O ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Eitelven, Tatiane
Orientador(a): Guzzo, Guilherme Brambatti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/8774
Resumo: A Botânica em inúmeras situações de ensino e aprendizagem é abordada de forma superficial por ser considerada difícil e desinteressante. Grande parte dessa situação pode estar relacionada a carência de atividades práticas no ensino de Ciências, já que essas se constituem inerentes a essa área bem como as metodologias de ensino ainda baseadas na transmissão e memorização de informações. Desse modo, o presente trabalho desenvolveu-se em torno do seguinte problema de pesquisa: A utilização de atividades práticas dialógicas no ensino de Botânica pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem e mobilizar a participação e o interesse dos estudantes nas aulas de Ciências? Para isso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se a utilização de atividades práticas dialógicas no estudo de Botânica pode ser uma ferramenta facilitadora para o ensino e principalmente para a aprendizagem em Ciências. Em busca da resposta do problema proposto, a pesquisa e a coleta de dados foram executadas em aulas de Ciências com 24 alunos do sétimo ano do ensino fundamental final de uma escola estadual no município de São Valentim do Sul, Rio Grande do Sul. A pesquisa ocorreu com o objeto de estudo de Botânica através do desenvolvimento de atividades práticas dialógicas e investigativas conectadas a um conjunto de estratégias de aprendizagem ativa com o intuito de fomentar o protagonismo do estudante e a construção de saberes concretos. Os dados coletados foram categorizados para sua interpretação conforme técnica de análise de conteúdo e examinados a luz dos teóricos que sustentam esta pesquisa, o ensino dialógico de Freire, o Construtivismo de Piaget e ainda autores que abordam o ensino de Ciências. Com o desenvolvimento das atividades práticas dialógicas foi possível envolver os estudantes para a realização das tarefas propostas de modo ativo, já que as trocas de saberes entre os pares se faziam constante através de contribuições pertinentes e ao encontro do conhecimento a ser construído. Portanto pode-se constar a partir dos instrumentos de coletas de dados que as atividades práticas desempenham um papel elementar para favorecer os processos de ensino e aprendizagem quando trabalhadas de forma a envolver os estudantes de modo ativo e participativo pelo diálogo e pela ação prática e cognitiva. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Eitelven, TatianeCatelli, FranciscoPretto, ValdirGuzzo, Guilherme Brambatti2021-09-23T19:37:17Z2021-09-23T19:37:17Z2021-09-222021-08-27https://repositorio.ucs.br/11338/8774A Botânica em inúmeras situações de ensino e aprendizagem é abordada de forma superficial por ser considerada difícil e desinteressante. Grande parte dessa situação pode estar relacionada a carência de atividades práticas no ensino de Ciências, já que essas se constituem inerentes a essa área bem como as metodologias de ensino ainda baseadas na transmissão e memorização de informações. Desse modo, o presente trabalho desenvolveu-se em torno do seguinte problema de pesquisa: A utilização de atividades práticas dialógicas no ensino de Botânica pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem e mobilizar a participação e o interesse dos estudantes nas aulas de Ciências? Para isso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se a utilização de atividades práticas dialógicas no estudo de Botânica pode ser uma ferramenta facilitadora para o ensino e principalmente para a aprendizagem em Ciências. Em busca da resposta do problema proposto, a pesquisa e a coleta de dados foram executadas em aulas de Ciências com 24 alunos do sétimo ano do ensino fundamental final de uma escola estadual no município de São Valentim do Sul, Rio Grande do Sul. A pesquisa ocorreu com o objeto de estudo de Botânica através do desenvolvimento de atividades práticas dialógicas e investigativas conectadas a um conjunto de estratégias de aprendizagem ativa com o intuito de fomentar o protagonismo do estudante e a construção de saberes concretos. Os dados coletados foram categorizados para sua interpretação conforme técnica de análise de conteúdo e examinados a luz dos teóricos que sustentam esta pesquisa, o ensino dialógico de Freire, o Construtivismo de Piaget e ainda autores que abordam o ensino de Ciências. Com o desenvolvimento das atividades práticas dialógicas foi possível envolver os estudantes para a realização das tarefas propostas de modo ativo, já que as trocas de saberes entre os pares se faziam constante através de contribuições pertinentes e ao encontro do conhecimento a ser construído. Portanto pode-se constar a partir dos instrumentos de coletas de dados que as atividades práticas desempenham um papel elementar para favorecer os processos de ensino e aprendizagem quando trabalhadas de forma a envolver os estudantes de modo ativo e participativo pelo diálogo e pela ação prática e cognitiva. [resumo fornecido pelo autor]Botany in numerous teaching and learning situations is approached superficially because it is considered difficult and uninteresting. A large part of this situation may be related to the lack of practical activities in the teaching of Science, as these are inherent to this area, as well as the teaching methodologies still based on the transmission and memorization of information. Thus, the present work was developed around the following research problem: Can the use of practical dialogical activities in the teaching of Botany favor the teaching and learning processes and mobilize the participation and interest of students in Science classes? Therefore, the general objective of this research is to investigate whether the use of practical dialogical activities in the study of Botany can be a facilitating tool for teaching and especially for learning in Science. In search of an answer to the proposed problem, the research and data collection were carried out in Science classes with 24 students from the seventh year of the final elementary school of a state school in the city of São Valentim do Sul, Rio Grande do Sul. occurred with the object of study of Botany through the development of dialogical and investigative practical activities connected to a set of active learning strategies in order to foster the student's protagonism and the construction of concrete knowledge. The collected data were categorized for interpretation according to the content analysis technique and examined in the light of the theorists who support this research, Freire's dialogic teaching, Piaget's Constructivism and even authors who approach the teaching of Science. With the development of practical dialogic activities, it was possible to involve students in performing the proposed tasks in an active way, since the exchange of knowledge between peers was constant through relevant contributions and to meet the knowledge to be built. Therefore, it can be seen from the data collection instruments that practical activities play an elementary role in favoring the teaching and learning processes when worked in order to involve students in an active and participatory way through dialogue and practical and cognitive action. [resumo fornecido pelo autor]Botânica - Métodos de ensinoAprendizagemEnsinoBotany - Teaching methodsLearningTeachingO ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2731610525470294EITELVEN, T.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-09-21ORIGINALDissertação Tatiane Eitelven.pdfDissertação Tatiane Eitelven.pdfapplication/pdf6123393https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8774/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tatiane%20Eitelven.pdfe0202186f31f81bfd2a6c90e055faf8dMD51Produto Educaciona Tatiane Eitelven.pdfProduto Educaciona Tatiane Eitelven.pdfapplication/pdf727217https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8774/2/Produto%20Educaciona%20Tatiane%20Eitelven.pdfb5467b82214949ba7a26030888ab40c5MD52TEXTDissertação Tatiane Eitelven.pdf.txtDissertação Tatiane Eitelven.pdf.txtExtracted texttext/plain453127https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8774/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tatiane%20Eitelven.pdf.txt08ddabe095ab5479fb61f3cd77436d89MD53Produto Educaciona Tatiane Eitelven.pdf.txtProduto Educaciona Tatiane Eitelven.pdf.txtExtracted texttext/plain63077https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8774/5/Produto%20Educaciona%20Tatiane%20Eitelven.pdf.txtfb59c08233885cd79a7d09e54c1716deMD55THUMBNAILDissertação Tatiane Eitelven.pdf.jpgDissertação Tatiane Eitelven.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8774/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tatiane%20Eitelven.pdf.jpge48b365f1c6c4e9f938f0402be5e62f6MD54Produto Educaciona Tatiane Eitelven.pdf.jpgProduto Educaciona Tatiane Eitelven.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1561https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8774/6/Produto%20Educaciona%20Tatiane%20Eitelven.pdf.jpg7e391dcd14db402f6a7de352a4d180a5MD5611338/87742022-10-18 17:46:33.934oai:repositorio.ucs.br:11338/8774Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:49.086024Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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