Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Césaro, Camila de
Orientador(a): Webber, Carine Geltrudes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/13059
Resumo: Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível inseri-la no ambiente escolar. Visando aprimorar o ensino e a aprendizagem das aulas de Matemática, o uso de ferramentas educacionais, tais como o App Inventor são agregadas ao planejamento das aulas. Isso possibilita planejamentos mais próximos da realidade dos educandos. Observou-se que há lacunas no ensino das Grandezas e Medidas, que refletem no Ensino Médio, em que os estudantes possuem dificuldades na Matemática e em outras áreas de conhecimento como a Física e Química. Por este motivo, este conteúdo precisa ser melhor desenvolvido nos anos finais do Ensino Fundamental, sendo as ferramentas computacionais uma forma de contribuir com o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular apoia o desenvolvimento do pensamento computacional e da cultura digital. Como ferramentas são importantes para o desenvolvimento dos educandos, fazendo com que eles sejam protagonistas do seu próprio aprendizado. Nesta problemática, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: como poderia a programação, quando realizada pelos próprios educandos em ambientes como a plataforma MIT App Inventor, representar um caminho de sucesso para ser explorado no ensino da unidade de Grandezas e Medidas? A fim de responder esta questão de pesquisa se concebeu um Produto Educacional, com o objetivo de potencializar o ensino de Grandezas e Medidas, que compreende uma sequência didática com o uso do software App Inventor, tendo sido testado e avaliado nas aulas de matemática para educandos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico foram utilizadas as ideias de Seymour Papert, que servem de inspiração para os educadores que desejam inovar em suas aulas, através da teoria do construcionismo que propõe que os educandos alcancem meios de aprendizagem que valorizem a construção do conhecimento, baseadas por suas próprias ideias e iniciativas, além disso, utilizou-se como embasamento teórico o documento da Base Nacional Comum Curricular. No final deste trabalho avaliou-se o Produto Educacional e concluiu-se que ele supre essas necessidades, criando uma situação de aprendizagem significativa para que o educando materialize o seu conhecimento e desenvolva outras habilidades, tais como o pensamento computacional. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_19e757152d22ea7fd8ab088f6cfbd7b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13059
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Césaro, Camila deBoff, ElisaSchmitz, Tiago LuizWebber, Carine Geltrudes2024-02-15T11:45:40Z2024-02-15T11:45:40Z2024-02-152023-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/13059Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível inseri-la no ambiente escolar. Visando aprimorar o ensino e a aprendizagem das aulas de Matemática, o uso de ferramentas educacionais, tais como o App Inventor são agregadas ao planejamento das aulas. Isso possibilita planejamentos mais próximos da realidade dos educandos. Observou-se que há lacunas no ensino das Grandezas e Medidas, que refletem no Ensino Médio, em que os estudantes possuem dificuldades na Matemática e em outras áreas de conhecimento como a Física e Química. Por este motivo, este conteúdo precisa ser melhor desenvolvido nos anos finais do Ensino Fundamental, sendo as ferramentas computacionais uma forma de contribuir com o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular apoia o desenvolvimento do pensamento computacional e da cultura digital. Como ferramentas são importantes para o desenvolvimento dos educandos, fazendo com que eles sejam protagonistas do seu próprio aprendizado. Nesta problemática, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: como poderia a programação, quando realizada pelos próprios educandos em ambientes como a plataforma MIT App Inventor, representar um caminho de sucesso para ser explorado no ensino da unidade de Grandezas e Medidas? A fim de responder esta questão de pesquisa se concebeu um Produto Educacional, com o objetivo de potencializar o ensino de Grandezas e Medidas, que compreende uma sequência didática com o uso do software App Inventor, tendo sido testado e avaliado nas aulas de matemática para educandos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico foram utilizadas as ideias de Seymour Papert, que servem de inspiração para os educadores que desejam inovar em suas aulas, através da teoria do construcionismo que propõe que os educandos alcancem meios de aprendizagem que valorizem a construção do conhecimento, baseadas por suas próprias ideias e iniciativas, além disso, utilizou-se como embasamento teórico o documento da Base Nacional Comum Curricular. No final deste trabalho avaliou-se o Produto Educacional e concluiu-se que ele supre essas necessidades, criando uma situação de aprendizagem significativa para que o educando materialize o seu conhecimento e desenvolva outras habilidades, tais como o pensamento computacional. [resumo fornecido pelo autor]With the advancement of technology, it has become possible to incorporate it into the school environment. In order to enhance the teaching and learning of Mathematics classes, the use of educational tools such as App Inventor is integrated into lesson planning. This allows for lesson plans that are more in line with the students' reality. It has been observed that there are gaps in the teaching of Measurement and Quantities, which have an impact on high school, where students struggle with Mathematics and other areas of knowledge such as Physics and Chemistry. For this reason, this content needs to be better developed in the later years of elementary school, with computational tools being a way to contribute to learning. The National Common Curriculum Base supports the development of computational thinking and digital culture. As tools are important for students' development, they make them protagonists of their own learning. In this issue, the following research question was formulated: how could programming, when done by students themselves in environments like the MIT App Inventor platform, represent a path to success in teaching Measurement and Quantities? In order to answer this research question, an Educational Product was conceived, aiming to enhance the teaching of Measurement and Quantities, which includes a didactic sequence using the App Inventor software, and it has been tested and evaluated in mathematics classes for 6th-grade students in elementary school. The theoretical framework used ideas from Seymour Papert, which serve as inspiration for educators who wish to innovate in their classes, through the theory of constructivism that proposes that students reach learning methods that value the construction of knowledge based on their own ideas and initiatives. Additionally, the National Common Curriculum Base document was used as theoretical foundation. At the end of this work, the Educational Product was evaluated, and it was concluded that it fulfills these needs, creating a situation of meaningful learning for students to materialize their knowledge and develop other skills, such as computational thinking. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoMIT App inventorTecnologia educacionalAplicativos móveisMathematics - Study and teachingApp inventorEducational technologyMobile appsExperiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6165257704171422De Césaro, CamilaMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2024-02-14ORIGINALDissertação Camila de Cesaro.pdfDissertação Camila de Cesaro.pdfapplication/pdf15873061https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20de%20Cesaro.pdf7f5e48f8848a71e72fa697631ffd28eaMD51Produto educacional Camila de Cesaro.pdfProduto educacional Camila de Cesaro.pdfapplication/pdf6309097https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/4/Produto%20educacional%20Camila%20de%20Cesaro.pdf402387aa7ea08b6d92bd70975131b12dMD54TEXTDissertação Camila de Cesaro.pdf.txtDissertação Camila de Cesaro.pdf.txtExtracted texttext/plain165492https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.txtcee362779e499691a3ee1e5a6fb0bf66MD52Produto educacional Camila de Cesaro.pdf.txtProduto educacional Camila de Cesaro.pdf.txtExtracted texttext/plain26524https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/5/Produto%20educacional%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.txt9aae8d4ad74bf09050d980022aad9e59MD55THUMBNAILDissertação Camila de Cesaro.pdf.jpgDissertação Camila de Cesaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.jpga9d56eed9e726e25ff7629ce56a5986bMD53Produto educacional Camila de Cesaro.pdf.jpgProduto educacional Camila de Cesaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2413https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/6/Produto%20educacional%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.jpg92ab67aaceded464ae793d5f56eb88d8MD5611338/130592024-02-21 07:00:34.276oai:repositorio.ucs.br:11338/13059Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-02-21T07:00:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
title Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
spellingShingle Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
Césaro, Camila de
Matemática - Estudo e ensino
MIT App inventor
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Mathematics - Study and teaching
App inventor
Educational technology
Mobile apps
title_short Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
title_full Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
title_fullStr Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
title_full_unstemmed Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
title_sort Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
author Césaro, Camila de
author_facet Césaro, Camila de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boff, Elisa
Schmitz, Tiago Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Césaro, Camila de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
contributor_str_mv Webber, Carine Geltrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
MIT App inventor
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
topic Matemática - Estudo e ensino
MIT App inventor
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Mathematics - Study and teaching
App inventor
Educational technology
Mobile apps
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
App inventor
Educational technology
Mobile apps
description Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível inseri-la no ambiente escolar. Visando aprimorar o ensino e a aprendizagem das aulas de Matemática, o uso de ferramentas educacionais, tais como o App Inventor são agregadas ao planejamento das aulas. Isso possibilita planejamentos mais próximos da realidade dos educandos. Observou-se que há lacunas no ensino das Grandezas e Medidas, que refletem no Ensino Médio, em que os estudantes possuem dificuldades na Matemática e em outras áreas de conhecimento como a Física e Química. Por este motivo, este conteúdo precisa ser melhor desenvolvido nos anos finais do Ensino Fundamental, sendo as ferramentas computacionais uma forma de contribuir com o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular apoia o desenvolvimento do pensamento computacional e da cultura digital. Como ferramentas são importantes para o desenvolvimento dos educandos, fazendo com que eles sejam protagonistas do seu próprio aprendizado. Nesta problemática, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: como poderia a programação, quando realizada pelos próprios educandos em ambientes como a plataforma MIT App Inventor, representar um caminho de sucesso para ser explorado no ensino da unidade de Grandezas e Medidas? A fim de responder esta questão de pesquisa se concebeu um Produto Educacional, com o objetivo de potencializar o ensino de Grandezas e Medidas, que compreende uma sequência didática com o uso do software App Inventor, tendo sido testado e avaliado nas aulas de matemática para educandos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico foram utilizadas as ideias de Seymour Papert, que servem de inspiração para os educadores que desejam inovar em suas aulas, através da teoria do construcionismo que propõe que os educandos alcancem meios de aprendizagem que valorizem a construção do conhecimento, baseadas por suas próprias ideias e iniciativas, além disso, utilizou-se como embasamento teórico o documento da Base Nacional Comum Curricular. No final deste trabalho avaliou-se o Produto Educacional e concluiu-se que ele supre essas necessidades, criando uma situação de aprendizagem significativa para que o educando materialize o seu conhecimento e desenvolva outras habilidades, tais como o pensamento computacional. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-15T11:45:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-15T11:45:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13059
url https://repositorio.ucs.br/11338/13059
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20de%20Cesaro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/4/Produto%20educacional%20Camila%20de%20Cesaro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/5/Produto%20educacional%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13059/6/Produto%20educacional%20Camila%20de%20Cesaro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f5e48f8848a71e72fa697631ffd28ea
402387aa7ea08b6d92bd70975131b12d
cee362779e499691a3ee1e5a6fb0bf66
9aae8d4ad74bf09050d980022aad9e59
a9d56eed9e726e25ff7629ce56a5986b
92ab67aaceded464ae793d5f56eb88d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798309163576590336