilizado pelo professor para corrigi-los e o uptake fornecido, ou não, pelo aluno. Para tanto, foram utilizados questionários e transcrições de ocorrência de erros e correções de cinco aulas de três turmas de inglês de nível de proficiência intermediário-avançado. O estudo está fundamentado em autores como Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber e Gil (2004), entre outros. Os resultados da investigação evidenciaram que o tipo de feedback mais utilizado foi o recast e que nem sempre os alunos forneceram uptake
id UCPe_ff5991144cb0257b297a5658f06b4c2d
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/328
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aulaInglês como LEfeedback corretivocrençasuptakeEnglish as a second language (L2)corrective feedbackbeliefsuptakeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA correção de erros (feedback corretivo) de alunos de línguas estrangeiras (LEs) pode ser considerada uma estratégia útil para os professores ajudarem os aprendizes na aquisição da nova língua. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga as crenças de alunos e professores falantes de português como L1 sobre o feedback corretivo; identifica os principais erros de alunos de inglês como LE, o tipo de feedback utilizado pelo professor para corrigi-los e o uptake fornecido, ou não, pelo aluno. Para tanto, foram utilizados questionários e transcrições de ocorrência de erros e correções de cinco aulas de três turmas de inglês de nível de proficiência intermediário-avançado. O estudo está fundamentado em autores como Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber e Gil (2004), entre outros. Os resultados da investigação evidenciaram que o tipo de feedback mais utilizado foi o recast e que nem sempre os alunos forneceram uptakeThe correction of foreign language students errors (corrective feedback) can be considered a useful strategy for teachers in order to help learners in the new language acquisition. Therefore, this work investigates teachers' and learners' (both Portuguese native speakers) beliefs about corrective feedback. It also identifies English language students main errors, the feedback used in the correction and the uptake given, or not, by the students. The study is based on Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber & Gil (2004), among others. The results indicated that the most used feedback was the recast and that the uptake was not given in all evidences of correctionUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasSobral, Adail UbirajaraCPF:03979239480696http://lattes.cnpq.br/0397923948069690Gomes, Francine de Oliveira2016-03-22T17:27:15Z2015-03-062013-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Francine de Oliveira. Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
title Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
spellingShingle Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
Gomes, Francine de Oliveira
Inglês como LE
feedback corretivo
crenças
uptake
English as a second language (L2)
corrective feedback
beliefs
uptake
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
title_full Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
title_fullStr Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
title_full_unstemmed Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
title_sort Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
author Gomes, Francine de Oliveira
author_facet Gomes, Francine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobral, Adail Ubirajara
CPF:03979239480696
http://lattes.cnpq.br/0397923948069690
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francine de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês como LE
feedback corretivo
crenças
uptake
English as a second language (L2)
corrective feedback
beliefs
uptake
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Inglês como LE
feedback corretivo
crenças
uptake
English as a second language (L2)
corrective feedback
beliefs
uptake
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description A correção de erros (feedback corretivo) de alunos de línguas estrangeiras (LEs) pode ser considerada uma estratégia útil para os professores ajudarem os aprendizes na aquisição da nova língua. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga as crenças de alunos e professores falantes de português como L1 sobre o feedback corretivo; identifica os principais erros de alunos de inglês como LE, o tipo de feedback utilizado pelo professor para corrigi-los e o uptake fornecido, ou não, pelo aluno. Para tanto, foram utilizados questionários e transcrições de ocorrência de erros e correções de cinco aulas de três turmas de inglês de nível de proficiência intermediário-avançado. O estudo está fundamentado em autores como Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber e Gil (2004), entre outros. Os resultados da investigação evidenciaram que o tipo de feedback mais utilizado foi o recast e que nem sempre os alunos forneceram uptake
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
2015-03-06
2016-03-22T17:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Francine de Oliveira. Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328
identifier_str_mv GOMES, Francine de Oliveira. Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1797958367541460992