As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
Orientador(a): Valentini, Carla Beatris
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/429
Resumo: A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços escolares, a partir da utilização do software Boardmaker® com Speaking Dynamically Pro – SDP v.6, recurso de tecnologia assistiva, enviado às salas de recursos multifuncionais, na política pública brasileira de 2007 a 2012. Esta investigação verificou o modo como esse software foi utilizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado, de agosto de 2011 a dezembro de 2012, com alunos com paralisia cerebral que frequentam os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental na Rede Regular de Ensino de Vacaria. O estudo é fundamentado por diferentes autores que apoiam a compreensão do objeto e do contexto de pesquisa, mais especificamente, abordando os temas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dos recursos pedagógicos acessíveis de comunicação aumentativa e alternativa, além da apropriação das tecnologias de informação e comunicação direcionadas a pessoas com paralisia cerebral. Para análise dos dados, buscou-se ainda apoio na teoria sócio-histórica que fundamenta os processos de interação e mediação entre sujeitos, para o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Os resultados apontam para a importância do software como ferramenta na comunicação alternativa dos alunos com paralisia cerebral, pois transforma o computador em um eficaz recurso de educação e comunicação. No entanto, evidenciam-se dificuldades para administrar esse recurso, frente à sua complexidade e ao grande espaço de tempo exigido para sua administração. Verifica-se ainda a necessidade de planejamento bem estruturado e articulado, para que os recursos utilizados possam servir como instrumentos mediadores na cultura, no desenvolvimento e nas aprendizagens dos alunos, podendo, desse modo, contribuir para que dificuldades relacionadas à educação na perspectiva da inclusão sejam ultrapassadas.
id UCS_548f1e2e78a5e2f097c15c0e5fbf8438
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/429
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Marcolin, Adriana Aparecida de AlmeidaBisol, Cláudia AlquatiPasserino, Liliana MariaValentini, Carla Beatris2014-05-29T16:23:01Z2014-05-29T16:23:01Z2014-05-292013-12-17https://repositorio.ucs.br/handle/11338/429A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços escolares, a partir da utilização do software Boardmaker® com Speaking Dynamically Pro – SDP v.6, recurso de tecnologia assistiva, enviado às salas de recursos multifuncionais, na política pública brasileira de 2007 a 2012. Esta investigação verificou o modo como esse software foi utilizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado, de agosto de 2011 a dezembro de 2012, com alunos com paralisia cerebral que frequentam os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental na Rede Regular de Ensino de Vacaria. O estudo é fundamentado por diferentes autores que apoiam a compreensão do objeto e do contexto de pesquisa, mais especificamente, abordando os temas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dos recursos pedagógicos acessíveis de comunicação aumentativa e alternativa, além da apropriação das tecnologias de informação e comunicação direcionadas a pessoas com paralisia cerebral. Para análise dos dados, buscou-se ainda apoio na teoria sócio-histórica que fundamenta os processos de interação e mediação entre sujeitos, para o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Os resultados apontam para a importância do software como ferramenta na comunicação alternativa dos alunos com paralisia cerebral, pois transforma o computador em um eficaz recurso de educação e comunicação. No entanto, evidenciam-se dificuldades para administrar esse recurso, frente à sua complexidade e ao grande espaço de tempo exigido para sua administração. Verifica-se ainda a necessidade de planejamento bem estruturado e articulado, para que os recursos utilizados possam servir como instrumentos mediadores na cultura, no desenvolvimento e nas aprendizagens dos alunos, podendo, desse modo, contribuir para que dificuldades relacionadas à educação na perspectiva da inclusão sejam ultrapassadas.This dissertation consists of a qualitative study delineated as a case study about curriculum adaptations, strategies and pedagogical procedures used in the classroom and other school spaces, from the use of Boardmaker® with Speaking Dynamically software Pro – SDP v.6, resource of assistive technology sent to the multi-functional resource rooms in the Brazilian public policy from 2007 to 2012. This research verified the way this software has been used by teachers from the Specialized Educational Services, from August 2011 to December 2012, including students with cerebral palsy attending the early years (1st to 5th grades) in Regular Elementary Schools in Vacaria. The study is substantiated by several authors who support the comprehension of the object and the context of the research, more specifically approaching the topics of Special Education in the perspective of Inclusive Education and accessible educational resources of augmentative and alternative communication, besides the appropriation of information technologies and communication addressed to people with cerebral palsy. For data analysis, it was studied Vygotsky‟s theory that underlies the processes of interaction and mediation among subjects for the development of the superior mental processes. The results point to the importance of the software as a tool in alternative communication for students with cerebral palsy, because it turns the computer into an effective resource for education and communication. However, it is evident that there are some difficulties in managing this resource face to its complexity and the great amount of time required for its administration. There is still the need of a well-structured and articulated planning so that the useful resources can be served as mediating instruments in culture, development and student learning and may, though, contribute to difficulties, related to education in the perspective of inclusion, are gotten over.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTecnologia educacionalInovações educacionaisSoftware educacionalAlternative CommunicationAssistive TechnologiesSpecialized Educational ServicesAs tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9706529158993991MARCOLIN, A. A. A.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.txtDissertacao Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.txtExtracted texttext/plain403079https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/3/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf.txtc3438f184b394db8f90e5a44e40d910fMD53THUMBNAILDissertacao Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.jpgDissertacao Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/4/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf.jpg51c4db5349eeb342ecaf39b7846505f5MD54ORIGINALDissertacao Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdfDissertacao Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdfapplication/pdf2435705https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/1/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdfc3ee52e2cdc9077226e38f1b14399095MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4292018-08-17 06:04:36.966oai:repositorio.ucs.br:11338/429IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:08.894197Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
title As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
spellingShingle As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Software educacional
Alternative Communication
Assistive Technologies
Specialized Educational Services
title_short As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
title_full As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
title_fullStr As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
title_full_unstemmed As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
title_sort As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
author Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
author_facet Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bisol, Cláudia Alquati
Passerino, Liliana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Software educacional
topic Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Software educacional
Alternative Communication
Assistive Technologies
Specialized Educational Services
dc.subject.eng.fl_str_mv Alternative Communication
Assistive Technologies
Specialized Educational Services
description A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços escolares, a partir da utilização do software Boardmaker® com Speaking Dynamically Pro – SDP v.6, recurso de tecnologia assistiva, enviado às salas de recursos multifuncionais, na política pública brasileira de 2007 a 2012. Esta investigação verificou o modo como esse software foi utilizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado, de agosto de 2011 a dezembro de 2012, com alunos com paralisia cerebral que frequentam os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental na Rede Regular de Ensino de Vacaria. O estudo é fundamentado por diferentes autores que apoiam a compreensão do objeto e do contexto de pesquisa, mais especificamente, abordando os temas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dos recursos pedagógicos acessíveis de comunicação aumentativa e alternativa, além da apropriação das tecnologias de informação e comunicação direcionadas a pessoas com paralisia cerebral. Para análise dos dados, buscou-se ainda apoio na teoria sócio-histórica que fundamenta os processos de interação e mediação entre sujeitos, para o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Os resultados apontam para a importância do software como ferramenta na comunicação alternativa dos alunos com paralisia cerebral, pois transforma o computador em um eficaz recurso de educação e comunicação. No entanto, evidenciam-se dificuldades para administrar esse recurso, frente à sua complexidade e ao grande espaço de tempo exigido para sua administração. Verifica-se ainda a necessidade de planejamento bem estruturado e articulado, para que os recursos utilizados possam servir como instrumentos mediadores na cultura, no desenvolvimento e nas aprendizagens dos alunos, podendo, desse modo, contribuir para que dificuldades relacionadas à educação na perspectiva da inclusão sejam ultrapassadas.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T16:23:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-29T16:23:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/429
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/3/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/4/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/1/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/429/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c3438f184b394db8f90e5a44e40d910f
51c4db5349eeb342ecaf39b7846505f5
c3ee52e2cdc9077226e38f1b14399095
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048317043245056