Grupo Escolar Padre Efrem: culturas e práticas (Vacaria/RS - 1922-1950

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Lisbôa de
Orientador(a): Souza, José Edimar de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/10815
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as culturas e práticas escolares do Grupo Escolar Padre Efrem, instituição localizada no município de Vacaria/RS. O estudo teve como recorte temporal o ano de 1922, momento em que ocorre a reunião das três escolas isoladas existentes no município para a formação e institucionalização deste Grupo Escolar até o ano de 1950, quando ele tem sua nomenclatura oficialmente denominada Grupo Escola Padre Efrem. O estudo pautou se nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural e da História da Educação, com as contribuições dos historiadores Burke (2008), Le Goff (2019), Pesavento (2008), Chartier (2002), Escolano (2010), Vidal (2006), Peres (2000), Souza (1998). A metodologia utilizada é a da análise documental realizada a partir dos Livros Atas encontrados no acervo do Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Efrem (Vacaria/RS). Além disso, foram consultados livros regionais, relatórios, regimentos, fotografias e outros trabalhos que se aproximaram da temática. A dissertação está organizada em seis capítulos, sendo o primeiro dedicado às considerações iniciais, onde são contextualizados o espaço da cidade e a presença da instituição investigada, bem como a justificativa pela escolha desta temática e o percurso construído no processo desta pesquisa. No segundo capítulo, é realizado um estudo sobre as pesquisas referentes à temática e à metodologia que será utilizada. No terceiro capítulo, é descrito como era a cidade de Vacaria/RS e os processos relacionados à educação. No capítulo seguinte, é contextualizado como foi a implantação dos grupos escolares no Brasil e no Rio Grande do Sul, sendo eles modelo de educação primária. O quinto capítulo é dedicado ao Grupo Escolar Padre Efrem, onde são abordados os processos de transformação e os vestígios da cultura e das práticas escolares a partir da documentação encontrada, dando ênfase no que tange ao espaço e ao tempo escolar. São abordados aspectos sobre a construção do novo edifício para abrigar o Grupo Escolar, o qual representa uma arquitetura moderna e a produção de uma nova cultura escolar com a adoção de novos espaços e práticas escolares e também as representações das festividades e do civismo fortemente vivenciados no cotidiano escolar. O sexto capítulo é dedicado às considerações finais, destacando que esta pesquisa não só conta, por meio dos vestígios da cultura escolar, a história do Grupo Escolar Padre Efrem, como evidencia aspectos da cultura local com as contribuições que essa instituição escolar trouxe para a comunidade e região. Este estudo contribui também para outras pesquisas, principalmente as que se referem ao campo das instituições escolares em nível local, regional e nacional, especialmente no que tange aos grupos escolares. [resumo fornecido pelo autor]
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A metodologia utilizada é a da análise documental realizada a partir dos Livros Atas encontrados no acervo do Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Efrem (Vacaria/RS). Além disso, foram consultados livros regionais, relatórios, regimentos, fotografias e outros trabalhos que se aproximaram da temática. A dissertação está organizada em seis capítulos, sendo o primeiro dedicado às considerações iniciais, onde são contextualizados o espaço da cidade e a presença da instituição investigada, bem como a justificativa pela escolha desta temática e o percurso construído no processo desta pesquisa. No segundo capítulo, é realizado um estudo sobre as pesquisas referentes à temática e à metodologia que será utilizada. No terceiro capítulo, é descrito como era a cidade de Vacaria/RS e os processos relacionados à educação. No capítulo seguinte, é contextualizado como foi a implantação dos grupos escolares no Brasil e no Rio Grande do Sul, sendo eles modelo de educação primária. O quinto capítulo é dedicado ao Grupo Escolar Padre Efrem, onde são abordados os processos de transformação e os vestígios da cultura e das práticas escolares a partir da documentação encontrada, dando ênfase no que tange ao espaço e ao tempo escolar. São abordados aspectos sobre a construção do novo edifício para abrigar o Grupo Escolar, o qual representa uma arquitetura moderna e a produção de uma nova cultura escolar com a adoção de novos espaços e práticas escolares e também as representações das festividades e do civismo fortemente vivenciados no cotidiano escolar. O sexto capítulo é dedicado às considerações finais, destacando que esta pesquisa não só conta, por meio dos vestígios da cultura escolar, a história do Grupo Escolar Padre Efrem, como evidencia aspectos da cultura local com as contribuições que essa instituição escolar trouxe para a comunidade e região. Este estudo contribui também para outras pesquisas, principalmente as que se referem ao campo das instituições escolares em nível local, regional e nacional, especialmente no que tange aos grupos escolares. [resumo fornecido pelo autor]The present research aims to analyze the culture and school practices of Padre Efrem?s School Group, an institution located in the municipality of Vacaria/RS. The study took as a time frame the year 1922, when the three isolated schools in the municipality met for the formation and institutionalization of this School Group, until the year 1950, when it has its nomenclature officially called Padre Efrem?s School Group. The study was based on the theoretical-methodological assumptions of Cultural History and History of Education, with the contributions of historians Burke (2008), Le Goff (2019), Pesavento (2008), Chartier (2002), Escolano (2010), Vidal (2006), Peres (2000), Souza (1998). The methodology used is the documental analysis carried out from the Minutes Books found in the collection of Padre Efrem?s State High School (Vacaria/RS). In addition, regional books, reports, regulations, photographs, and other works that approached the theme were consulted. The dissertation is organized into six chapters, the first being dedicated to the initial considerations, where the city space and the presence of the investigated institution were contextualized, and justification for the choice of this theme and the path built into the research process. In the second chapter, a study is carried out on the research related to the theme and the methodology used. The third chapter describes the city of Vacaria/RS and the processes related to education. The following chapter contextualizes how school groups were implemented in Brazil, and the state of Rio Grande do Sul as a model of primary education. The fifth chapter is dedicated to the Padre Efrem?s School Group, where the transformation processes and the vestiges of culture and school practices are addressed from the documentation found emphasizing the space and school time. Aspects of the construction of the new building to house the school group are discussed, representing modern architecture and the production of new school culture with the adoption of new spaces and school practices, as well as the representations of festivities and civility strongly experienced in the school routine. The sixth chapter is dedicated to the final considerations, emphasizing that this research not only tells, through the vestiges of school culture, the history of the Padre Efrem?s School Group but also highlights aspects of the local culture with the contributions that this school institution brought to the community and area. This study also contributes to other researches, especially those that refer to the field of school institutions at the local, regional, and national levels, especially concerning school groups. [resumo fornecido pelo autor]engporEducação - Vacaria (RS) - HistóriaEscolas - Vacaria (RS) - HistóriaCivilização - HistóriaEducation - Vacaria (Brazil) - HistorySchools - Vacaria (Brazil) - HistoryCivilization - HistoryGrupo Escolar Padre Efrem: culturas e práticas (Vacaria/RS - 1922-1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7298077256323292OLIVEIRA, M. L.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-08-16TEXTDissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdf.txtDissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain283444https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10815/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mariana%20Lisboa%20de%20Oliveira.pdf.txt7f0a5dc98db176e5163ce27bcc085a74MD52THUMBNAILDissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdf.jpgDissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10815/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mariana%20Lisboa%20de%20Oliveira.pdf.jpg55b61b8d7760b5728b0bf08d0b399210MD53ORIGINALDissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdfDissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdfapplication/pdf2957474https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10815/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mariana%20Lisboa%20de%20Oliveira.pdf051aee4154c74093d8a71649a946619eMD5111338/108152022-10-18 17:45:39.425oai:repositorio.ucs.br:11338/10815Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:49.467223Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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